Logo Passei Direto
Buscar
A migração sempre fez parte das sociedades humanas. A mobilidade e a capacidade de adaptação a distintos ambientes são marcas registradas da nossa história evolutiva. Atualmente, a International Organization for Migration, da Organização das Nações Unidas (ONU), estima haver em torno de um bilhão de migrantes no mundo, cerca de 230 milhões vivendo fora dos seus países de origem (migrantes internacionais). Mais de 10% da população dos países desenvolvidos é estrangeira, proporção de 1,6% nos países periféricos. Em números absolutos, são 135 milhões de migrantes internacionais vivendo em países desenvolvidos e 95 milhões em países periféricos (FIALKOW, 2016).
Com base no texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:
A migração de países periféricos para países centrais está relacionada à busca de melhores condições de vida, destacadamente empregos.
A entrada maciça de imigrantes nos países centrais reflete as políticas atuais de incentivo à entrada de imigrantes para suprir a escassez de mão de obra.
Esses números levaram os países centrais a endurecer as suas políticas migratórias, aumentando as barreiras à entrada de migrantes.
As transformações no capitalismo que aumentaram as desigualdades entre os países e as tecnologias de comunicação e transporte fizeram com que as migrações internacionais se expandissem rapidamente.
As novas migrações envolvem uma diversidade de situações, mas chama a atenção a ilegalidade e o risco ao qual se expõem essas populações migrantes em sua jornada.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para identificar a alternativa INCORRETA, vamos analisar cada uma delas: 1. A migração de países periféricos para países centrais está relacionada à busca de melhores condições de vida, destacadamente empregos. - Correta, pois a busca por melhores condições de vida e emprego é uma das principais razões para a migração. 2. A entrada maciça de imigrantes nos países centrais reflete as políticas atuais de incentivo à entrada de imigrantes para suprir a escassez de mão de obra. - Essa afirmação pode ser considerada INCORRETA, pois muitos países centrais têm endurecido suas políticas migratórias, dificultando a entrada de imigrantes, ao invés de incentivar. 3. Esses números levaram os países centrais a endurecer as suas políticas migratórias, aumentando as barreiras à entrada de migrantes. - Correta, já que muitos países têm adotado políticas mais restritivas. 4. As transformações no capitalismo que aumentaram as desigualdades entre os países e as tecnologias de comunicação e transporte fizeram com que as migrações internacionais se expandissem rapidamente. - Correta, pois as desigualdades e as melhorias nas tecnologias de transporte e comunicação têm impulsionado a migração. 5. As novas migrações envolvem uma diversidade de situações, mas chama a atenção a ilegalidade e o risco ao qual se expõem essas populações migrantes em sua jornada. - Correta, já que a ilegalidade e os riscos são aspectos relevantes das migrações contemporâneas. Portanto, a alternativa INCORRETA é a segunda.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina