Logo Passei Direto
Buscar
A legislação brasileira prevê o atendimento de primeiros socorros, e algumas diretrizes nacionais e internacionais estabelecem as condutas.
Diante do que diz na legislação e nas diretrizes marque V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) Código Penal Brasileiro no decreto-lei Nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 em seu artigo de número 135 diz que é obrigação todo cidadão a prestar os Primeiro Socorro (P. S) a todo e qualquer indivíduo vítima de acidentes ou de males súbitos. Prevendo ainda pena para aquele que se omitir a prestação destes.
( ) a Lei Lucas 13.722/18, obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
( ) os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) propõem que a saúde e os primeiros socorros, sejam trabalhados de forma consciente, por meio da meditação do professor afim de ter calma na emergência.
( ) para o CONFEF (2008), ao realizar o atendimento pré-hospitalar (APH), mais conhecido como: primeiros socorros, o Profissional de Educação Física deve, antes de tudo, atentar para a sua própria segurança.
( ) as diretrizes da AHA (2020) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE) são uma revisão abrangente das diretrizes da AHA para os tópicos de ciência da educação em ressuscitação pediátrica, neonatal, adultos e sistemas de tratamento.
a. F – F – F – F – F.
b. V – V – F – V – F.
c. F – V – F – V – F.
d. V –V – F – V – V.
e. V – F – V – F – V.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: ( ) Código Penal Brasileiro no decreto-lei Nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 em seu artigo de número 135 diz que é obrigação todo cidadão a prestar os Primeiros Socorros (P. S) a todo e qualquer indivíduo vítima de acidentes ou de males súbitos. Prevendo ainda pena para aquele que se omitir a prestação destes. É falsa. O artigo 135 do Código Penal Brasileiro trata da omissão de socorro, mas não menciona especificamente a obrigação de prestar primeiros socorros, e sim a obrigação de socorrer alguém em perigo, podendo haver penalidade para a omissão. ( ) A Lei Lucas 13.722/18, obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. É verdadeira. A Lei Lucas realmente estabelece que as escolas devem ter profissionais capacitados para prestar primeiros socorros. ( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) propõem que a saúde e os primeiros socorros, sejam trabalhados de forma consciente, por meio da meditação do professor afim de ter calma na emergência. É falsa. Os PCNs não mencionam a meditação como forma de trabalhar a saúde e os primeiros socorros, mas sim a importância da educação em saúde. ( ) Para o CONFEF (2008), ao realizar o atendimento pré-hospitalar (APH), mais conhecido como: primeiros socorros, o Profissional de Educação Física deve, antes de tudo, atentar para a sua própria segurança. É verdadeira. A segurança do profissional é uma prioridade em qualquer atendimento de emergência. ( ) As diretrizes da AHA (2020) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE) são uma revisão abrangente das diretrizes da AHA para os tópicos de ciência da educação em ressuscitação pediátrica, neonatal, adultos e sistemas de tratamento. É verdadeira. As diretrizes da AHA realmente abrangem esses tópicos. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. F 4. V 5. V Portanto, a sequência correta é: c) F – V – F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Houve um caso relatado em revistas, sites e jornais sobre uma criança que veio a falecer por obstrução de vias aéreas. Na época, o profissional de educação física, supostamente não agiu imediatamente por não ter conhecimentos sobre primeiros socorros. Incidentes como estes podem ser evitados ou minimizados. Para tal o CONFEF alerta que:
Que todos os envolvidos podem responder por ferir os direitos civis da sociedade e o professor no caso irá ser julgado por imprudência, imperícia e negligencia de acordo com a constituição federal.
a. Que todos os envolvidos podem responder por ferir os direitos civis da sociedade e o professor no caso irá ser julgado por imprudência, imperícia e negligencia de acordo com a constituição federal.
b. Fatalidades acontecem e infelizmente situações como essas são imprescindíveis e inevitáveis.
c. Os Profissionais de Educação Física devem estar treinados, atualizados e preparados para os acidentes e fatalidades que venham a acontecer em seu trabalho e recomenda que criem uma rotina de atendimento de socorros de urgência que envolva toda a equipe de trabalho.
d. Que é obrigação de todo e qualquer professor de Educação Física ter cursos sobre primeiros socorros para evitar situações como essas. E caso o professor não for capacitado será condenado por imprudência.
e. O Conselho de Educação Física, não orienta nada sobre isso. Cabe a cada profissional se preocupar com a formação e jamais será julgado por imperícia pois não é de competência deste profissional e sim do socorro especializado.

