Logo Passei Direto
Buscar
O sistema de custeamento, que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos que variam de acordo com o volume de produção e que considera os custos fixos do período como despesas, é o que denominamos:
A) Custeamento Indireto.
B) Custeio por Absorção.
C) Custeio Variável.
D) Sistema ABC.
E) Sistema de Custo Padrão.
User badge image
Contabilizando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções com base na descrição fornecida. A descrição fala sobre um sistema de custeamento que considera apenas os custos que variam de acordo com o volume de produção e trata os custos fixos como despesas. Isso se refere ao custeio que considera apenas os custos variáveis. Vamos analisar as alternativas: A) Custeamento Indireto - Não se refere especificamente ao que foi descrito. B) Custeio por Absorção - Inclui todos os custos (fixos e variáveis) na formação do custo do produto, portanto não se encaixa na descrição. C) Custeio Variável - Este é o sistema que considera apenas os custos variáveis de produção e trata os custos fixos como despesas, o que se alinha perfeitamente com a descrição. D) Sistema ABC - Este sistema é mais focado na alocação de custos indiretos e não se encaixa na descrição. E) Sistema de Custo Padrão - Refere-se a um método de controle de custos e não se aplica à descrição dada. Portanto, a alternativa correta é: C) Custeio Variável.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O custo ABC, por suas características, é considerado
a) Um método de custeio marginal, pelo qual se pode calcular, mais precisamente, o rateio de custos de materiais. No método ABC não é possível reduzir as distorções do rateio dos custos indiretos.
b) Um sistema de rateio derivado do RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit), o qual considera como custo apenas os custos de transformação de material. No método de rateio derivado do RKW é possível reduzir as distorções do rateio dos custos indiretos.
c) Uma forma simplista de departamentalização dos custos diretos, objetivando, no caso, padronizar o rateio desses custos.
d) Um sistema francês de custeio de mão de obra direta departamental, que trouxe uma forma mais justa de alocação dos custos variáveis de produção.
e) Uma metodologia de custeio, que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, apesar de que podem ser aplicados também aos custos diretos.

A partir dos conceitos relativos ao custeio baseado em atividades (ABC), é correto apenas o que se afirma em:
I. O custeio ABC permite tanto o levantamento de demonstrações contábeis quanto a apuração de custos mais confiáveis para fins gerenciais, visto que o ABC se guia integralmente pelas normas usuais da contabilidade societária.
II. Para o custeio ABC, considera-se atividade qualquer evento que provoque o consumo de recursos gerais da entidade.
III. Enquanto os sistemas de custeio tradicionais associam aos produtos os custos efetivamente utilizados na sua produção, o custeio ABC aplica o custo da capacidade instalada aos produtos.
IV. Em um sistema de custeio baseado em atividade, um acumulador de custos de atividades é uma cesta na qual são acumulados os custos que dizem respeito a uma única medida de atividade do sistema de custeio.
a) Apenas o item II está certo.
b) Apenas o item III está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens I e IV estão certos.

Qual é o método de custeio que consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos
a) Custeio ABC.
b) Custeio por absorção.
c) Custeio Padrão.
d) Custeio Variável.

Analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Do inglês Activity Based Costing (ABC.), o custeio ABC é uma metodologia de custos que busca reduzir as distorções provocadas pelos outros métodos de rateio de custos indiretos.
II. Do ponto de vista conceitual, o custeio ABC não pode ser considerado a melhor metodologia para todas e quaisquer aplicações gerenciais. Alguns estudiosos advogam a não-necessidade de se implantar tal sofisticado sistema, outros afirmam também que o custeio ABC tinha ido longe demais na expectativa e na imagem que vinha recebendo das empresas de consultorias especializadas, classificando-o como uma panaceia, isto é, um remédio para todos os males. É um conceito que se enquadra nas mais atualizadas definições de ativo, no que se refere aos estoques.
a) As duas afirmações estão corretas
b) Apenas a afirmação II está correta
c) Apenas a afirmação I está correta
d) Nenhuma afirmação está correta

Na gestão de custos, o sistema de custeio ABC (do inglês Activity-Based Costing), também chamado de custeio baseado em atividades, permite melhor visualização dos custos por meio da análise das atividades desenvolvidas dentro da empresa e das respectivas relações com os objetos de custos. Nesse modelo, a atribuição de custos às atividades é realizada de uma forma criteriosa, seguindo, respectivamente, as seguintes prioridades:
a) rateio, rastreamento e alocação direta.
b) alocação direta, rateio e rastreamento.
c) alocação direta, rastreamento e rateio.
d) rateio, alocação direta e rastreamento.
e) rastreamento, alocação direta e rateio.

O método de custeio consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta, atendendo aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, principalmente no que tange ao Princípio da Competência. Reconhece os custos de produção como despesas somente no momento de venda, demonstrando de forma mais apropriada a confrontação da receita com a despesa, na apuração do resultado, sendo aceito pelo fisco brasileiro.
Estamos nos referindo a que método de custeio?
A) Misto.
B) Variável.
C) Absorção.
D) Padrão.
E) ABC.

Sobre o método de custeio baseado em atividades (ABC), assinale a afirmativa correta.
a) Tem como principal objetivo a alocação racional do total dos custos e despesas aos bens e serviços produzidos.
b) Pode ser adotado na área de produção e comercial da sociedade empresária, mas não na área administrativa.
c) Possui menor complexidade do que o custeio por absorção.
d) A sociedade empresária em que o custo indireto representa uma parcela significativa na composição do custo total, não oferece qualquer tipo de vantagem.

O custeio ABC possibilita, dentre outros objetivos, oferecer:
a) um método mais seguro de levantamento de custos, porém, devido às suas características, dificilmente poderá ser utilizado na administração pública.
b) meios para que sejam observadas falhas processuais ou inconsistências administrativas que acarretem atrasos e sobreposição de responsabilidades.
c) um sistema de levantamento de custos que, por ocorrer com base em atividades, indique quais dessas podem ser substituídas por tarefas.
d) um sistema de levantamento de custos em que os rateios sejam realizados de forma mais segura e, assim, permita que os custos diretos prevaleçam.
e) a identificação segura dos custos diretos, associados às mais diversas tarefas realizadas, e a separação desses de todos os custos indiretos.

O Método de Custeio, que deriva dos Princípios Contábeis e permite a apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, é o:
a) Custeio Direto.
b) Custo Padrão.
c) Custo por Padronização ou Utilização.
d) ABC Cost.
e) Custeio por Absorção.

Mais conteúdos dessa disciplina