Buscar

Qual princípio tributário que o art 145§1°CF assegura e sua aplicação?

💡 6 Respostas

User badge image

Samuel

PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: ART. 145, § 1º - CF. No plano jurídico-positivo a capacidade contributiva significa que um sujeito é titular de direitos e obrigações com fundamento na legislação tributaria vigente, que é quem vai definir aquela capacidade e seu âmbito. No plano ético-econômico, por sua vez, relaciona-se com a justiça econômica material. Aqui se designa por capacidade contributiva a aptidão econômica do sujeito para suportar ou ser destinatário de impostos, que depende de dois elementos: o volume de recursos que o sujeito possui para satisfazer o gravame e a necessidade que tem tais recursos.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

"§ 1º Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte."

Trata-se do princípio da capacidade contributiva. O Estado é obrigado a cobrar o tributo levando em consideração a capacidade que cada indivíduo tem de contribuir.

 

 

1
Dislike0
User badge image

Celso Guimaraes Domingos da Silva

Deve-se destacar que, a despeito da redação do §1º do art 145, a jurisprudência do STF estende a aplicação do princípio da capacidade contributiva a todos os tributos, e não apenas aos impostos, como se observa, por exemplo, ao analisarmos o julgamento do RE 232393 SP:

I. - O fato de um dos elementos utilizados na fixação da base de cálculo do IPTU - a metragem da área construída do imóvel - que é o valor do imóvel (CTN, art. 33), ser tomado em linha de conta na determinação da alíquota da taxa de coleta de lixo, não quer dizer que teria essa taxa base de cálculo igual à do IPTU: o custo do serviço constitui a base imponível da taxa. Todavia, para o fim de aferir, em cada caso concreto, a alíquota, utiliza-se a metragem da área construída do imóvel, certo que a alíquota não se confunde com a base imponível do tributo. Tem-se, com isto, também, forma de realização da isonomia tributária e do princípio da capacidade contributiva: C.F., artigos 150,II145§ 1º.

ps: grifos meus

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais