Logo Passei Direto
Buscar
Nos atuais modelos de democracia, principalmente em sociedades com alto grau de diversidade, pode-se perceber a crescente preocupação em se discutir as políticas de gênero e a garantia dos direitos sociais das minorias. No entanto, alguns grupos ainda carecem de maior visibilidade e aceitação no debate social. Podemos afirmar que os transexuais, enquanto minoria discriminada, fazem parte desses grupos que enfrentam diversas resistências na sociedade.
Em vista desses apontamentos e tendo como referência o texto base, analise as afirmações a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ) A situação dos transexuais é pensada na sociedade a partir da concepção de responsabilidade social. ( ) Em uma perspectiva de cidadania, a questão dos transexuais na sociedade deve ser uma discussão de direitos sociais. ( ) A questão dos direitos sociais dos transexuais não deve ser discutida em um âmbito político, pois se trata de assunto moral. ( ) Nos espaços organizacionais, os transexuais devem ser tratados com a distinção reservada ao gênero que eles assumem em suas vidas sociais e particulares. Marque a alternativa que apresenta a ordem correta de afirmações verdadeiras e falsas.
A F, V, F, V.
B F, F, V, V.
C V, F, V, F.
D V, F, F, V.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a situação dos transexuais na sociedade: ( ) A situação dos transexuais é pensada na sociedade a partir da concepção de responsabilidade social. É falsa (F). Embora a responsabilidade social seja um conceito importante, a situação dos transexuais muitas vezes é negligenciada e não é amplamente discutida sob essa perspectiva. ( ) Em uma perspectiva de cidadania, a questão dos transexuais na sociedade deve ser uma discussão de direitos sociais. É verdadeira (V). A cidadania implica em garantir direitos a todos os indivíduos, incluindo os transexuais, e a discussão sobre seus direitos sociais é fundamental para a inclusão e aceitação. ( ) A questão dos direitos sociais dos transexuais não deve ser discutida em um âmbito político, pois se trata de assunto moral. É falsa (F). A discussão sobre os direitos sociais dos transexuais é, sim, uma questão política, pois envolve a luta por direitos e reconhecimento em uma sociedade democrática. ( ) Nos espaços organizacionais, os transexuais devem ser tratados com a distinção reservada ao gênero que eles assumem em suas vidas sociais e particulares. É verdadeira (V). O respeito à identidade de gênero é fundamental para garantir a dignidade e os direitos dos transexuais. Portanto, a sequência correta é: F, V, F, V. A alternativa que apresenta essa ordem é a A) F, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma estrutura bem definida de um espaço organizacional voltado para determinada finalidade produtiva, pode-se perceber quatro passos de ordenamento que permitem o fluxo e a utilização eficaz de informações, desde as diretorias até a execução final do processo produtivo.
Sobre esses quatro passos, associe os itens, a seguir, com suas respectivas definições, utilizando a numeração de cada um:
( ) Diretorias e centros gestores coletam as diversas informações advindas como estímulo de todos os setores da empresa.
( ) Proposição de normas, protocolos e implementação de ações e programas.
( ) Construção de gráficos, planilhas e demonstrativos baseados nas informações.
( ) Busca adequar, por meio de reuniões e projetos, as melhores formas de utilização das informações em distintas áreas.
A) II, I, IV, III.
B) I, IV, III, II.
C) I, III, IV, II.
D) IV, III, I, II.

Na organização política e social é claramente importante a sincronia entre três esferas bem definidas, a iniciativa privada, empresas, o grupo social, sociedade e o poder público: Estado. Os três compõem o sistema no qual se desenvolvem todas as ações sociais, políticas e econômicas.
Sobre essas três esferas sociais, associe os itens utilizando o código a seguir:
( ) Estabelece fontes de renda e sobrevivência, além de laços de relações profissionais e sociais.
( ) Oferece recursos necessários para os processos produtivos, bem como condições para seu crescimento e ganho.
( ) Desenvolve parcerias, ações sociais, estimulando o crescimento econômico e social.
A) III, II, I.
B) II, I, III.
C) III, I, II.
D) II, III, I.

