Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Galvão (2011), qual o entendimento sobre os movimentos sociais? Assinale a alternativa correta: a. “… são, de um lado, expressão das contradições de classes e, de outro, contribuem para a constituição das classes”. b. “… não são, expressão das contradições de classes e, eles contribuem para a constituição das classes”. c. “… são, de um lado, expressão da sociedade e, de outro, contribuem para a constituição das classes”. d. “… são, de um lado, expressão das culturais de classes e, de outro, contribuem para a constituição das classes culturais”. e. “… são, expressão das contradições de classes e, mas não contribuem para a constituição das classes”.
User badge image
Felipe Bnt

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à pergunta sobre o entendimento de Galvão (2011) sobre os movimentos sociais, vamos analisar as alternativas: a) “… são, de um lado, expressão das contradições de classes e, de outro, contribuem para a constituição das classes”. - Esta alternativa sugere que os movimentos sociais refletem as contradições de classes e também desempenham um papel na formação dessas classes. b) “… não são, expressão das contradições de classes e, eles contribuem para a constituição das classes”. - Esta opção nega que os movimentos sociais sejam expressão das contradições de classes, o que não parece estar alinhado com a perspectiva de Galvão. c) “… são, de um lado, expressão da sociedade e, de outro, contribuem para a constituição das classes”. - Embora mencione a expressão da sociedade, não aborda diretamente as contradições de classes. d) “… são, de um lado, expressão das culturais de classes e, de outro, contribuem para a constituição das classes culturais”. - Esta alternativa foca nas culturas de classes, o que não é o foco principal de Galvão. e) “… são, expressão das contradições de classes e, mas não contribuem para a constituição das classes”. - Esta opção sugere que os movimentos sociais apenas refletem contradições, sem contribuir para a formação das classes, o que não é a visão de Galvão. A alternativa que melhor representa o entendimento de Galvão sobre os movimentos sociais é a) “… são, de um lado, expressão das contradições de classes e, de outro, contribuem para a constituição das classes”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Ferraz (2019), o que o avanço neoliberal provocou nos movimentos sociais?
Assinale a alternativa correta:
a. Um movimento na sociedade, para que essa não esperasse apenas o Estado para o atendimento de suas demandas e necessidades; desta forma aumentou as práticas por parte dos movimentos sociais orientadas para a resolução dos problemas da população por meio da parceria com ONGs.
b. Um movimento social para criação de ONGs.
c. Um movimento na sociedade, fechar as ONGs.
d. Cancelamento dos movimentos sociais.
e. Um novo movimento social, para que a sociedade civil atuasse de cunho Estatal, por meio das ONGs.

Segundo Montaño e Duriguetto (2010), Karl Heinrich Marx (1818-1883) se apropria criticamente, no mínimo, de três fundamentos de outros autores.
Quais são esses conceitos e seus respectivos autores? Assinale a alternativa correta:
a. Primeiro o “o governo dependerá se o governante é rico” (Aristóteles); Segundo as “teorias do valor-trabalho e da mais-valia” (da economia política inglesa, particularmente de Smith e Ricardo); e terceiro e último a “teoria das lutas de classes” (dos socialistas utópicos franceses, especialmente Proudhon, Saint-Simon, Fourier, Blanc e Owen).
b. Primeiro o “materialismo histórico-dialético” (da filosofia alemã, especialmente de Hegel e Feuerbach); Segundo as “teorias do valor-trabalho e da mais-valia” (da economia política inglesa, particularmente de Smith e Ricardo); e terceiro e último a “teoria das lutas de classes” (dos socialistas utópicos franceses, especialmente Proudhon, Saint-Simon, Fourier, Blanc e Owen).
c. Primeiro o “materialismo histórico-dialético” (da filosofia alemã, especialmente de Hegel e Feuerbach); Segundo o “o contrato social entre capital e trabalho” (da economia política inglesa, particularmente de Smith e Ricardo); e terceiro e último a “teoria das lutas de classes” (dos socialistas utópicos franceses, especialmente Proudhon, Saint-Simon, Fourier, Blanc e Owen).
d. Primeiro o “materialismo histórico-dialético” (da filosofia alemã, especialmente de Hegel e Feuerbach); Segundo as “teorias do valor-trabalho e da mais-valia” (da economia política inglesa, particularmente de Smith e Ricardo); e terceiro e último a “teoria Liberal” (de Charles Alexis de Tocqueville).
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Segundo Gohn (2010), existe diferença entre o movimento feminista e o movimento das mulheres?
Se sim, quais? Assinale a alternativa correta:
a. Sim. O movimento feminista tem um recorte e luta “por ideais e pelo exercício pleno da democracia à medida que têm a questão da igualdade e da liberdade como horizontes”. Já o movimento das mulheres é mais numeroso, mas quase invisível, porque o que se destaca neste movimento são as demandas (mesmo que estas atinjam toda a população) e não as protagonistas, as mulheres.
b. Sim. Mas não precisa do movimento feminista, já que esse está dentro do movimento das mulheres.
c. Não, porque quando falamos em feminismo, estamos falando de mulheres.
d. Não. Os dois movimentos são a mesma coisa.
e. Sim. O movimento feminista combate a violência contra a mulher. Já o movimento das mulheres é mais numeroso, mas quase invisível, porque o que se destaca neste movimento são as demandas (mesmo que estas atinjam toda a população) e não as protagonistas, as mulheres.

Segundo Montaño e Duriguetto (2010), a crise do capital contribui para o enfraquecimento da classe dominante e a ascensão dos trabalhadores? Assinale a alternativa correta:
a. Não. Pelo contrário, deixa os trabalhadores vulneráveis e o Estado precisará atendê-los com políticas públicas.
b. Sim. Pois com o capital enfraquecido, é o momento perfeito para ascensão da ditadura proletária.
c. Nenhuma das anteriores.
d. Não. Pelo contrário, deixa os trabalhadores vulneráveis para as (contra) reformas do capital e do Estado, bem como deixa-os na defensiva já que a ameaça ao desemprego é factual.
e. Sim. Pois os trabalhadores conseguirão combater as (contra) reformas do capital e do Estado, e deixar o Estado e a burguesia na defensiva.

Montaño e Duriguetto (2010, p. 98) afirmam que “a consciência é determinada pela realidade social, e ela é condição para sua transformação”.
Qual o nome dado para a primeira forma de consciência? Assinale a alternativa correta:
a. Nenhuma das alternativas anteriores.
b. Consciência social.
c. “Consciência-para-si” e genérica.
d. Consciência social; e uma “consciência-para-si”.
e. Consciência humano-genérica, e uma “consciência-para-si”.

Sobre o feminismo, a autora Adichie (2019) aponta que…
Assinale a alternativa correta:
a. “Você pode mudar as mulheres o quanto quiser. Se homens não mudarem, nada muda”.
b. “Você precisa mudar as mulheres, os homens não precisam”.
c. Feministas e movimento de mulheres tem o mesmo objetivo.
d. “Os homens não podem ser feministas”.
e. Você pode mudar os homens, assim não precisa mudar as mulheres”.

Mais conteúdos dessa disciplina