Logo Passei Direto
Buscar

Genética

ESTÁCIO
A eritroblastose fetal é uma doença resultante da incompatibilidade materno-fetal determinada pelo antígeno Rh. Em relação à doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto: Um homem Rh–positivo corre risco de vir a ter filhos com eritroblastose fetal desde que se case com mulheres Rh–negativo. Para que a doença ocorra, é necessário que mulheres Rh–negativo sejam estimuladas por antígenos Rh provenientes de fetos Rh–positivos ou de transfusão de sangue Rh–positivo. Os filhos Rh–negativo não induzirão a formação de anticorpos na mãe, seja ela Rh negativo ou positivo. Não ocorrerá formação de anticorpos anti–Rh, se a mãe e o filho forem Rh–positivo. Filhos Rh–positivo não induzirão a formação de anticorpos na mãe caso ela seja Rh–negativo.
User badge image
Ania Silva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A eritroblastose fetal ocorre quando uma mãe Rh-negativo tem um feto Rh-positivo, levando à formação de anticorpos contra o antígeno Rh. Vamos analisar as afirmativas: 1. Um homem Rh–positivo corre risco de vir a ter filhos com eritroblastose fetal desde que se case com mulheres Rh–negativo. - Correto, se a mulher Rh-negativo tiver um filho Rh-positivo. 2. Para que a doença ocorra, é necessário que mulheres Rh–negativo sejam estimuladas por antígenos Rh provenientes de fetos Rh–positivos ou de transfusão de sangue Rh–positivo. - Correto, a exposição ao antígeno Rh é necessária. 3. Os filhos Rh–negativo não induzirão a formação de anticorpos na mãe, seja ela Rh negativo ou positivo. - Correto, filhos Rh-negativo não induzem a formação de anticorpos. 4. Não ocorrerá formação de anticorpos anti–Rh, se a mãe e o filho forem Rh–positivo. - Correto, não há formação de anticorpos se ambos forem Rh-positivo. 5. Filhos Rh–positivo não induzirão a formação de anticorpos na mãe caso ela seja Rh–negativo. - Incorreto, filhos Rh-positivo induzem a formação de anticorpos na mãe Rh-negativo. Portanto, a afirmativa que está incorreta é a última.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A aglutinação é a reação que ocorre entre aglutinogênios e aglutininas, o que provoca aderência entre as hemáceas ou sua destruição.
Sobre isso, assinale a alternativa correta.
Aglutinogênios são anticorpos dissolvidos no plasma sanguíneo e aglutininas são antígenos encontrados nas hemácias humanas.
As aglutininas são produzidas pelos macrófagos e monócitos.
Os aglutinogênios são produzidos por linfócitos e plasmócitos.
Aglutinogênios são imunoglobulinas.

O uso do sistema ABO é a maneira mais comum de classificar o sangue humano, baseado nas propriedades das hemácias. Existem 4 grupos sanguíneos (A, AB, O e B). Dentre eles, um deles é considerado o receptor universal e outro o doador universal.
São eles, respectivamente:
AB+ e O-
O+ e AB+
AB+ e O+
O- e AB+
O- e AB-

As flores da planta maravilha podem ser vermelhas, brancas ou rosas. As flores vermelhas e brancas são homozigotas, enquanto as rosas são heterozigotas. Para se obter 50% de flores brancas, é necessário cruzar:
duas plantas de flores vermelhas.
uma planta de flores brancas com outra de flores rosas.
duas plantas de flores rosas.
uma planta de flores vermelhas com outra de flores brancas.
uma planta de flores rosas com outra de flores vermelhas.

Numa população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, formada por 10.000 indivíduos, existem 900 do tipo Rh negativo.
Espera-se que o número de indivíduos Rh positivo homozigoto nessa população seja de:
4.900
9.100
900
2.100
4.550

Apesar de raras, as síndromes genéticas, como também são chamadas as anomalias cromossômicas, são um dos motivos de preocupação da gestante.
O cariótipo abaixo é um exemplo de qual síndrome genética?
Síndrome de Patau.
Síndrome de Turner.
Síndrome de Down
Síndrome de “Cri-du-chat”
Síndrome de Edwards.

Na genealogia abaixo, as pessoas indicadas pelos números 1, 2, 4, 5 e 7 apresentam uma anomalia condicionada por gene autossômico dominante.
Após a análise da genealogia, pode-se concluir que:
não há possibilidade da pessoa indicada pelo número 5 ser heterozigótica.
a pessoa indicada pelo número 3 transmitiu o gene recessivo para seu descendente indicado pelo número 7.
a pessoa indicada pelo número 4 é homozigótica.
apenas as pessoas indicadas pelos números 1 e 2 são heterozigóticas.
o casal indicado pelos números 6 e 7 não poderá ter descendentes com fenótipo normal.

(UEL-2006) Considere que um cientista esteja, em um laboratório, tentando reproduzir “in vitro” a síntese de moléculas de DNA.
Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, CORRETAMENTE, as moléculas imprescindíveis que ele deve utilizar para que possa atingir o seu objetivo.
As enzimas RNA e DNA polimerase; vinte tipos diferentes de aminoácidos; DNA e RNA.
A enzima DNA polimerase; os vinte tipos diferentes de aminoácidos, DNA e RNA.
Os nucleotídeos contendo as bases nitrogenadas timina, guanina, adenina e citosina; a enzima RNA polimerase; RNA mensageiro e DNA.
As enzimas RNA e DNA polimerase; os três tipos de RNA (mensageiro, transportador e ribossômico) e DNA.
Quatro diferentes tipos de nucleotídeos, contendo as bases nitrogenadas adenina, timina, citosina e guanina; a enzima DNA polimerase e DNA.

Mais conteúdos dessa disciplina