Logo Passei Direto
Buscar
Há um indicador que observa as condições de vida da população, do processo saúde-doença e do estágio de desenvolvimento da população. É fundamental conhecer o motivo dos óbitos, quais os grupos vulneráveis, faixa etária da população que é acometida por uma enfermidade e quais as patologias mais importantes.
Sobre esse indicador, assinale a alternativa CORRETA:
A ) Demografia.
B ) Perfil epidemiológico.
C ) Cobertura populacional.
D ) Mortalidade.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao indicador que observa as condições de vida da população, o processo saúde-doença e o estágio de desenvolvimento da população. A) Demografia - Refere-se ao estudo das populações, mas não necessariamente abrange as condições de saúde e doenças. B) Perfil epidemiológico - Este termo se refere a um conjunto de dados que descrevem a saúde de uma população, incluindo condições de vida, doenças prevalentes, grupos vulneráveis e mortalidade. Portanto, está diretamente relacionado ao que a pergunta descreve. C) Cobertura populacional - Refere-se à proporção da população que tem acesso a serviços de saúde, mas não aborda diretamente as condições de vida ou o processo saúde-doença. D) Mortalidade - Embora seja um aspecto importante, não abrange todos os elementos mencionados na descrição, como condições de vida e grupos vulneráveis. Diante dessa análise, a alternativa correta é: B) Perfil epidemiológico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Até certo tempo, a saúde era considerada o completo bem-estar biopsicossocial, portanto, quem se enquadrava fora desse estereótipo, era considerado doente. As formas de abordagem do conceito de doença mudaram com o processo histórico e conhecimento científico, mas uma informação é evidente, pois fatores como alimentação, moradia, lazer, vestuário e trabalho podem afetar o processo saúde-doença.
Observe a figura anexa e assinale a alternativa CORRETA:
A O estresse não é um fator desencadeador de doença para o indivíduo.
B O conceito de saúde-doença implica somente em ausência de doenças.
C Uma pessoa que tem boas condições de vida, tem menos risco de adoecer.
D A doença atinge apenas a classe desfavorecida.

Na época do Império Romano, não existia o hábito da limpeza corporal, água encanada também não existia e nem a preocupação com esgoto, sem falar que os banhos não eram tidos como uma prática habitual. Por muitas décadas, acreditou-se que as doenças eram causadas por cheiro fétido, gases ou resíduos e que eram originados na atmosfera ou a partir do solo, por meio de matéria em decomposição. Esse pensamento se transformou em uma teoria. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dessa teoria:
a) Teoria Fétida.
b) Teoria da Zoonose.
c) Teoria dos Miasmas.
d) Teoria dos Flagelos.

O Perfil Epidemiológico pode ser considerado um indicador das condições de vida, do processo saúde-doença e do modelo de desenvolvimento da população, tem o objetivo de informar e atualizar os profissionais e dirigentes sobre as doenças e os agravos de notificação compulsória nos municípios.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Para que o Perfil Epidemiológico seja elaborado, são necessárias algumas informações, como mortalidade, morbidade e quais doenças causam internação em grande proporção.
B Ter um bom Perfil Epidemiológico significa ser pobre, desempregado e com baixas condições sanitárias.
C Os dados coletados em um município para compor o Perfil Epidemiológico da região devem ser repassados ao Estado, sem encaminhamento ao Ministério da Saúde.
D As condições sociais não ajudam a delinear o perfil epidemiológico de uma população.

O perfil epidemiológico é um tipo de relatório das condições de saúde de uma determinada população. Portanto, para elaborarmos este perfil, é necessário elencar algumas informações.
Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses dados:
A Os motivos que levam os desentendimentos com os vizinhos.
B Informações sobre os tipos de viagens realizadas nos útlimos cinco anos.
C Expectativa de vida, informações sobre mortalidade e morbidade.
D Informações sobre culinária mais utilizada pela família.

A teoria dos Miasmas surgiu na Idade Média e considerava que as doenças eram causadas por odores tóxicos, venenosos, gases mortais ou resíduos nocivos, que se originavam na atmosfera ou na terra, através do lençol freático e eram levadas através do vento até o indivíduo, causando doença.
Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- A teoria da geração espontânea foi aceita por muito tempo. Nesta teoria, acreditava-se que os vermes eram gerados espontaneamente da matéria em decomposição.
II- A teoria dos miasmas foi descrita por padres e não por cientistas.
III- Essa teoria apesar de não ter cunho científico e mesmo considerada uma teoria sem nexo e errônea, ajudou a salvar muitas vidas.
IV- Essa teoria não foi aceita entre a população, gerando revolta e morte.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A taxa de mortalidade é um índice demográfico resultante da relação entre o número de pessoas que morreram em uma população, num determinado espaço de tempo e normalmente calculado no período de um ano. Frequentemente, a taxa é representada com o número de óbitos por cada 1000 habitantes e normalmente representada em gráficos ou tabelas.
Diante dessa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As taxas de mortalidade são significativas para a epidemiologia, pois conseguem identificar a causa de morte das pessoas e a idade em que ocorreu o óbito.
( ) As taxas de mortalidade são parâmetros para que o governo faça o planejamento e o investimento de recursos na área da saúde.
( ) Para calcular a taxa de mortalidade, deve-se dividir o número de óbitos do período de um ano pelo número da população deste mesmo período.
( ) Nunca houve doença prevalente que ocasionou morte na população brasileira.
a) V - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - F.
d) F - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina