Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à Lei de Abuso de Autoridade (Lei n.º 13.869/2019), assinale a opção correta.
a) Qualquer servidor público, civil ou militar, ou pessoa a ele equiparada, da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e de território, pode ser sujeito ativo, não compreendendo os agentes políticos, porquanto submetidos a lei própria.
b) Para os efeitos da Lei n.º 13.869/2019, é agente público aquele que, mediante remuneração, exerce, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função em órgão ou entidade pública.
c) Os crimes previstos na Lei n.º 13.869/2019 são de ação penal pública condicionada à representação da vítima, admitida a ação privada se a ação penal pública não for intentada no prazo legal.
d) Os crimes de abuso de autoridade possuem elemento subjetivo especial, qual seja, a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, o fato de serem praticados por mero capricho ou satisfação pessoal.
e) A perda do cargo, do mandato ou da função pública é efeito automático da condenação por crime de abuso de autoridade.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei de Abuso de Autoridade (Lei n.º 13.869/2019): a) Esta opção afirma que qualquer servidor público pode ser sujeito ativo, exceto os agentes políticos. Isso está correto, pois a lei realmente exclui os agentes políticos, que são regidos por normas específicas. b) Esta opção define agente público de forma ampla, o que está correto, pois a lei abrange todos que exercem funções públicas, independentemente da forma de vínculo. c) Esta opção diz que os crimes previstos na lei são de ação penal pública condicionada à representação da vítima. Na verdade, a maioria dos crimes previstos na Lei de Abuso de Autoridade é de ação penal pública incondicionada, ou seja, não depende de representação. d) Esta opção menciona que os crimes de abuso de autoridade possuem um elemento subjetivo especial. No entanto, a lei não exige essa finalidade específica para caracterizar o abuso de autoridade. e) Esta opção afirma que a perda do cargo é um efeito automático da condenação. Na verdade, a perda do cargo não é automática e depende de decisão judicial. Analisando as alternativas, a opção correta é a) Qualquer servidor público, civil ou militar, ou pessoa a ele equiparada, da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e de território, pode ser sujeito ativo, não compreendendo os agentes políticos, porquanto submetidos a lei própria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na oração uma vez que a água “desapareceu” (linha 5), o conectivo sublinhado estabelece, com a oração anterior, uma relação de
A) causa.
B) condição.
C) concessão.
D) consequência.
E) tempo.

Analise as afirmativas que seguem. I. As formas verbais mostravam (linha 5) e passavam (linha 6) estão no modo indicativo, no pretérito perfeito, e indicam uma descrição de ações. II. Em Não tente (linha 8) o verbo está no modo imperativo negativo. III. As formas verbais retornaria (linha 9) e voltaria (linha 9) estão no modo indicativo, no futuro do presente. Assinale
A) apenas se as afirmativas I e II estiverem corretas.
B) apenas se as afirmativas II e III estiverem corretas.
C) apenas se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
D) apenas se a afirmativa II estiver correta.
E) apenas se a afirmativa III estiver correta.

Nas formações com prefixos, como na palavra anti-horário (linha 14), o hífen deve ser empregado quando
A) o segundo elemento iniciar com as vogais “a”, “e”, “o”, “u”.
B) o segundo elemento iniciar com “h”.
C) o segundo elemento iniciar com “r” ou “s”.
D) o segundo elemento contrapuser o prefixo.
E) o primeiro elemento estiver reduzido.

Assinale a alternativa em que, no trecho, o QUE se classifica como pronome relativo.
A) A última vez que uma maré de tempestade negativa foi registrada (linha 11)
B) por que isso acontece (linha 12).
C) aproximar e caminhar sobre as algas que ficaram expostas (linha 6 )
D) isso faz com que a água recue para o oceano devido à força dos ventos (linhas 16 e 17)
E) os ventos do ciclone fazem com que a água do oceano entre em forma de maremoto (linhas 17 e 18)

A justificativa para a ocorrência de acento grave em devido à força (linha 17) dá-se por esta ser
A) locução adverbial de intensidade.
B) locução conjuntiva.
C) locução substantiva.
D) locução prepositiva.
E) locução pronomina

Assinale a alternativa em que TODAS as palavras contenham dígrafos.
A) conhecido (linha 2); Isso (linha 3); quarta-feira (linha 3)
B) pouco (linha 4); terra (linha 4); mostravam (linha 5)
C) passavam (linha 6); aproximar (linha 6); expostas (linha 6)
D) compartilhou (linha 7); ocorrido (linha 7); água (linha 8)
E) chuvas (linha 1); molhada (linha 5); caminhar (linha 6)

É correto afirmar que não só... como também (linha 1) classifica-se como
A) locução conjuncional correlativa.
B) adjunto adverbial causal.
C) conjunção adverbial temporal.
D) adjunto adnominal.
E) locução prepositiva

No período Também acontece quando o furacão se afasta do local em que as águas recuaram, uma vez que estas podem retornar lentamente, à medida que o sistema tropical deixar a área (linhas 24 e 25), o pronome demonstrativo sublinhado exerce função
A) nocional.
B) anafórica.
C) catafórica.
D) anastrófica.
E) exofórica

A oração que também atingiu os EUA com categoria 4 (linha 12) é classificada, quanto à sintaxe, como
A) oração subordinada adjetiva restritiva.
B) oração subordinada substantiva objetiva indireta.
C) oração subordinada substantiva completiva nominal.
D) oração subordinada substantiva predicativa.
E) oração subordinada adjetiva explicativa.

Nas palavras também (linha 1) e haver (linha 20), é correto afirmar que há, respectivamente,
A) 6 letras e 6 fonemas; 5 letras e 5 fonemas.
B) 6 letras e 4 fonemas; 5 letras e 4 fonemas.
C) 6 letras e 5 fonemas; 5 letras e 4 fonemas.
D) 6 letras e 5 fonemas; 5 letras e 5 fonemas.
E) 6 letras e 3 fonemas; 5 letras e 3 fonemas.

Mais conteúdos dessa disciplina