Logo Passei Direto
Buscar
João e Maria são assistentes administrativos, trabalham no CAU/BR, se a chefia imediata de ambos fez a seguinte afirmação: se João gozará de suas férias em janeiro, então Maria gozará de suas férias em fevereiro. Do ponto de vista da lógica matemática, qual é a negação dessa proposição?
A) Se João não gozará de suas férias em janeiro, então Maria gozará de suas férias em fevereiro.
B) Se João não gozará de suas férias em janeiro, então Maria não gozará de suas férias em fevereiro.
C) Se João gozará de suas férias em janeiro, então Maria não gozará de suas férias em fevereiro.
D) João gozará de suas férias em janeiro e Maria não gozará de suas férias em fevereiro.
E) João não gozará de suas férias em janeiro ou Maria não gozará de suas férias em fevereiro.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para encontrar a negação da proposição "se João gozará de suas férias em janeiro, então Maria gozará de suas férias em fevereiro", precisamos entender a estrutura lógica dessa afirmação. A proposição condicional "se P, então Q" (P → Q) é negada pela afirmação de que P é verdadeiro e Q é falso. Ou seja, a negação seria "João gozará de suas férias em janeiro e Maria não gozará de suas férias em fevereiro". Analisando as alternativas: A) Se João não gozará de suas férias em janeiro, então Maria gozará de suas férias em fevereiro. - Não é a negação correta. B) Se João não gozará de suas férias em janeiro, então Maria não gozará de suas férias em fevereiro. - Não é a negação correta. C) Se João gozará de suas férias em janeiro, então Maria não gozará de suas férias em fevereiro. - Não é a negação correta. D) João gozará de suas férias em janeiro e Maria não gozará de suas férias em fevereiro. - Esta é a negação correta. E) João não gozará de suas férias em janeiro ou Maria não gozará de suas férias em fevereiro. - Não é a negação correta. Portanto, a alternativa correta é: D) João gozará de suas férias em janeiro e Maria não gozará de suas férias em fevereiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto 1 - O egoísmo por detrás do eu lírico Natália Cola de Paula É sabido que a arte da escrita tem a virtude de criar, eternizar, denunciar e embelezar a vida. Ademais, é clichê dizer o quanto ela transmite conhecimento, histórias, momentos e sentimentos, fazendo-nos viajar sem sair do aconchego de nossas casas. Enfim, a escrita tem todas essas funções e características, mas é sob outro prisma que será abordada neste artigo.
As palavras “denunciadora” e “descarregar”, presentes no texto, são formadas por:
a) processos de composição por justaposição.
b) processos de composição por aglutinação.
c) um processo de derivação sufixal e um processo de derivação prefixal, respectivamente.
d) um processo de derivação prefixal e um processo de derivação sufixal, respectivamente.
e) processos de composição prefixal e sufixal, simultaneamente.

No que se refere à colocação pronominal, assinale a alternativa em que o pronome oblíquo destacado está posicionado INCORRETAMENTE.
a) “Muito fala-se dos desdobramentos e reflexos dessa mensagem no leitor (...)”
b) “(...) sonha que seu texto inspire e mude a vida de alguém, ou apenas que lhe abra um leve sorriso e aquiete o coração.”
c) “(...) sem ela, ele simplesmente não vive, pois não se expressa.”
d) “O eu lírico do poeta, por exemplo, necessita da poesia para sobreviver, não apenas a faz por hobby ou prazer (...)”
e) “(...) assim como a poesia, que liberta o poeta de suas próprias amarras, trazendo-o à luz de fora da caverna.”

Em relação à função dos vocábulos no texto, assinale a alternativa correta.
a) O vocábulo destacado em “É olhando através desse prisma que analisaremos a escrita.” é uma das formas do verbo “analisar” que, nessa construção, está conjugado na primeira pessoa do plural, no tempo futuro do presente, expressando uma ação que ainda vai acontecer.
b) O vocábulo destacado em “(...) o poeta ou o escritor tem seu lado altruísta (...)” é um advérbio que, nessa construção está sendo usado para caracterizar um dos lados do poeta.
c) O vocábulo destacado em “[o poeta] sonha que seu texto inspire e mude a vida de alguém (...)” é um pronome relativo que, nessa construção, tem, junto com a preposição “de”, função de complemento nominal.
d) O vocábulo destacado em “Fazendo uma analogia, a poesia está para o poeta como a lágrima está para aquele que sofre.” é um substantivo feminino que, nessa construção, tem função de adjetivo, caracterizando uma atitude do poeta.
e) O vocábulo destacado em “Portanto, a poesia é para o poeta e o texto é para o escritor, puraliberdade (...)” é um substantivo feminino que, nessa construção, junto ao adjetivo “pura”, tem função de objeto direto.

