Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto abaixo: “Gilbert Lewis propôs uma forma de representar a ligação covalente ou molecular, que ficou sendo conhecida como fórmula de Lewis. Ela também é chamada de fórmula eletrônica ou, ainda, fórmula eletrônica de Lewis, porque a sua principal característica é que ela mostra os elétrons na camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos. Cada elétron é representado por um ponto, que fica ao redor do símbolo do elemento químico correspondente. Apenas os elétrons da camada de valência é que ficam ao redor do elemento.”
Utilizando as informações presentes no texto, marque a opção que descreve corretamente algumas ideias fundamentais associadas à teoria de Lewis.
Os prótons da camada de valência desempenham um papel fundamental na ligação química.
Em alguns casos onde ocorre transferência eletrônica e íons de cargas opostas se atraem, são formados compostos metálicos.
Ao propor a teoria do octeto, Lewis definiu que todos os átomos devem conter oito elétrons na camada externa para adquirirem estabilidade.
Lewis argumentou que os átomos podem adquirir uma configuração eletrônica de gás nobre apenas pelo compartilhamento de elétrons.
Os elétrons são transferidos ou compartilhados de tal maneira que cada átomo adquire uma configuração de elétrons especialmente estável.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A opção que descreve corretamente algumas ideias fundamentais associadas à teoria de Lewis é: "Lewis argumentou que os átomos podem adquirir uma configuração eletrônica de gás nobre apenas pelo compartilhamento de elétrons." Essa afirmação reflete a ideia central da teoria de Lewis, que é a formação de ligações covalentes através do compartilhamento de elétrons para alcançar a estabilidade, semelhante à configuração dos gases nobres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto abaixo: "Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si. Elas foram propostas no ano de 1873 pelo químico e físico holandês Diderik Van der Waals. De acordo com Van der Waals, as moléculas podem interagir de forma diferente umas com as outras. Essas interações diferentes exercem uma grande influência sobre o ponto de fusão (PF) e ebulição (PE) das substâncias. Assim, a intensidade em que as moléculas interagem define o seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso)."
As forças intermoleculares estão relacionadas à natureza da ligação covalente, que pode ser polar ou apolar. Marque a alternativa que descreve apenas moléculas polares.
CH4, NO2, O2, H2 e H2O
O2, N2, CO2, H2O e NH3.
O2, H2, H2O, NH3 e HCl.
H2O, NH3, HI, HCl e H2O.
H2, H2O, NH3, O2 e HCl.

Leia o excerto abaixo: "Antes de abordarmos, de fato, as ligações químicas, é indispensável relembrar a regra do octeto, que fundamenta a necessidade da estabilidade eletrônica. A partir de observação, Gilbert N. Lewis e Walter Kossel identificaram os gases nobres, que são encontrados isolados na natureza, o que é algo bastante peculiar. Todos eles têm sua camada de valência completa com 8 elétrons, com exceção do hélio, que apresenta 2 e também é estável. Foi criada, então, a hipótese da regra do octeto (mais comum), que afirma o seguinte: para adquirir a estabilidade eletrônica, as espécies químicas devem ter sua configuração eletrônica na camada de valência similar à dos gases nobres."
A teoria do octeto fornece ferramentas importantes para o estudo de ligações químicas, possibilitando prever a natureza da ligação química baseando-se na quantidade de elétrons presentes na camada de valência. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a substância com a sua respectiva ligação química.
KBr: covalente; PCl3: iônica; NaCl: iônica.
CO2: covalente; NaCl: iônica; SO2: iônica.
NaCl: iônica; HF: iônica; CO2: covalente.
H2: covalente; Cl2: covalente; NaOH: iônica.
H2O: iônica; Cl2: covalente; CH4: covalente.

