Buscar

Qual a diferença entre salubridade e peculiaridade ?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Maia

Insalubridade é a condição adversa de trabalho na qual o empregado é exposto a agentes nocivos à saúde acima dos limites de tolerância (CLT art. 189), gerando o direito de receber o adicional correspondente.

A periculosidade, por sua vez, é a condição adversa de trabalho na qual o trabalhador se encontra em contato permanente com inflamáveis e explosivos (CLT art. 193), ou junto à rede elétrica, em sistema elétrico de potência (Lei 7.369/85). Gera também um adicional para o trabalhador, porém, não de ser cumulado com o de insalubridade, devendo o empregado optar por um deles.

1
Dislike0
User badge image

David Melo

Insalubridade é o adicional que é devido ao empregado quando ele trabalha em ambientes em que há a possibilidade de adquirir alguma doença, alergia, etc. Exemplo: ambiente úmido, ambiente com poeira, etc. 

Periculosidade é o adicional que é devido ao empregado quando ele exerce atividades perigosas. Geralmente, o funcionário está passivo à morte (quando ocorrer algum sinistro, lógico). Exemplo: Eletricísta (contato com fio de alta tensão), Frentistas (contato com inflamáveis), etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais