Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Como sabemos, um dos problemas enfrentados pela genética é a não possibilidade, por motivos óbvios, de se realizarem cruzamentos dirigidos entre seres humanos. Dessa forma, conhecer as características dos familiares envolvidos em uma dada problemática genética é de fundamental importância para a determinação dos genótipos dos envolvidos.
Assim, surgiu o que conhecemos popularmente como árvores genealógicas, mas que em âmbito científico chamamos de:
Heredogramas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Você está correto! O termo científico para o que popularmente chamamos de árvores genealógicas é "heredogramas". Eles são utilizados para representar a herança de características genéticas em uma família, ajudando a identificar padrões de transmissão de doenças ou traços genéticos. Se precisar de mais informações sobre heredogramas ou genética, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Gregor Johann Mendel nasceu em 1822 no nordeste da Morávia, em um vilarejo chamado Heinzendorf, região que na época pertencia à Áustria e hoje pertence à República Tcheca. Em 1847, ordenou-se padre no mosteiro agostiniano de São Tomás, na cidade de Brünn. Durante o período do seu noviciado, Mendel teve formação básica, no qual aprendeu técnicas de polinização artificial e Ciências Agrárias. Sobre o mendeleismo e os princípios da herança, leia atentamente as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Como sua formação básica incluía a polinização artificial, Mendel concluiu que o caminho para a compreensão da hereditariedade seria por meio do cruzamento entre variedades que diferissem quanto a suas características hereditárias. II. Durante o período que passou em Viena, Mendel se deparou com grandes questões a serem respondidas pela Biologia, dentre elas a hereditariedade III. Para Mendel, plantas puras eram plantas que, por autofecundação, geravam somente descendentes iguais entre si. Por exemplo, se cruzarmos plantas puras que possuam vagem verde, todos os descendentes também terão vagens verdes e, se cruzados entre si, continuarão a aparecer somente vagens verdes. IV. Para uma melhor identificação, Mendel denominou as plantas puras como geração parental, ou geração P, em sua forma abreviada. Os descendentes diretos da geração P são chamados primeira geração híbrida, ou geração F1. Essa geração F1, quando autofecundada, dá origem a segunda geração híbrida, ou geração F2.

O monoibridismo se refere apenas a uma característica analisada de cada vez. Mendel conclui que os fatores (genes) seriam transmitidos aos descendentes através dos gametas. Entretanto, esses fatores separavam-se durante o processo de formação dos gametas de forma que cada gameta herdaria apenas um fator de cada par. Sobre o monoibridismo, leia atentamente as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Como ficou claro, um indivíduo é formado pela união de 2 células (os gametas) que contém todas as instruções para a formação desse indivíduo, ou seja, tanto o macho quanto a fêmea têm contribuição igual na formação desse ser. II. Como são dois os envolvidos na formação do novo ser, devemos trabalhar com dois conjuntos de instruções, um conjunto paterno e outro conjunto materno. III. A letra maiúscula representa o caráter que se manifesta durante as gerações no indivíduo, o mesmo que Mendel chamou de dominante e a letra minúscula representa o caráter recessivo, aquele que não se manifesta no indivíduo.

Mais conteúdos dessa disciplina