Leia o excerto abaixo: "Uma das características principais que distinguem uma reação de oxirredução (ou redox) das demais é a presença de um agente oxidante e de um agente redutor. No cotidiano existem muitos exemplos da atuação de agentes oxidantes e de agentes redutores. Lembre-se, porém, de que em todos os casos a redução ocorre simultaneamente à oxidação, portanto, se há um agente redutor, também existe um agente oxidante. O oxigênio é um bom exemplo de agente oxidante, enquanto que a vitamina C é conhecida como um agente redutor poderoso."
Tanto os agentes oxidantes quanto os agentes redutores apresentam algumas características semelhantes e importantes. Marque a alternativa que correlaciona corretamente o tipo de agente com suas características.
Agente oxidante: ganha elétrons; agente redutor: é reduzido.
Agente oxidante: ganha elétrons; agente redutor: perde elétrons.
Agente redutor: causa oxidação de outra substância; agente oxidante: é oxidado.
Agente redutor: perde elétrons; agente oxidante: é oxidado.
Agente redutor: ganha elétrons; agente oxidante: é oxidado.

Leia o excerto abaixo: "Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc. Todos estes compostos apresentam ligações entre seus íons: os cátions e os ânions se atraem fortemente. Assim, estas ligações são de natureza elétrica, e dão origem a retículos ou reticulados cristalinos – em nível microscópico, um cátion atrai vários ânions, e um ânion atrai vários cátions; formando, assim, aglomerados com formas geométricas bem definidas."
Os sólidos cristalinos podem ser classificados de acordo com as ligações que mantêm seus átomos, íons ou moléculas unidas. Considerando essa classificação, marque a alternativa que descreve corretamente características dos sólidos iônicos.
Sólidos iônicos conduzem correte elétrica na sua forma sólida e líquida.
Consistem em átomos covalentemente ligados a seus vizinhos por toda a extensão do sólido.
Compostos iônicos têm uma carga líquida total de zero, cátions e ânions se combinam de forma que suas cargas se neutralizem.
Consistem em cátions mantidos juntos por um mar de elétrons.
São conjuntos de moléculas discretas mantidas no lugar por forças intermoleculares.

Leia o excerto abaixo: "A eletronegatividade corresponde à capacidade que o núcleo de um átomo tem de atrair os elétrons envolvidos em uma ligação química. No entanto, a força com que cada átomo atrai os elétrons é diferente. O átomo de oxigênio é mais eletronegativo que o carbono, o que significa que ele atrai os elétrons da ligação com mais força. Mas como sabemos que um elemento é mais eletronegativo que outro? Bem, a eletronegatividade é uma propriedade periódica, o que quer dizer que ela aumenta ou diminui em intervalos regulares na Tabela Periódica de acordo com o aumento ou diminuição do número atômico dos elementos. É importante ressaltar que esse sentido é exatamente o contrário do sentido do crescimento do raio atômico."
Considere os elementos Na, O, N, F, C e K. Marque a opção que descreve, em ordem crescente da eletronegatividade, os átomos desses elementos:
K, Na, C, N, O e F.
F, O, C, N, K e Na.
Na, K, N, C, O e F.
F, O, C, N, Na e K.
Na, K, C, N, O e F.

Leia o excerto abaixo: "A solubilidade dos sais é uma forma de classificação que nos mostra a capacidade que essas substâncias inorgânicas possuem de se dissolver ou não em água. Conhecer a solubilidade dos sais é importante porque, quando eles se dissolvem em água, sofrem o fenômeno da dissociação (liberação de cátions e ânions)." Para determinar se um sal é praticamente insolúvel ou solúvel, basta conhecer os critérios de solubilidade presentes na tabela 1 a seguir:
Considerando as informações presentes no texto e na tabela 1, marque a opção que descreve apenas produtos de reação que originam precipitados em solução.
CaSO4, MgCO3 e Ca3(PO4)2.
Na2SO4, (NH4)3PO4 e PbCO3.
KNO3, Ag2SO4 e BaCO3.
KNO3, Ag2SO4 e MgCO3.
Na2CO3, NaNO3 e Ag2SO4.

Mais conteúdos dessa disciplina