Logo Passei Direto
Buscar

Anatomia Sistêmica

Colégio Objetivo
Émile Durkheim é considerado um dos fundadores das ciências sociais e, entre as suas diversas obras, destacam-se: As regras do método sociológico, O suicídio e Da divisão do trabalho social.
Sobre este último estudo, é correto afirmar que:
A solidariedade orgânica se refere às relações sociais estabelecidas nas sociedades mais tradicionais. O nome remete ao entendimento da harmonia existentes nas comunidades de menor taxa demográfica.
A divisão do trabalho possui um importante papel social. Muito além do aumento da produtividade econômica, a divisão garante a coesão social ao possibilitar o surgimento de um tipo específico de solidariedade.
Onde prevalece a solidariedade mecânica há uma intensa divisão social do trabalho.
A solidariedade mecânica é o resultado do desenvolvimento da industrialização, que garantiu uma robotização dos comportamentos humanos.
Indiferentemente dos tipos de solidariedade predominantes, o crime necessita ser punido por representar uma ofensa às liberdades e à consciência individual existente em cada ser humano.
User badge image
Questões sobre Anatomia dos Sistemas Orgânicos

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A afirmação correta sobre o estudo de Durkheim "Da divisão do trabalho social" é que a divisão do trabalho possui um importante papel social, muito além do aumento da produtividade econômica, pois garante a coesão social ao possibilitar o surgimento de um tipo específico de solidariedade. A solidariedade orgânica se refere às relações sociais nas sociedades mais complexas e industrializadas, enquanto a solidariedade mecânica é característica das sociedades mais tradicionais, onde há uma forte homogeneidade entre os indivíduos. Portanto, as outras afirmações apresentadas estão incorretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O reconhecimento do racismo e do machismo como faltas graves por reproduzir a inferiorização dos negros e das mulheres ainda é muito difícil no meio corporativo, porque atribuem esses comportamentos a desvios morais e pessoais, ou seja individualiza a culpa no opressor, de modo que a empresa ou fica omissa ao constatar esse comportamento ou se posiciona de modo a condenar esse comportamento. A respeito dessas formas de gestão empresarial, assinale a alternativa que está alinhada com os direitos humanos.
O agressor é resultado da sociedade racista e machista por isso não deve sofrer qualquer tipo de punição ou medida de ajustamento de conduta.
Quando as atitudes e práticas racistas e machistas realizadas pelos seus funcionários são ignoradas a empresa torna-se tão culpada quanto o autor direto da discriminação uma vez que naturalizou e normalizou o racismo e o machismo em sua organização interna.
A responsabilidade da empresa é garantir que os serviços sejam realizados e não que a autoestima ou moral de ninguém sejam assegurados. Por essa razão não é obrigação do gestor interferir nesses tipos de conduto.
A legislação prevê que comportamentos discriminatórios podem ser punidos com o Termo de Ajustamento de Condutas (TAC), que é medida criada para que a pessoa racista ou machista frequente cursos e palestras sobre os temas que violou, mas isso se sua vítima denunciar.
O desvio moral e pessoal carece de tratamento médico, e em caso da prática de crime, de ação penal após investigação do Ministério Público. Logo, o comportamento do agressor não é responsabilidade dos gestores da empresa.

De acordo com Durkheim, para se garantir a objetividade do método científico sociológico, torna-se necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como “coisas”.
Considerando a frase acima, assinale a alternativa correta sobre fato social:
É desprovido de caráter coercitivo, uma vez que existe fora das consciências individuais.
Corresponde a um conjunto de normas e valores criados exteriormente, isto é, fora das consciências individuais.
Corresponde a uma forma de agir e pensar do indivíduo, sem interferência externa.
Corresponde a um conjunto de normas e valores que são criados diretamente pelos indivíduos para orientar a vida em sociedade.
É um fenômeno social difundido apenas nas sociedades cuja forma de solidariedade é orgânica.

A antropologia cultural urbana é marcada por:
Crescimento dos meios urbanos que multiplicam as formas culturais.
Crescimento de sociedade patriarcal e ampliação do controle do corpo feminino.
Crescimento da sociedade industrial e marcação uma relação central entre luta de classes.
Estudo de coletivos pobres segregados nos meios urbanos.
Estudo de indivíduos em todas as suas nuanças em sociedades com grande concentração de pessoas.

Um conceito fundamental na sociologia de Max Weber é o de ação social. Para o sociólogo, não constitui um tipo de ação social:
Ação racional com relação a fins.
Ação afetiva.
Ação racional com relação a valores.
Ação compreensiva.
Ação tradicional.

Assinale a alternativa correta:
Todas as alternativas estão incorretas.
A Escola de Frankfurt não é marxista a não ser em sua profissão de fé no futuro comunista da humanidade.
Entre os teóricos de Frankfurt apenas os da segunda geração, como Habermas, podem ser chamados de marxistas.
O Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt foi um centro difusor das ideias do partido comunista na Alemanha.
Entre as correntes intelectuais mais importantes que se relacionam com o marxismo no mundo, a Escola de Frankfurt é uma das mais importantes pelas suas reflexões no terreno da cultura.

Mais conteúdos dessa disciplina