Logo Passei Direto
Buscar
O novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), em seu Art. 121, considera as infrações leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. São consideradas infrações leves as que:
A) Provoquem perigo de vida ou debilidade temporária de membro.
B) Provoquem debilidade temporária de membro, sentido ou função na pessoa.
C) Causem danos mentais, morais, físicos, patrimoniais ou financeiros a outrem.
D) Provoquem morte, deformidade permanente, dano moral irremediável em qualquer pessoa.
E) Ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições.
User badge image
ServicoSocializando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar a alternativa correta sobre as infrações leves segundo o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), precisamos analisar cada uma das opções apresentadas. A) Provoquem perigo de vida ou debilidade temporária de membro. - Isso parece mais grave, pois envolve perigo de vida. B) Provoquem debilidade temporária de membro, sentido ou função na pessoa. - Esta opção se refere a uma infração que pode ser considerada leve, pois fala apenas de debilidade temporária. C) Causem danos mentais, morais, físicos, patrimoniais ou financeiros a outrem. - Danos a outrem geralmente são considerados infrações mais graves. D) Provoquem morte, deformidade permanente, dano moral irremediável em qualquer pessoa. - Esta é uma infração gravíssima. E) Ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições. - Esta opção também pode ser considerada leve, mas a parte de ofender a integridade pode ser interpretada de forma mais ampla. Analisando as opções, a que melhor se encaixa na definição de infrações leves, sem causar debilidades permanentes ou graves, é a alternativa B: "Provoquem debilidade temporária de membro, sentido ou função na pessoa." Portanto, a resposta correta é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a legislação aplicada à enfermagem, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
( ) A Lei n.º 2.604, de 17 de setembro de 1955, regulamenta o exercício da enfermagem no Brasil, tanto para o enfermeiro, quanto para o técnico/auxiliar de enfermagem e parteiro.
( ) O exercício da atividade de Enfermagem, observadas as disposições da Lei n.º 7.498/1986 e respeitados os graus de habilitação, é privativo ao enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteiro e só é permitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva região.
( ) Ao titular do diploma ou certificado de parteiro, ou equivalente, conferido por escola ou curso estrangeiro, segundo as referidas Leis, registrado em virtude de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil, até 26 de junho de 1988, é permitido o exercício da profissão.
( ) Aos profissionais titulares de diploma ou certificados de obstetriz ou de enfermeiro obstétrico é atribuída também a realização de ultrassonografia e emissão de laudo.
a) F, F, V, V.
b) V, F, V, F.
c) V, F, F, F
d) F, V, V, F.
e) V, V, V, F.

Assinale a alternativa que corresponde à criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem:
a) Lei nº 8.967, de 28/12/1994.
b) Lei nº 2.604, de 17/09/1955.
c) Lei nº 5.905, de 12/07/1973.
d) Lei nº 7.498, de 25/06/1986.
e) Resolução COFEN–139.

A Lei no 7.498/86 dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem em território nacional, que estabelece os profissionais que compõem a equipe de enfermagem, assim como, as atividades a serem executadas por cada um dos membros.
Assinale a alternativa cuja atividade é privativa do enfermeiro dentro da equipe de enfermagem.
a) Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas.
b) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
c) Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.
d) Participar da programação da assistência de enfermagem.
e) Participar da equipe de saúde.

De acordo com a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, uma das ações que cabem especialmente ao Técnico de Enfermagem é
Qual das alternativas abaixo?
a) executar ações de tratamento simples.
b) prestar assistência à parturiente e ao parto normal.
c) organizar e dirigir os serviços de enfermagem.
d) prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.
e) participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

De acordo com o art. 12 da Lei nº 7.498/1986, qual das atividades listadas o técnico de enfermagem não pode realizar?
a) Participar da equipe de saúde;
b) Participar da orientação e da supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;
c) Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro;
d) Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de perder a vida;
e) Participar da programação da assistência de enfermagem.

De acordo com Lei nº 7.498/1986 que regulamenta o exercício da enfermagem, o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem são atividades
a) privativas do enfermeiro ou do técnico de enfermagem na ausência do enfermeiro.
b) de responsabilidade do enfermeiro e do auxiliar de enfermagem sob sua supervisão.
c) privativas do enfermeiro.
d) de responsabilidade do enfermeiro em grau auxiliar.
e) prioritárias do enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem.

Com base no regulamentação do exercício da enfermagem, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso, nos itens abaixo:
A sequência CORRETA de cima para baixo é?
( ) A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.
( ) O planejamento e a programação das instituições e serviços de saúde incluem planejamento e programação de enfermagem.
( ) O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente a execução do parto sem distocia.
( ) A programação de enfermagem inclui a prescrição da assistência de enfermagem.
a) F, F, V, V.
b) V, V, F, V.
c) F, V, F, V.
d) V, V, F, F.
e) V, F, V, F.

De acordo com a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, compete, privativamente, ao Enfermeiro:
a) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde.
b) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
d) prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem.
e) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.

O parágrafo único do artigo segundo da Lei de Exercício Profissional n° 7.498/86 afirma que “A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação”.
Compete ao técnico exercer atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:
a) assumir a direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e a chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
b) organizar os serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.
c) planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem.
d) participar da equipe de saúde.
e) prescrever a assistência de enfermagem.

A função de supervisionar a equipe de enfermagem é tradicional e legalmente atribuída ao enfermeiro, que responde pela gestão do serviço de enfermagem perante o órgão fiscalizador do exercício profissional.
Com relação à função de supervisionar, é correto afirmar que a/o
a) supervisão é um instrumento de trabalho gerencial que se constituiu como tal no surgimento da administração como campo específico de saber e de prática, a partir do século XX.
b) articulação do cuidado independe de uma das características indispensáveis para a supervisão: a comunicação, com foco no entendimento e empatia, que pode refletir nos diferentes sentidos compreendidos no exercício da supervisão.
c) corresponsabilização pelo cuidado em saúde não requer um processo de supervisão ancorado na gestão participativa que promova o planejamento integrado das ações e a construção da educação permanente em saúde por meio da problematização das práticas cotidianas.
d) enfermeiro mobilizado para reorganização das práticas de saúde com ênfase no cuidado, ao exercer a supervisão, precisa contemplar a integralidade no âmbito individual, relacionado às necessidades de saúde de cada usuário, e na perspectiva coletiva de organização do trabalho da equipe de enfermagem e dos serviços de saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina