Logo Passei Direto
Buscar

Redação Publicitária

Colégio Objetivo
É relevante saber as causas da PC pois, a partir dessa identificação, é possível definir estratégias de prevenção que devem estar presentes tanto nas políticas públicas quanto nos serviços de saúde. A PC é provocada por multicausalidade com a presença de diversos agentes etiológicos.
Sobre as causas da PC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os fatores endógenos (potencial genético) e exógenos (agentes externos ao corpo) têm influência etiológica.
( ) O momento causador da PC pode ocorrer em três períodos distintos: pré-natal, perinatal e pós-natal.
( ) O período perinatal apresenta as causas relacionadas ao feto e as causas relacionadas ao trabalho de parto.
( ) As causas pós-natais são as mais prevalentes, e podem ser evitadas com o uso de fatores protetores, como medicamentos, por exemplo.
A F - F - V - V.
B V - V - V - F.
C V - V - F - V.
D V - F - V - V.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as causas da PC (Paralisia Cerebral): ( ) Os fatores endógenos (potencial genético) e exógenos (agentes externos ao corpo) têm influência etiológica. É verdadeira (V). Tanto fatores genéticos quanto fatores externos podem contribuir para o desenvolvimento da PC. ( ) O momento causador da PC pode ocorrer em três períodos distintos: pré-natal, perinatal e pós-natal. É verdadeira (V). Esses três períodos são reconhecidos como momentos críticos em que podem ocorrer fatores que levam à PC. ( ) O período perinatal apresenta as causas relacionadas ao feto e as causas relacionadas ao trabalho de parto. É verdadeira (V). O período perinatal abrange tanto as condições que afetam o feto quanto as complicações que podem ocorrer durante o trabalho de parto. ( ) As causas pós-natais são as mais prevalentes, e podem ser evitadas com o uso de fatores protetores, como medicamentos, por exemplo. É falsa (F). Embora existam causas pós-natais, as causas pré-natais e perinatais são geralmente mais prevalentes na etiologia da PC, e nem todas as causas pós-natais podem ser evitadas apenas com medicamentos. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A PcD que se locomove em cadeira de rodas necessita de acessibilidade com certas determinações específicas, contendo os parâmetros fisicoespaciais que podemos encontrar registrados na NBR 9050. O módulo de referência, a área de aproximação e as dimensões de alcance manual são parâmetros de acessibilidade determinados para auxiliar a PcD que se locomove em cadeira de rodas. Sobre o módulo de referência, a área de aproximação e as dimensões de alcance manual, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O módulo de referência é a projeção de espaço acessível para uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizadas ou não.
II- A área de aproximação é o espaço acessível, que deve estar garantido, entre o módulo de referência e qualquer objeto.
III- A área de aproximação no espaço de posicionamento frontal ou longitudinal deve ter 0,25 metros a 0,50 metros.
IV- A dimensão de alcance manual máximo confortável para uma pessoa em cadeira de rodas é de 1,20 metros.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Existem mais de 30 tipos de distrofias musculares, contudo, apesar da variabilidade, há ocorrência significativa de seis tipos da doença mais comuns no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (2016). O tipo mais comum de distrofia muscular é a Distrofia Muscular de Duchenne.
Sobre a Distrofia Muscular de Duchenne, assinale a alternativa CORRETA:
A) É uma doença progressiva cuja evidência clínica observada ao exame físico é denominada Sinal de Gowers, analisada na infância, em torno dos dez anos de idade.
B) É uma doença causada por uma anomalia nos genes responsáveis pela distribuição de proteínas específicas musculares, sendo a principal a creatina quinase (CK).
C) É uma doença hereditária, podendo ser transmitida por herança autossômica ou ligada ao cromossomo X, ocorrendo no sexo feminino, sendo rara no sexo masculino.
D) É uma doença que manifesta fraqueza muscular generalizada no corpo, hiperlordose, escoliose, pseudo-hipertrofia da panturrilha e marcha anserina.

Resgatando a história, é possível observar que há séculos foi descrita a PC, sendo apresentada na legislação, nos livros, em encontros acadêmicos científicos mundiais e nos artigos científicos. Leis específicas no Brasil e alguns acontecimentos científicos ao redor do mundo abordam a PC.
Assinale a alternativa CORRETA com relação ao aspecto legislativo para a PC:
A) O Decreto Nº 3.298 de 20.12.1989 regulamenta a PC no Brasil.
B) O Simpósio de Oklahoma, em 1959, definiu a expressão PC.
C) A Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1999, dispõe sobre a PC.
D) A PC é considerada deficiência física e está na legislação brasileira.

A relação entre pais e filhos exige várias habilidades sociais. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral dos filhos e de prepará-los para a vida, os pais utilizam-se de três estratégias básicas para educá-los.
Nesse sentido, analise as sentenças que seguem: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I – Os pais utilizam recompensas e punições para educar.
II – Os pais estabelecem normas, explicações, exortações e estímulos.
III – Os pais utilizam a ferramenta de modelação de comportamento.
IV – Os pais utilizam o feedback negativo para modificar o comportamento.

A avaliação tem como objetivo diagnosticar uma condição, sendo que, a partir dos resultados, é possível tratar os dados, organizando-os a fim de estabelecer conhecimentos epidemiológicos que contribuirão para políticas públicas em saúde.
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é utilizada como um instrumento de avaliação da deficiência. A CIF também é:
A Um exemplo de avaliação composta por componentes desassociados.
B Um instrumento aceito no território nacional e mundialmente abnegado.
C Um instrumento avaliativo que pode ser utilizado por equipe multiprofissional ou interdisciplinar.
D Um modelo unidirecional que avalia a condição de saúde e o ambiente.