Logo Passei Direto
Buscar
O SESMT tem, como objetivo geral, tomar medidas técnicas preventivas de acidente do trabalho ou doenças ocupacionais de modo a proteger os trabalhadores em relação aos riscos profissionais que porventura existam no ambiente de trabalho.
Qual dos profissionais a seguir NÃO faz parte do SESMT?
A) Enfermeiro do trabalho.
B) Fisioterapeuta do trabalho.
C) Auxiliar de enfermagem do trabalho.
D) Engenheiro de segurança do trabalho.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas e identificar qual profissional não faz parte do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). A) Enfermeiro do trabalho - Faz parte do SESMT, pois é um profissional de saúde que atua na prevenção de doenças ocupacionais. B) Fisioterapeuta do trabalho - Também faz parte do SESMT, contribuindo para a reabilitação e prevenção de lesões. C) Auxiliar de enfermagem do trabalho - Este profissional não é considerado parte do SESMT, pois não possui formação específica para atuar como enfermeiro do trabalho. D) Engenheiro de segurança do trabalho - Faz parte do SESMT, sendo responsável por medidas de segurança no ambiente laboral. Portanto, a alternativa que apresenta o profissional que NÃO faz parte do SESMT é: C) Auxiliar de enfermagem do trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma empresa metalúrgica de grau de risco 3, com 203 trabalhadores, tem Fator Acidentário de Prevenção − FAP de 1,1543, no último ano teve 13 acidentes de trabalho com Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT e 2 casos de acidente de trabalho sem CAT (conforme informações do cálculo do FAP), têm trabalhadores distribuídos em 3 turnos de trabalho. Para o dimensionamento do SESMT deverá ser considerado:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a) número de trabalhadores e número de CAT no último ano.
b) valor do FAP e número de trabalhadores.
c) grau de risco e número de CAT no último ano.
d) grau de risco e número de trabalhadores.
e) número de trabalhadores e número de turnos que são distribuídos.

Com base nas previsões expostas na Norma Regulamentadora n° 4 (NR-4), assinale a alternativa correta.
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a) Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é permitido o exercício de outras atividades na empresa durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
b) Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos exclusivamente por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e enfermeiro do trabalho.
c) Apenas as empresas privadas manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
d) O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 4 horas (tempo parcial) ou 8 horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
e) O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, observadas as exceções previstas na NR-4.

Sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT, regulamentada pela Lei n° 8.213/1991:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a) Nos casos de morte a comunicação pelo empregador deverá ocorrer até o sétimo dia útil da ocorrência.
b) A emissão da comunicação pelo empregador deverá ocorrer até o quinto dia útil da ocorrência.
c) Tanto a empresa, quanto o empregador doméstico, devem comunicar acidente de trabalho.
d) Nos casos de morte a comunicação pelo empregador deverá ocorrer até o terceiro dia útil da ocorrência.
e) A emissão da comunicação pelo empregador deverá ocorrer até o sétimo dia útil da ocorrência.

O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento. Em todos os graus de risco, o profissional que deve integrar necessariamente o SESMT em maior número é o:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a) Engenheiro de Segurança do Trabalho.
b) Médico do Trabalho.
c) Enfermeiro do Trabalho.
d) Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
e) Técnico de Segurança do Trabalho.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho- SESMT, cuja finalidade é de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho- CLT e é regulamentado pela Norma Regulamentadora 4.
Em relação a este Serviço, é INCORRETO afirmar:
a) Seu dimensionamento vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, observadas as exceções previstas na NR 4.
b) As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, devem manter obrigatoriamente em funcionamento o SESMT.
c) O dimensionamento do Serviço tem suas particularidades definidas pela NR-4, mas em geral pode incluir os seguintes profissionais: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, odontólogo do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.
d) Quando, em uma empresa, mais de 50% (cinquenta por cento) dos empregados exercem atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal da empresa, o SESMT deve ser dimensionado em função do maior grau de risco, obedecendo ao disposto na NR-4.
e) Uma empresa poderá constituir um SESMT centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, independente da distância a ser percorrida entre o Serviço e cada um dos estabelecimentos, desde que respeite o dimensionamento em função do total de empregados e do risco, conforme recomendações da NR-4.

De acordo com a Norma Regulamentadora n° 9 (NR-9), que trata dos riscos ambientais, a elaboração, a implementação, o acompanhamento e a avaliação do PPRA poderão ser feitos:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a) mediante acordo coletivo, envolvendo plano elaborado pela CIPA e executado pela Divisão de Proteção do Trabalho.
b) pela Delegacia Regional do Trabalho.
c) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
d) pelo SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na Norma Regulamentadora.
e) pelo Corpo de Bombeiros, em conjunto com a Diretoria de Recursos Humanos, apoiada pela Divisão de Proteção ao Trabalho.

Em relação aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho (SESMT), marque a assertiva INCORRETA.
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a) O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, observadas as exceções previstas na NR 6.
b) Os SESMT devem ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
c) Os profissionais integrantes do SESMT devem possuir formação e registro profissional em conformidade com o disposto na regulamentação da profissão e nos instrumentos normativos emitidos pelo respectivo Conselho Profissional, quando existente.
d) Enfermeiro do trabalho é o enfermeiro portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação, ministrado por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em enfermagem.
e) Auxiliar de enfermagem do trabalho é o auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho, ministrado por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação.

Analise as afirmativas a seguir.
São atribuições do SESMT as afirmativas:
I. Aplicar os conhecimentos técnicos ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos existentes à saúde do trabalhador.
II. Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.
III. Elaborar planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente.
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.

Marque a alternativa CORRETA considerando o que cabe ao empregador quanto ao EPI.
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a) Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.
b) Responsabilizar-se pela manutenção da qualidade do EPI.
c) Solicitar a emissão do CA, conforme o anexo II da NR-6.
d) Responsabilizar-se pela guarda e conservação.
e) Providenciar a avaliação da conformidade no âmbito do SINMETRO.

Mais conteúdos dessa disciplina