Em relação ao acento gráfico, assinale a alternativa correta.
a) Os vocábulos “estão” e “reflexão” são acentuados graficamente, porque todos os paroxítonos terminados em “ão” devem receber acento.
b) Os vocábulos “alguém” e “também” são acentuados graficamente, porque todos os vocábulos oxítonos terminados em “em/ ens” devem receber acento.
c) Os vocábulos “lírico” e “caráter” são acentuados graficamente, porque todos os proparoxítonos devem receber acento.
d) Os vocábulos “está” e “há” são acentuados graficamente, porque todo monossílabo tônico terminado em “a” deve receber acento.
e) Os vocábulos “lágrima” e “crítica” são acentuados graficamente, porque todos os paroxítonos terminados em “a” devem receber acento.

Assinale a alternativa em que a grafia de todas as palavras está de acordo com a ortografia oficial e com as regras de acentuação gráfica das palavras da Língua Portuguesa.
(A) Por psicopatologia compreende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatologicas.
(B) Por psicopatologia compreende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatológicas.
(C) Por pscicopatologia compreende-se o ramo da psciquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, pscicopatológicas.
(D) Por psicopatologia comprende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatológicas.
(E) Por pisicopatologia comprende-se o ramo da pisiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, pisicopatológicas

Em relação ao texto “O difícil, mas possível, diálogo entre a arte e a ciência”, assinale a alternativa correta.
Em um contexto pós-revolução científica, é por meio dos trabalhos de Sigmund Freud e Salvador Dalí, os quais representam respectivamente o movimento artístico do surrealismo e o pensamento científico da psicanálise, que se estabeleceu um diálogo entre a arte e a ciência.
a) Em um contexto pós-revolução científica, é por meio dos trabalhos de Sigmund Freud e Salvador Dalí, os quais representam respectivamente o movimento artístico do surrealismo e o pensamento científico da psicanálise, que se estabeleceu um diálogo entre a arte e a ciência.
b) A apropriação que o surrealista Salvador Dalí fez da interpretação científica dos sonhos, proposta pela psicanálise de Sigmund Freud, é um representante do difícil, mas possível, diálogo entre a arte e a ciência, do qual trata o texto.
c) O interessante diálogo entre ciência e arte, sobre o qual trata o texto, faz referência, especificamente, ao evento em que o psicanalista Sigmund Freud recebeu a visita de Salvador Dalí, quando, apesar das dificuldades comunicativas, puderam dialogar os representantes da ciência e da arte daquele momento.
d) Por meio da revolução científica, apesar de terem trazido inegáveis avanços para a humanidade, ciência e arte se distanciaram à medida que o trabalho científico se distanciou do homem comum, já que a arte é produzida de modo intuitivo por esse homem comum.
e) Um dos diálogos entre a ciência e a arte se estabeleceu na psicanálise, por meio da metodologia psicanalítica de interpretação dos sonhos proposta por Sigmund Freud a partir da publicação do livro Interpretação dos Sonhos.

No trecho “Com isso, distanciou-o também da arte, que talhada para captar a essência humana, o faz de maneira basicamente intuitiva.”, o pronome em destaque
(A) trata-se do sujeito também indicado, nesse caso, pela expressão “o trabalho científico”.
(B) trata-se do complemento de objeto direto também indicado, nesse caso, pela expressão “homem comum”.
(C) trata-se do sujeito também indicado, nesse caso, pela expressão “homem comum”.
(D) trata-se do complemento de objeto direto também indicado, nesse caso, pela expressão “o trabalho científico”.
(E) trata-se do complemento de objeto indireto também indicado, nesse caso, pela expressão “o trabalho científico do homem comum”

Em “[...] a retomada desse episódio na peça Histeria, do dramaturgo Terry Johnson, mostra que não desistimos, e que novas maneiras podem ser tentadas.”, a expressão em destaque
a) se refere ao movimento artístico do surrealismo que se apropriou das teorias da psicanálise.
b) se refere à publicação, em 1899, do livro de Sigmund Freud, Interpretação dos Sonhos.
c) se refere à tradução do livro Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, para o espanhol.
d) se refere à revolução científica que resultou no distanciamento entre ciência e arte.

A matriz, considerada nas questões, é particularmente curiosa, porque, ao considerarmos o produto Mn = M.M.M..... .M (n fatores), observa-se a geração da sequência de Fibonacci.
Para todo número inteiro positivo n, a soma das matrizes Mn e Mn+1 é igual a matriz
a) M2n+3.
b) M2n+1.
c) Mn+2.
d) Mn+3.

No sistema de numeração decimal, o número inteiro representado pelo produto 87.255 é formado por n algarismos. O número n é igual a
a) 14.
b) 12.
c) 13.
d) 11.

Mais conteúdos dessa disciplina