Logo Passei Direto
Buscar
No setor de politraumatizados, toda a equipe deve conhecer a escala de coma de Glasgow, que apresenta utilidade particular no monitoramento da fase aguda do coma.
Acerca dessa escala, assinale a opção correta.
A) Na escala de avaliação motora cujo escore vai de 1 a 4, o escore 2 apresenta extensão hipertônica, indicando sinal de descerebração.
B) Na avaliação de abertura ocular, no escore 2 o paciente abre os olhos em resposta ao chamado.
C) Na avaliação da resposta verbal, cujo escore vai de 1 a 10, no escore 3 o paciente se apresenta confuso e desorientado.
D) Essa escala se baseia em 3 critérios: resposta de abertura dos olhos, melhor resposta verbal e melhor resposta motora, com escores que vão de 0 a 15.
E) Nos traumas leves, com grande perspectiva de vida, os valores vão de 13 a 15 nessa escala.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Escala de Coma de Glasgow (ECG): A) Na escala de avaliação motora cujo escore vai de 1 a 4, o escore 2 apresenta extensão hipertônica, indicando sinal de descerebração. Incorreta. O escore 2 na avaliação motora indica flexão anormal, enquanto a extensão hipertônica (sinal de descerebração) é representada pelo escore 2 na avaliação motora. B) Na avaliação de abertura ocular, no escore 2 o paciente abre os olhos em resposta ao chamado. Incorreta. O escore 2 na abertura ocular indica que o paciente abre os olhos apenas em resposta à dor, não ao chamado. C) Na avaliação da resposta verbal, cujo escore vai de 1 a 10, no escore 3 o paciente se apresenta confuso e desorientado. Incorreta. O escore 3 na resposta verbal indica que o paciente emite sons incompreensíveis. O paciente confuso e desorientado teria um escore maior. D) Essa escala se baseia em 3 critérios: resposta de abertura dos olhos, melhor resposta verbal e melhor resposta motora, com escores que vão de 0 a 15. Correta. A Escala de Coma de Glasgow realmente avalia a abertura dos olhos, a resposta verbal e a resposta motora, com escores que variam de 3 (coma profundo) a 15 (totalmente alerta). E) Nos traumas leves, com grande perspectiva de vida, os valores vão de 13 a 15 nessa escala. Incorreta. Embora os escores de 13 a 15 indiquem um nível de consciência leve a normal, a afirmação não é tão precisa quanto a opção D. Portanto, a alternativa correta é: D) Essa escala se baseia em 3 critérios: resposta de abertura dos olhos, melhor resposta verbal e melhor resposta motora, com escores que vão de 0 a 15.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dada a gasometria arterial, qual (is) o(s) distúrbio(s) ácido básico (s) apresentado(s): pH = 7,30 PaCO² = 50 HCO³ = 19 BE = -3, 5
A) Alcalose respiratória aguda.
B) Acidose respiratória aguda.
C) Acidose metabólica.
D) Acidose mista.
E) Alcalose metabólica.

Com base nos dados expostos, podemos considerar que o paciente se encontra em: homem de 25 anos admitido em hospital público com história de lesão por arma branca no tórax, submetido a toracotomia à D, com colocação de dreno torácico em selo d´água HTD decorrente de hemopneumotórax traumático. permaneceu em suporte ventilatório por quatro dias. Após extubação, observou-se respiração superficial e bradipnéia. A gasometria arterial revelou PH = 7,20, PCO² = 60 mmHg, HCO³ = 28 mEq/l.
A) acidose metabólica
B) acidose respiratória
C) alcalose respiratória
D) alcalose metabólica

Qual a interpretação da gasometria arterial apresentada acima? PH: 7.52 PaCO²: 22 PaO²: 88 HCO³: 24 BE: + 2 SatO²: 90
A) Acidose respiratória
B) Alcalose respiratória
C) Acidose metabólica
D) Alcalose metabólica
E) Acidose mista

Qual a interpretação da gasometria acima? PH: 7.23 PaCO²: 66 PaO²: 40 HCO³: 14 BE: - 9 SatO²: 88
A) Acidose respiratória
B) Acidose metabólica
C) Alcalose respiratória
D) Acidose mista
E) Alcalose metabólica

Com base na análise, identifique o distúrbio acidobásico e sua possível causa: pH = 7.29 paCO² = 28 paO² = 80 SAtO² = 89 HCO³ = 15 BE= –8
A) acidose metabólica / acidose lática
B) acidose respiratória / DPOC descompensado
C) acidose metabólica / DPOC descompensado
D) alcalose respiratória / intoxicação por salicilato
E) alcalose metabólica / uso de diuréticos

Pela análise do resultado obtido na gasometria, é correto afirmar que
a) o paciente não é portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
b) para que ocorra acidose metabólica, em qualquer gasometria, é necessário que haja redução do BE < -3,5 e aumento do HCO3.
c) entre os efeitos deletérios da acidose aguda, incluem-se sobrecarga respiratória, hipocalemia, vasoconstrição renal e oliguria.
d) a pO2 encontra-se elevada e a pCO2 abaixo do normal, o que caracteriza a alcalose respiratória.
e) pelos valores apresentados, trata-se de uma acidose respiratória sem alterações metabólicas.

Ainda com base no exame gasometria apresentado na questão anterior, responda:
a) Ao heparinizar a seringa, deve-se considerar que a heparina é básica e pode influenciar nos valores de pH, pCO2 e pO2 em amostras pequenas.
b) As presenças de leucocitose e de um número elevado de plaquetas provocam aumento no valor do pO2, dando a falsa impressão de hipoxemia.
c) Em distúrbios que envolvem mecanismos renais e respiratórios, o diagnóstico baseia-se na gasometria arterial e venosa.
d) Deve-se salientar que o resfriamento da amostra de sangue diminui o pH, aumenta a saturação de oxigênio e aumenta o pO2.
e) Por meio da gasometria arterial é possível verificar o estado ácido-básico do sangue, bem como obter dados importantes para avaliar a função respiratória do paciente e a resposta da perfusão tecidual.

Antes da gasometria arterial, com o intuito de avaliar a perfusão ulnar, deve ser realizado o
a) Teste de Babinsk.
b) Teste de Piparote.
c) Teste Clements.
d) Teste Cacifo.
e) Teste de Allen.

A partir da gasometria do paciente, é correto afirmar que o desequilíbrio ácido base encontrado é uma: pH: 7,28; PaCO2: 53 mmHg; PaO2: 65 mmHg; SaO2: 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L.
a) acidose metabólica.
b) acidose respiratória.
c) alcalose metabólica.
d) alcalose respiratória.
e) acidose mista.

Mais conteúdos dessa disciplina