Logo Passei Direto
Buscar

Geografia Ambiental

Colégio Objetivo
Em diferentes períodos da história brasileira, foram contextualizados diversos conceitos de cidadania. Como exemplo, após a abolição, os escravos deveriam ter tido o acesso à terra, à educação e aos mesmos direitos de cidadania que gozava a população branca.
Diante desta perspectiva histórica, assinale a alternativa CORRETA:
A - A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.
B - A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967.
C - A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania.
D - A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos.
User badge image
Estudando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A - A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil. Correta. A Constituição de 1988 é amplamente reconhecida por ter consolidado e ampliado os direitos humanos e de cidadania no Brasil, incluindo direitos sociais, políticos e civis. B - A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967. Incorreta. Embora a cooperação internacional tenha sido mencionada, não é um foco central dessas constituições. C - A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania. Incorreta. A Constituição de 1934, que é da Era Vargas, trouxe avanços, mas não garantiu plenamente os direitos políticos para todos. D - A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos. Incorreta. A Constituição de 1936 não é conhecida por adotar especificamente meios pacíficos para a solução de conflitos. Portanto, a alternativa correta é: A - A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Constituição de 1988 foi a oitava constituição no Brasil, que veio depois de diversas tentativas de redemocratização e depois de muitos anos de ditadura militar. Este documento elaborado é detalhado e tem como princípio o valor da dignidade humana, inovou com relação às garantias individuais, instituindo instrumentos.
Com relação aos instrumentos individuais que esta Constituição de 1988 proporcionou ao cidadão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Habeas data.
( ) Abolição das penas de galés.
( ) Ação civil pública.
( ) Ação direta de inconstitucionalidade.
a) F - V - F - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - V.

Os seres vivos possuem vários tipos de relações, ditas relações ecológicas, que podem ser benéficas ou maléficas. A manchete de um jornal brasileiro "Universitária é encontrada degolada dentro de carro no ABC Paulista" mostra uma das atitudes de brutalidade feitas pelo ser humano contra a própria espécie.
Sobre o que é viver em sociedade, analise as sentenças a seguir:
I- Cooperar para o desenvolvimento e prevalência da espécie de forma igualitária.
II- Cometer assassinatos quando os demais seres da mesma espécie não correspondem às ações que acreditam ser adequadas.
III- Explorar a própria espécie quando julgar necessário, pois na sociedade cada um vive por si.
IV- Competir com a própria espécie pelos recursos e condições que necessitar.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

A dignidade humana é uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. Presente na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), consiste num valor previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 1º, III, reconhece o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental da República Federativa do Brasil.
Com base na Constituição Federal de 1988, e sobre a dignidade, analise as sentenças a seguir:
I- A dignidade humana está fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
II- A condição de dignidade permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual.
III- Como um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para que todos os cidadãos tenham uma vida digna.
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros.
Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
( ) A criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
( ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
( ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
( ) A prevenção e a coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha).
a) V - F - F - V - F.
b) V - V - V - F - V.
c) F - F - V - F - V.
d) V - V - F - V - F.

Depois da Independência, o Brasil ganhou uma Constituição a qual tem como intuito organizar o Estado e limitar o poder. No entanto, observou-se que o fato de o Brasil ter uma Constituição não significou que existia um regime constitucional. Para isso, ele deveria legitimar a manifestação e a vontade do povo.
Com relação aos direitos que foram garantidos pela Constituição de 1824, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição não manteve a escravidão.
II- A Constituição trouxe a liberdade de imprensa.
III- A Constituição trouxe a abolição de açoites e demais torturas cruéis.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?
a) Washington Luís Pereira de Sousa.
b) Jânio Quadros.
c) Juscelino Kubitschek.
d) Getúlio Vargas.

Mais conteúdos dessa disciplina