Diante das mais diversas situações de urgência e emergência que o profissional de educação física possa vir a se deparar, em alguns casos ele necessitará de ajuda e atendimento especializado.
Nestes casos, o agente deverá chamar pelos serviços de emergência via telefone 192 ou 193 e qual deve ser a atitude ou informações repassadas ao telefonista ao ligar para emergência?
a. Ao ligar, o agente prestador de primeiros socorros, deve informar de maneira enérgica o que houve para que o telefonista entenda que não é um trote e envie através de sinal localizador a ambulância para atender a vítima.
b. Ao ligar para o serviço de emergência o importante é falar apenas o estado da vítima e o endereço, pois pode ser uma solicitação anônima a qual não necessito me identificar.
c. Deve rapidamente, ligar falar alto em bom tom o que houve e pedir urgência na situação para que o serviço seja o mais ágil possível.
d. Sempre que ligar, o ideal é manter a calma, mas se o telefonista não puder enviar o serviço informe que você é socorrista e sabe que ele deve atender a todos os pedidos sem hesitação. Caso não haja serviço disponível no momento não há mais o que se fazer.
e. Deve se identificar, informar de forma calma clara e sucinta o que houve, local e ponto de referência do acidente e a situação da vítima. Enquanto aguarda o serviço de emergência no local ao agente deve prestar os primeiros socorros mantenha-se atento a evolução da vítima.

O profissional de Educação Física deve ter o conhecimento básico em primeiros socorros, por ser um cidadão que, pela natureza de seu próprio ofício, convive com as atividades diárias da população e tem, consequentemente, maior probabilidade de presenciar situações de emergência.
Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor indica o conceito de primeiros socorros.
a. São ações que visam evitar qualquer tipo de incidente e minimizar os riscos de novos acidentes.
b. São atitudes tomadas imediatamente frente a uma situação e urgência e devem evitar a morte da vítima.
c. São os procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência de equipe especializada ou via definitiva intra-hospitalar.
d. São técnicas para curar a vítima de uma emergência, aplicada por uma pessoa treinada e capaz de atenuar os riscos causados no incidente.
e. É o desenvolvimento de procedimentos médicos e ou táticos capazes de ajudar uma pessoa com risco de vida.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) reduzem o risco de contaminação por contato.
É também recomendado que o profissional de educação física tenha sempre no ambiente de trabalho um kit de primeiros socorros com os seguintes EPIs:
a. Máscara PFS5, capacete de segurança e curativos.
b. Curativos individuais, máscara individual, e toca.
c. Luvas, tesouras, bandagens, ataduras, soro e band-aid.
d. Luvas, máscara e até óculos de proteção individual.
e. Não necessita de materiais específicos apenas evitar o contato.

Ao se deparar com uma pessoa que necessite de atendimentos de primeiros socorros, é importante realizar a AVALIAÇÃO PRIMÁRIA, que é resumida em seis passos básicos, sendo o último, o passo E, referente Exposição e controle de temperatura.
Portanto relacione a coluna da esquerda com a da direita quanto a avaliação primária:
( X ) Passo “X”
( A ) Passo “A”
( B ) Passo “B”
( C ) Passo “C”
( D) Passo “D”
( E ) Passo “E”
( ) Verificar Respiração.
( ) Posicionar Vias aéreas e controle cervical.
( ) Controla Hemorragias exsanguinante.
( ) Verificar Circulação.
( ) Nível de consciência.
( ) Exposição, imobilização e controle de temperatura.
a. B – A – X – C – D – E.
b. X – A – B – C – D – E.
c. A – B – C – X – D – E.
d. B – A – C – X – D – C.
e. E – X – A – B – C – D.

Ao realizar um atendimento de primeiros socorros devemos ter em mente a noção da anatomia humana.
Para tal, considere a posição de estudo como a posição anatômica para avaliação e atendimento de uma vítima. Diante disso, marque a alternativa que descreve a posição anatômica de estudo.
a. Posição ereta, de frente para o observador, membros superiores ao longo do corpo e as palmas das mãos voltadas para frente.
b. Independentemente da posição sempre será uma posição anatômica, pois estamos tratando da anatomia humana.
c. Olhar pra baixo com pescoço relaxado e com membros junto a corpo.
d. A posição anatômica pode ser transversal, longitudinal, sagital e dorsal.
e. Corpo na posição que estiver e braços e pernas relaxados e afastados para melhor avaliar.

Mais conteúdos dessa disciplina