Logo Passei Direto
Buscar
Um importante avanço contra a emissão de poluentes atmosféricos foi conseguido com o Decreto 59.113, no ano de 2013, o qual propunha metas importantes quanto à emissão desses compostos.
Uma das mais importantes medidas da resolução baseia-se em:
a. Permissão apenas de emissões de dióxido de enxofre a partir de 2020.
b. Término absoluto da emissão de material particulado já a partir de 2015.
c. Diminuição progressiva até mínimas concentrações aceitáveis de diversos poluentes, incluindo dióxido de enxofre e material particulado.
d. Emissão controlada de gás ozônio, com o intuito de fornecer meios para a recuperação da camada de ozônio atmosférica.
User badge image
ServicoSocializando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta sobre o Decreto 59.113 de 2013, que trata das metas para a redução da emissão de poluentes atmosféricos, vamos analisar as alternativas: a) Permissão apenas de emissões de dióxido de enxofre a partir de 2020 - Essa opção não reflete uma medida de redução, mas sim uma permissão futura. b) Término absoluto da emissão de material particulado já a partir de 2015 - Embora seja uma medida drástica, não é a abordagem mais comum em legislações, que geralmente buscam uma redução gradual. c) Diminuição progressiva até mínimas concentrações aceitáveis de diversos poluentes, incluindo dióxido de enxofre e material particulado - Esta opção reflete uma abordagem mais realista e comum em legislações ambientais, que busca a redução gradual das emissões. d) Emissão controlada de gás ozônio, com o intuito de fornecer meios para a recuperação da camada de ozônio atmosférica - Embora a recuperação da camada de ozônio seja importante, essa opção não se relaciona diretamente com o foco do decreto em poluentes atmosféricos. Após essa análise, a alternativa que melhor representa uma das medidas importantes da resolução é: c) Diminuição progressiva até mínimas concentrações aceitáveis de diversos poluentes, incluindo dióxido de enxofre e material particulado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A ecologia é um dos ramos da biologia que estuda os mais diversos aspectos das interações existentes no meio ambiente. Nessas interações, busca-se entender tanto os aspectos bióticos como os aspectos abióticos envolvidos. Entre os diferentes ramos no qual a ecologia se insere, está a ecologia humana. Diferentemente da ecologia natural, a ecologia humana:
Qual é a definição correta da ecologia humana?
a. Estuda a relação do ser humano com o seu ambiente natural.
b. Estuda a natureza humana nos seus mais diversos aspectos.
c. Estuda como o ambiente natural modifica as ações humanas.
d. Estuda a ecologia existente dentro do corpo humano.

A poluição de córregos por resíduos tóxicos de fábricas e fazendas é um problema grave na China. No dia 25/01/2012, a agência estatal chinesa de notícias Xinhua divulgou a seguinte notícia: “Poluição de rio na China leva população a estocar água. Níveis de cádmio no rio Longjiang chegaram a três vezes o limite oficial. Poluição de córregos por resíduos tóxicos é um problema grave no país”.
Sobre o assunto, assinale o que for correto.
a. Do ponto de vista da cadeia alimentar, as espécies de organismos do rio que mais acumularão metais pesados serão os produtores e os consumidores primários.
b. Devido aos despejos dos resíduos tóxicos de fábricas e fazendas nesse rio, com o passar do tempo ocorrerá aumento na quantidade de bactérias anaeróbias, o consequente aumento desse tipo de bactérias e da quantidade de oxigênio.
c. Metais pesados, como o cádmio, são produtos não biodegradáveis e prejudicam o meio ambiente por se acumularem nos tecidos dos organismos e se concentram ao longo das cadeias alimentares, acarretando sérios problemas de saúde.
d. O lançamento, no ambiente, de substâncias ou agentes físicos perigosos à saúde humana e de outros organismos é chamado de eutrofização.

Existem diversos tipos de poluição, dependendo da natureza do agente poluente.
Indique qual tipo de poluição não pode ser atribuída a dejetos industriais e demais substâncias químicas.
a. Poluição atmosférica.
b. Poluição do solo.
c. Poluição da água.
d. Poluição térmica.

Nas interações entre a ecologia natural e a ecologia humana, temos a interação entre três fatores importantes: população, recursos naturais e poluição.
Entre as alternativas, assinale aquela que de fato explica como esses três fatores estão inter-relacionados.
a. As populações naturais, ao usarem a poluição gerada pela população humana, acabam por converter os poluentes em recursos naturais. Estes que podem ser novamente utilizados.
b. A poluição naturalmente gerada pelos recursos naturais pode ser prontamente usada por outras populações, inclusive a população humana.
c. As populações humanas se utilizam de recursos naturais diferentes e produzem poluentes diferentes. Independentemente dos recursos utilizados e dos poluentes gerados, não há uma relação próxima entre os dois últimos fatores e as populações que as utilizam.
d. A população humana, ao usar os recursos naturais existentes na natureza, acaba produzindo poluição. Essa poluição pode, no ambiente, contaminar os recursos naturais, tornando-os escassos ou inutilizáveis pela própria população humana.

A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho.
a. A poluição afeta os indivíduos de maneira igualitária.
b. A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho.
c. A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, de forma que indivíduos mais favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição, em comparação a indivíduos menos favorecidos, devido às condições alimentares, habitacionais e de trabalho.
d. A poluição afeta os indivíduos de maneiras diferentes, os indivíduos menos favorecidos sofrem mais os aspectos da poluição em comparação com indivíduos mais favorecidos, devido à maior exposição à poluição tecnológica à qual estão expostos.

Mais conteúdos dessa disciplina