Logo Passei Direto
Buscar
No que tange à produção literária parnasiana no Brasil, tem-se como obra inaugural do movimento Fanfarras (1882), de Teófilo Dias. Posteriormente, Olavo Bilac assumiu o posto de mentor parnasiano.
Nesse sentido, um dos fatores conjecturais que fez de Bilac o nome mais importante dessa escola literária foi:
A ) A estilística empregada em sua escrita.
B ) A lírica romântica de suas obras.
C ) O caráter ideológico ufanista e nacionalista em suas obras.
D ) O caráter ideológico antipatriótico apresentado em suas obras.
E ) A produção direcionada apenas à alta burguesia da sociedade da época.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à pergunta sobre o papel de Olavo Bilac na literatura parnasiana, é importante considerar as características que o destacaram dentro desse movimento. O parnasianismo é conhecido por sua busca pela forma perfeita, pela estética e pela objetividade, além de um certo distanciamento emocional. Analisando as alternativas: A) A estilística empregada em sua escrita - Esta opção é válida, pois a estilística é um aspecto importante do parnasianismo, e Bilac é conhecido por sua técnica refinada. B) A lírica romântica de suas obras - Esta opção não se aplica, pois o parnasianismo se opõe ao romantismo, buscando uma poesia mais objetiva e menos emocional. C) O caráter ideológico ufanista e nacionalista em suas obras - Esta opção é relevante, pois Bilac incorporou elementos nacionalistas em sua poesia, celebrando a cultura e a identidade brasileira. D) O caráter ideológico antipatriótico apresentado em suas obras - Esta opção é incorreta, pois Bilac não é conhecido por um viés antipatriótico. E) A produção direcionada apenas à alta burguesia da sociedade da época - Embora Bilac tenha escrito para um público mais elitizado, isso não é um fator que o tenha tornado o nome mais importante do parnasianismo. Dentre as opções, a que melhor representa um dos fatores que fez de Bilac o nome mais importante da escola literária parnasiana é: C) O caráter ideológico ufanista e nacionalista em suas obras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o Naturalismo no Brasil, é correto afirmar:
I.Coelho Neto e Afrânio Peixoto produziram obras que fazem parte do que a crítica chamou de Naturalismo Estilizado. II.Como principais obras de Afrânio Peixoto podemos citar Maria Bonita, Sinhazinha e O Ateneu. III.O Naturalismo Estilizado, segundo Alfredo Bosi, traz a "pureza" verbal e o evasionismo dentro dos enredos. IV.Em Casa de pensão, Aluísio Azevedo apresenta o tema do preconceito racial, numa construção que se pode chamar de romance de tese. V.O cortiço, de Aluísio Azevedo, é a obra que mais se sobressai do autor, pela criatividade com que são retratadas as mazelas sociais do Brasil do século XIX.
a ) I, III e V.
b ) I, II e V.
c ) I, II e IV.
d ) II, III e V.
e ) I, II e III.

Sobre o Realismo no Brasil é correto afirmar que:
I.Ressurreição e Memórias póstumas de Brás Cubas são obras escritas por Machado de Assis, pertencentes a sua vertente romântica e realista, respectivamente.
II.Dado o contexto político da época, o Realismo passou a ser visto como contraponto do Romantismo, à medida que não servia à burguesia avessa a transformações.
III.Raul Pompeia, em O Ateneu, apresentou ao leitor temas canônicos sob um viés estritamente realista.
a ) Somente II e III.
b ) Somente I e II.
c ) Somente III.
d ) Somente II.
e ) Em I, II e III.

Porque Macunaíma é considerado o personagem que faz uma afirmação positiva da identidade indígena e afro-brasileira, mesmo sendo chamado de herói sem caráter?
Assinale a alternativa correta:
a ) Por ser preguiçoso e aventureiro, adulto e criança.
b ) Por ser um personagem multifacetado e polimórfico, de múltiplo caráter.
c ) Por ser um personagem que simplesmente apresenta falta de caráter.
d ) Por ser porta-voz de um discurso político panfletário.
e ) Por ser em um só tempo personagem negro, índio e branco.

Sobre Gregório de Matos é correto afirmar que:
I.Sua poesia pode ser dividida em três temas: sacra, satírica e erótico-amorosa. II.Em muitas de suas obras enalteceu a mulher negra ou mestiça e a língua indígena falada no Brasil. III.Recebeu a alcunha de Boca do Inferno por utilizar linguagem feroz e obscena em seus poemas para referir-se aos seus desafetos. IV.Em suas obras, desclassificou a mulher que não pretendia por esposa e idealizou a mulher com quem pretendia se casar. V.Jamais demonstrou algum tipo de preconceito em suas obras, seja racial ou sexista.
a ) I, II e III.
b ) I, II e V.
c ) I, III e IV.
d ) II, IV e V.
e ) II, III e V.

No movimento literário conhecido como Romantismo, nos deparamos com vários exemplos de visão discriminatória em relação aos negros no Brasil. No entanto, o poema "O navio negreiro", de Castro Alves, contribuiu para uma discussão mais abrangente das questões afro-brasileiras, da seguinte forma:
a ) O poema incita os negros e brancos a unirem-se pela abolição.
b ) O poema valoriza a cultura ancestral africana.
c ) O poema coloca em pauta o negro e seus sofrimentos com a escravização.
d ) O poema é o primeiro a trazer um protagonista negro como narrador.
e ) O poema faz uma análise fria da escravidão.

Nos anos que antecedem a Semana de Arte Moderna, há muitos eventos e artistas que podem ser considerados. Porém, observando esse contexto, é preciso mencionar dois nomes de artistas brasileiros ligados às artes plásticas e que são de grande importância para antecipar a Semana e a fase inicial do nosso Modernismo.
Esses artistas de inegável relevância entre os anos de 1917 e 1922, período de pré-eclosão modernista, são:
a) Anita Malfatti e Lasar Segall
b) Lasar Segall e Victor Brecheret
c) Mário de Andrade e Oswald de Andrade
d) Anita Malfatti e Tarsila do Amaral
e) Anita Malfatti e Victor Brecheret

Mais conteúdos dessa disciplina