Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A probidade é elemento contido na moralidade, de forma a conduta proba pode ser considerada forma qualificada de moralidade que, inclusive, possui regramento próprio previsto na Lei nº 8.429/92.
Assinale a alternativa correta:
a. de tão importante, o princípio da supremacia do interesse público ganha caráter absoluto.
b. a impessoalidade tem previsão legal, mas não constitucional.
c. o princípio da moralidade é implícito no ordenamento jurídico brasileiro.
d. a probidade no trato dos recursos públicos é uma forma qualificada de moralidade administrativa.
e. o princípio da proporcionalidade não tem previsão em qualquer lei.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) "de tão importante, o princípio da supremacia do interesse público ganha caráter absoluto." - Essa afirmação não é correta, pois o interesse público é importante, mas não é absoluto. b) "a impessoalidade tem previsão legal, mas não constitucional." - A impessoalidade é um princípio que está previsto na Constituição Federal, portanto, essa alternativa está errada. c) "o princípio da moralidade é implícito no ordenamento jurídico brasileiro." - Embora a moralidade seja um princípio importante, a afirmação não é precisa, pois o princípio da moralidade é explícito na Constituição. d) "a probidade no trato dos recursos públicos é uma forma qualificada de moralidade administrativa." - Esta alternativa está correta, pois a probidade realmente se refere a uma conduta moral qualificada, especialmente no contexto da administração pública. e) "o princípio da proporcionalidade não tem previsão em qualquer lei." - Essa afirmação é incorreta, pois o princípio da proporcionalidade é reconhecido e aplicado no ordenamento jurídico brasileiro. Portanto, a alternativa correta é: d) a probidade no trato dos recursos públicos é uma forma qualificada de moralidade administrativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta:
a. o princípio da continuidade do serviço público impede a interrupção do fornecimento de serviço em favor do cidadão, ainda que fundado no inadimplemento do usuário.
b. O exercício, pela Administração Pública, do poder de anular seus próprios atos não está sujeito a limites temporais, por força do princípio da supremacia do interesse público.
c. São aplicáveis à Administração Pública exclusivamente aqueles princípios mencionados no caput do art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, que são o da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.
d. Excepcionalmente, é possível a análise da configuração da prática vedada de nepotismo em hipóteses que atinjam ocupantes de cargos políticos, desde que, em análise concreta, além do parentesco, seja verificada troca de favores ou fraude à lei.
e. Segundo o Princípio da Legalidade, são permitidas as ações da administração pública que não forem proibidas pela lei.

Está correto:
a. A Administração tem que indicar os fundamentos de fato e de direito de suas decisões.
b. a doutrina não admite a existência de princípios implícitos.
c. O princípio da publicidade vincula-se à existência do ato administrativo, mas a inobservância desse princípio não invalida o ato.
d. Os princípios elencados na Constituição Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, aplicam-se à administração pública direta, autárquica e fundacional, mas não às empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econômica.
e. O princípio da tutela é o que trata do controle da Administração sobre os próprios atos, com a possibilidade de revogar os ilegais e anular os inconvenientes ou inoportunos.

A conduta do agente público que se vale da publicidade oficial para realizar promoção pessoal atenta contra os seguintes princípios da Administração Pública:
Marque a alternativa correta:
a. legalidade e improbidade.
b. segurança jurídica e boa-fé.
c. eficiência.
d. proporcionalidade e razoabilidade.
e. impessoalidade e moralidade.

Determinado servidor público está respondendo a um processo administrativo disciplinar por não demonstrar presteza, proatividade e rendimento no exercício de suas funções profissionais; seus resultados não são positivos e/ou satisfatórios para o serviço público. A esse respeito, é correto afirmar que o servidor viola o Princípio da:
a. tutela.
b. quanto ao modo de organização, estruturação e disciplina, sempre visando o melhor resultado na prestação do serviço público.
c. quanto ao modo de atuação do agente público, o qual deve buscar o melhor desempenho possível de suas tarefas;
d. eficiência.
e. legalidade.
f. moralidade.
g. autotutela.

O princípio que orienta e limita a atuação da administração pública, estabelecendo que esta somente deve atuar conforme o que estiver expressamente previsto na legislação, denomina-se:
a. eficiência.
b. supremacia do interesse público.
c. legalidade.
d. impessoalidade.
e. moralidade.

É INCORRETO afirmar que decorre do princípio da impessoalidade:
a. A proibição de acumular estendida aos empregos e às funções, abrangendo as autarquias, as fundações, as empresas públicas, as sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.
b. A contratação de obras, serviços, compras e alienações por meio de processo licitatório.
c. A finalidade pública.
d. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos com caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
e. A investidura em cargo público por prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei.

Marque a alternativa incorreta:
a. a supremacia do interesse público independe de seu caráter primário ou secundário.
b. As prerrogativas inerentes à supremacia do interesse público sobre o interesse privado podem ser empregadas legitimamente para satisfazer os interesses secundários do Estado.
c. As prerrogativas inerentes à supremacia do interesse público sobre o interesse privado podem ser empregadas legitimamente para satisfazer os interesses primários do Estado.
d. o interesse público secundário é aquele da própria Administração.
e. interesse público primário é aquele que se estende a toda a coletividade, não apenas ao Estado.

Marque a alternativa correta:
a. a evolução do Direito Administrativo no Estado Democrático de Direito permite afirmar ter ocorrido certa relativização do princípio da supremacia do interesse público. Sendo assim, é correto afirmar que um dos elementos inovadores que representa essa relativização é o princípio da dignidade da pessoa humana.
b. supremacia e indisponibilidade do interesse público estão previsto na Constituição Federal como os principais pilares da moralidade administrativa.
c. a supremacia do interesse público é absoluta.
d. modernamente, não há que se falar em supremacia do interesse público.
e. a indisponibilidade do interesse público é um princípio secundário do direito administrativo.

Mais conteúdos dessa disciplina