Logo Passei Direto
Buscar
“E via carruagens chegando, silhuetas de damas arrastando os mantos nas aleias, cavaleiros partindo para a caça.” (2º§). O excerto anterior revela um recurso que a escritora empregou para construir um discurso típico dos contos de fadas, utilizando-se de arcaísmos literários, ou seja, de palavras antigas que praticamente já caíram em desuso, como “aleias”, por exemplo. Essa recriação de uma realidade discursiva revela uma variação linguística:
A) histórica.
B) geográfica.
C) de formalidade.
D) de grupo social.
E) de informalidade.
User badge image
Questões para Estudantes

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao excerto apresentado, que menciona o uso de arcaísmos e recria uma realidade típica dos contos de fadas. A) histórica - Refere-se a variações que ocorrem ao longo do tempo, o que se encaixa bem, já que o uso de arcaísmos remete a um passado linguístico. B) geográfica - Relaciona-se a variações que ocorrem em diferentes regiões, o que não é o foco do excerto. C) de formalidade - Refere-se ao nível de formalidade da linguagem, mas não é o principal aspecto abordado no uso de arcaísmos. D) de grupo social - Relaciona-se a variações que ocorrem entre diferentes grupos sociais, mas o uso de arcaísmos não é necessariamente ligado a um grupo específico. E) de informalidade - Refere-se a uma linguagem mais coloquial, o que não se aplica ao uso de arcaísmos. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa na descrição do uso de arcaísmos e na recriação de uma realidade discursiva típica dos contos de fadas é: A) histórica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que se mantenha a coerência estrutural, os elementos narrativos devem seguir uma lógica. A seguir, são apresentadas algumas sequências, que estão desordenadas.
De acordo com o texto, explicita a ordem correta dessas sequências:
1. Desejando o seu ideal de beleza, o jardineiro, contrariando a primavera, procura impedir o florescer da roseira.
2. A chegada da primavera é um momento adequado para o desabrochar da natureza e para a concretização do amor.
3. A transformação de Rosamulher significa a libertação da mulher em relação à opressão masculina.
4. O fluxo natural da primavera faz com que o jardineiro perceba que só se realizará plenamente no amor, caso deixe que Rosamulher floresça.
5. A solidão do jardineiro o leva a desejar uma companheira.
A) 4, 2, 5, 1, 3.
B) 4, 5, 3, 2, 1.
C) 5, 1, 4, 2, 3.
D) 5, 2, 1, 4, 3.
E) 5, 2, 3, 4, 1.

“Assim o jardineiro via o mundo, toda vez que levantava a cabeça do trabalho.” (1º§). Assinale a alternativa em que o sufixo tem, fundamentalmente, o mesmo valor semântico que o sufixo presente no substantivo “jardineiro”.
A) Cinzeiro.
B) Bancário.
C) Chiqueiro.
D) Noticiário.
E) Formigueiro.

“Nunca Rosamulher fora tão rosa.” (16º§). “E sentindo sua espera, a mulher-rosa começou a brotar, [...]” (18º§). Assinale a alternativa na qual as palavras foram formadas, respectivamente, pelos mesmos processos que “Rosamulher” e “mulher-rosa”.
A) planalto / pernalta
B) embora / quinta-feira
C) passatempo / girassol
D) aguardente / beija-flor
E) vinagre / guarda-roupas

Mais conteúdos dessa disciplina