Buscar

Qual a relação entre o sistema urinário e a pressão arterial?

💡 3 Respostas

User badge image

Leo Furtado

O sistema urinário sabidamente faz a excreção dos metabólitos corporais e, para tal, recebe sangue toda hora nos capilares. Esse sangue é filtrado e muitos eletrolitos acabam passando no filtro. Esses eletrólitos são reabsorvidos e voltam ao sangue. Isso é fisiológico.

 

Daí que, em certas ocasiões, o corpo é induzido à liberação deu ma substância chamada Renina. Um hormonio, que estimula a conversão de angiotensinogenio em angiotensina 1, esta, por sua vez, se converte em angiotensina 2, que, no rim, libera aldosterona, que leva à retenção de Sódio e água. Aumentando a pressão arterial do indivíduo.

5
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os néfrons nos rins são fornecidos com uma densa rede de vasos sanguíneos e grandes volumes de fluxo sanguíneo através deles. Com o tempo, a pressão arterial alta não controlada pode fazer com que as artérias ao redor dos rins se estreitem, enfraqueçam ou endureçam. Essas artérias danificadas não são capazes de fornecer sangue suficiente para o tecido renal.

Seus rins e seu sistema circulatório dependem uns dos outros para uma boa saúde. Os rins ajudam a filtrar os resíduos e líquidos extras do sangue, e eles usam muitos vasos sanguíneos para fazer isso. Quando os vasos sanguíneos ficam danificados, os néfrons que filtram o sangue não recebem o oxigênio e os nutrientes de que precisam para funcionar bem.

É por isso que a pressão alta é a segunda causa principal de insuficiência renal. Com o tempo, a pressão arterial alta não controlada pode fazer com que as artérias ao redor dos rins se estreitem, enfraqueçam ou endureçam. Essas artérias danificadas não são capazes de fornecer sangue suficiente para o tecido renal.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais