Logo Passei Direto
Buscar
Pesquisa científica é a aplicação prática de uma série de processos metodológicos de investigação utilizados por pesquisadores para o desenvolvimento de seu estudo. Ela leva em consideração um conjunto de procedimentos sistemáticos, que se apoia no raciocínio lógico e usa métodos científicos para encontrar soluções, ou discorrer sobre algum problema de interesse. Porém, existem várias taxionomias de tipos de pesquisa, de acordo com os critérios utilizados pelos autores que abordam o tema Metodologia Científica, podendo o tipo de pesquisa ser definido quanto aos fins e quanto aos meios.
Quanto aos fins, é correto afirmar que são exemplos desse tipo de pesquisa:
a. Experimental, exploratória e aplicada.
b. Aplicada, pesquisa-ação e descritiva.
c. Metodológica, aplicada e experimental.
d. Exploratória, descritiva e explicativa.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre os tipos de pesquisa quanto aos fins, vamos analisar as opções apresentadas: a) Experimental, exploratória e aplicada - A pesquisa experimental é um tipo de pesquisa quanto aos meios, não aos fins. b) Aplicada, pesquisa-ação e descritiva - A pesquisa aplicada e a pesquisa-ação são tipos de pesquisa quanto aos fins, mas a descritiva não se encaixa perfeitamente nesse critério. c) Metodológica, aplicada e experimental - A pesquisa metodológica não é um tipo de pesquisa quanto aos fins, e a experimental é mais sobre os meios. d) Exploratória, descritiva e explicativa - A pesquisa exploratória e a explicativa são tipos de pesquisa quanto aos fins, e a descritiva também se encaixa nesse critério. Analisando as opções, a alternativa que melhor representa tipos de pesquisa quanto aos fins é: d) Exploratória, descritiva e explicativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pesquisa quantitativa é a pesquisa científica na qual os resultados podem ser quantificados, diferindo da pesquisa qualitativa. A pesquisa quantitativa recorre a linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, relações entre variáveis, entre outras aplicações.
Sobre a pesquisa quantitativa, é correto afirmar que:
a. Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre alguma coisa, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.
b. Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações variáveis. A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário ou observação sistemática, que oferece uma descrição da situação no momento da pesquisa. Metodologia indicada para orientar a forma de coleta de dados quando se pretende descrever determinados acontecimentos. É direcionada a pesquisadores que têm conhecimento aprofundado a respeito de fenômenos e problemas.
c. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas e, por isto, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos acontecimentos. Caracteriza-se pela utilização do método experimental (nas ciências físicas ou naturais) e observacional (nas ciências sociais). Geralmente, utiliza as formas de Pesquisa Experimental e Ex-Post-facto. Método adequado para pesquisas que procuram estudar a influência de determinados fatores na determinação de ocorrência de fatos ou situações.
d. Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de técnicas estatísticas e de recursos (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, e outros). Assim, é focada na mensuração de fenômenos, envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos.

Para Gil (1999, p.42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico”, mas verifica-se que existem várias formas de classificação da pesquisa científica. São duas formas clássicas de classificação do ponto de vista da sua natureza:
a. básica e circunstancial
b. básica e aplicada
c. aplicada e dialética
d. básica e exploratória

A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado, desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, monografias, dissertações, teses, artigos, isto é, material acessível ao público em geral. Esse material pode constituir-se em fonte primária ou secundária.
Com relação ao tipo de fonte, analise as seguintes asserções.
Quando o livro Metodologia Científica, de Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, publicado pela Editora Atlas, é referenciado em um dado estudo sobre o tema, o mesmo é considerado fonte primária porque foi utilizado por um autor que escreveu ou analisou o tema abordado por Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, logo o estudo desse autor é considerado fonte secundária.
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Exploratória, descritiva e explicativa...Tais conceituações se relacionam às diferentes classes às quais uma dada pesquisa pode pertencer. Assim sendo, quando seu objeto de estudo já se encontra prontamente definido, é chegado o momento de escolher quais procedimentos metodológicos serão utilizados para chegar a uma resposta, a uma definição, a partir daquilo que o pesquisador se propuser a analisar. Dessa forma, constata-se que tal procedimento (pesquisa) representa um caminho cujo destino é a produção do conhecimento. Caminho esse que se for traçado de forma planejada e, consequentemente, bem executado, resultará na concretização dos objetivos pretendidos.
Sendo assim, a pesquisa descritiva visa:
a. descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática.
b. identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofundando o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
c. estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, identificando as relações históricas entre os fenômenos investigados para poder compreender o presente.
d. proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.

Mais conteúdos dessa disciplina