Ao se pensar sobre a forma como se organiza a sociedade, pode-se vislumbrar a intrínseca relação entre três esferas, a saber, a sociedade civil (cidadãos), iniciativa privada (empresas) e poder público (Estado), estão todas interligadas pelas relações sociais, políticas e econômicas.
Sobre esse tema, assinale a alternativa que melhor expressa a forma como a Responsabilidade Social contribui para essa relação:
A A sociedade civil, ou seja, os cidadãos organizados de forma independente, cobram do poder público a participação da iniciativa privada na gestão de políticas públicas de atendimentos básicos, tais como saúde, educação e segurança, criando assim a necessidade de se implantar ações de responsabilidade social.
B As empresas, ao empreenderem ações de responsabilidade social, estão contribuindo para o bem-estar da sociedade civil, os cidadãos, em geral, ajudam suprir lacunas do atendimento oferecido pelo poder público, criando uma relação de reciprocidade entre as três esferas.
C O Estado, ao impor às empresas a criação de projetos de responsabilidade social, está criando um canal de compensação pelos recursos que a iniciativa privada recebe da sociedade civil, os cidadãos, este processo ajuda a suprir diversas lacunas nos atendimentos básicos à sociedade.
D As empresas conseguem aumentar sua empatia social, ganhando credibilidade do mercado consumidor, ao suprir as lacunas deixadas pelo Estado no atendimento básico social, criando assim uma forte crítica ao poder público e adesão da sociedade civil.

A busca da igualdade de gêneros no mundo do trabalho é um desafio não só econômico, mas também político, social e ético, que toca diversos âmbitos da vida das famílias.
Tendo em vista a opinião do autor sobre o tema, bem como seus estudos, marque, a seguir, a afirmativa que melhor demonstra os âmbitos sociais envolvidos nessa discussão.
A A questão da igualdade de gênero no mundo do trabalho abarca uma discussão em vários âmbitos, seja a partir da própria estrutura familiar, na qual o homem sempre foi tido como provedor, seja a partir da hierarquia social, na qual as mulheres sempre estiveram em postos submissos, ou ainda na própria disputa econômica por melhores posições de emprego.
B A questão que abarca a discussão de gênero deve ser analisada a partir do ponto de vista ético da família, no qual a mulher deve ser a cuidadora e educadora dos filhos, bem como do ponto de vista social, que demonstra claramente a necessidade de hierarquização. Por fim, a esfera econômica que deve garantir ao homem, provedor do lar, a oportunidade de trabalho.
C A questão sobre a igualdade de gênero vem sendo tratada há várias décadas, principalmente em vista de se adequar o trabalho da mulher no lar às demandas do trabalho no mercado financeiro, nesse sentido, resguarda-se a condição social de acesso dos homens aos postos de comando, uma vez que eles possuem a possibilidade de se ausentarem de casa por mais tempo.
D A questão que envolve o problema da igualdade de gênero deve ser discutida primeiro no âmbito familiar, sendo apenas viável se a mulher puder se ausentar de casa, já no âmbito social é preciso uma hierarquização que mantenha a ordem social, definindo bem os espaços destinados às mulheres e aos homens, principalmente na esfera econômica.

O século XX pode ser tido como o século no qual se viu as mais profundas mudanças nos processos produtivos, no aumento da capacidade de criação de novos produtos e tecnologia, impulsionadas principalmente pela iniciativa privada.
Sobre esse tema, tendo em vista a relação entre a produção na iniciativa privada e poder público na discussão sobre a questão ambiental, é correto afirmar:
I – Os processos produtivos, desde o início da expansão industrial, sempre estiveram regulamentados por rígida legislação ambiental.
II – A ideia de progresso econômico por meio da produção industrial sempre esteve alinhada a uma visão de bem-estar ambiental.
III – No Brasil, nas últimas três décadas, houve uma importante sofisticação nas políticas regulatórias de utilização dos recursos naturais na produção.
IV – As políticas ambientais no Brasil, desde a Constituição de 1988, têm incentivado e privilegiado as empresas que produzem mais, gerando mais progresso.
V – Uma visão de progresso econômico puramente tecnicista pode levar a uma negligência com relação à utilização dos recursos naturais.
A) Apenas III e IV.
B) Apenas a IV.
C) Apenas II e V.
D) Apenas as III e V.

A formação de um agrupamento social, uma sociedade complexa e bem organizada se dá a partir de processos bem definidos e interligados, sendo necessários movimentos de sofisticação e evolução paulatina desses movimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do processo de formação de uma sociedade complexa:
I – Construção política.
II – Busca de segurança e sobrevivência.
III – Traços simbólicos de cultura.
IV – Interação ao meio natural.
A) II, III, I, IV.
B) I, II, IV, III.
C) II, IV, III, I.
D) IV, II, III, I.

As empresas privadas sempre tiveram importante papel no crescimento econômico e social das sociedades nas quais estão inseridas, no entanto, a partir da segunda metade do século XX, principalmente após a década de 1950, as empresas começaram a perceber a necessidade de incrementar suas ações sociais, principalmente por conta da Responsabilidade Social. Sobre o exposto, assinale a alternativa que melhor explica o tema da incrementação da Responsabilidade Social nas empresas a partir da segunda metade do século XX:
A) A segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 50 e 60, assistiu a uma crescente onda de protestos trabalhistas e sociais, tendo em conta o exponencial crescimento econômico em detrimento a um crescente empobrecimento das classes trabalhadoras.
B) A partir da década de 1950, devido a uma crescente recuperação do setor produtivo, viu-se a necessidade de se integrar crescimento econômico e bem-estar social, principalmente em vista de um comprometimento maior entre o setor privado e a sociedade na qual está inserido.
C) A década de 1950 apresenta uma forte intervenção estatal sobre a iniciativa privada, principalmente por conta do aumento da influência das ideologias trabalhistas de esquerda que buscavam diminuir o incrível crescimento econômico causado pela iniciativa privada.
D) A segunda metade do século XX, mais especificamente após a Segunda Grande Guerra Mundial, assistiu ao empobrecimento em praticamente todos os países, tendo como principal causa o aumento da industrialização e a degradação ambiental, o que levou a implementação de políticas de responsabilidade social.

O investimento em marketing das empresas pode estar direcionado nas seguintes disposições: (A) investimento em conjunto com projetos de ações sociais por meio da responsabilidade social, contemplando assuntos sociais de ampla discussão e demandas da população; ou (B) apenas direcionado para a promoção de produtos e disputa mercadológica, não se direcionando para ações sociais.
Analise as afirmativas, a seguir, a respeito da questão do investimento em marketing:
I- O marketing pode ser entendido como societal na disposição (A), pois abarca estímulos sociais externos, e pode ser entendido como promocional na disposição (B), pois atende apenas à divulgação de bens de consumo ou serviço.
II- O investimento em marketing só contribui para o aumento de lucros quando direcionado para alavancagem das vendas, sendo apenas social quando contempla ações de responsabilidade social.
A) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras.
B) A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
D) A primeira e a segunda afirmativa são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

Uma das mais destacadas marcas da modernidade é a manipulação, produção e utilização de compostos químicos sintéticos, desde o plástico até substâncias de conservação de alimentos, embalagens e metais diversos. Essa produção representou a inserção de componentes não naturais no meio ambiente e, por sua vez, um efeito colateral do processo produtivo, a produção de resíduos. Nos grandes centros urbanos esse quadro tem se tornado um problema social e de saúde pública.
Diante disso, complete a frase que se segue com a alternativa correta: “A reciclagem tem um papel preponderante na sociedade porque...
A) ela permite o descarte mais rápido dos produtos reutilizáveis, tornando o processo produtivo mais lucrativo, criando maior demanda de produtos, tornando-se meio de renda e subsistência.
B) diminui o volume de lixo jogado no meio ambiente, permitindo a revenda de produtos reutilizáveis, não processados, que são comercializados como seminovos, gerando um mercado paralelo muito lucrativo.
C) aumenta a produção industrial, uma vez que todo o material dispensado após a utilização será retornado para as fábricas, evitando o acúmulo de materiais não naturais no meio ambiente e gerando renda.
D) ela permite a reutilização de produtos não naturais que seriam dispensados no meio ambiente, além de se tornar um meio de renda para os indivíduos que trabalham na coleta e processamento desses materiais.

Mais conteúdos dessa disciplina