Buscar

consolidação da republica

 

"O General Pedro Aurélio de Góis Monteiro, em nome das classes armadas, declara que o Exmo. Sr. Presidente da República, diante dos últimos acontecimentos políticos, se afastara do governo, transmitindo o poder ao Presidente do Supremo Tribunal Federal. O Sr. Presidente fará uma proclamação ao povo brasileiro, concorrendo com a sua renúncia de alto patriotismo para que a ordem pública não sofra solução de continuidade e se mantenha inalterado o prestígio do Brasil". (ALMANAQUE FOLHA, 1945). O texto acima faz referência à renúncia do presidente Getúlio Vargas, que recebeu grandes pressões de grupos políticos para que deixasse o poder. Quais foram estes grupos políticos

Alternativas:

  • a)

Os generais rebelados, e os representantes do conservadorismo político da época.

  • b)

Os membros da política oligárquica da Primeira República, que finalmente voltaram ao poder.

  • c)

Os comunistas, como Luiz Carlos Prestes, e os integralistas, que ansiavam pelo fim da Era Vargas.

  • d)

Os políticos reacionários, que em conjunto com os membros da elite intelectual do Brasil, lutaram pela derrocada do governo Vargas.

2)

O desenvolvimentismo liderado por JK durante o seu governo levou o Brasil a um momento de euforia no final da década de 1960. A construção de Brasília, concluída em 1960, coroou esta política. Contudo, apesar dos grandes avanços, como na industrialização, o governo teve que encarar diversos problemas, principalmente no final do seu governo. A este respeito, assinale a alternativa que melhor explica estes problemas:

Alternativas:

  • a)

Os gastos faraônicos com a construção de Brasília, os constantes empréstimos feitos junto ao FMI e a emissão desordenada de papel moeda agravaram a crise econômica e o rombo da dívida externa no governo JK.

  • b)

A crise foi causada principalmente pela instabilidade democrática pela qual o país passava, o que já era um indício do futuro golpe militar.

  • c)

Os opositores do governo no Senado começaram um movimento orquestrado e ordenando para barrar todas as votações que favorecessem o presidente JK, o que desarticulou politicamente o seu governo.

  • d)

O Brasil vivia em crise econômica desde o governo Dutra, e a construção de Brasília não corroborou para o agravamento desta situação.

3)

As chamadas reformas de Base, do presidente João Goulart, causaram grande mau estar entre o presidente e diversos grupos elitistas brasileiros, apoiados inclusive pelos militares. Assinale a alternativa que justifica este temor por parte das elites brasileiras com relação às reformas de base:

Alternativas:

  • a)

Este medo é justificado exclusivamente pela simpatia exagerada do presidente Jango para com os comunistas, apesar de ele manter boas relações diplomáticas com os EUA.

  • b)

Várias propostas que João Goulart elencou em suas reformas de base prejudicariam os interesses destas elites, tais como a nova lei do inquilinato e o controle das remessas de dinheiro enviadas para for a do Brasil.

  • c)

O temor era o de que, as reformas de base, se fossem aprovadas pelo congresso, limitaria os poderes dos futuros presidentes, condicionando o Brasil ao parlamentarismo.

  • d)

As reformas de base não fizeram João Goulart entrar em Rota de Colisão com as elites brasileiras, uma vez que este presidente eleito tinha o apoio destas elites.

4)

O movimento guerrilheiro foi uma das formas encontradas pelos brasileiros para se oporem ao regime de exceção inaugurado pelos militares em 1964. Sobre este movimento, assinale a alternativa que melhor elenca suas principais características.

Alternativas:

  • a)

O movimento guerrilheiro reuniu os ativistas do exército contrários à ditadura e a favor da democracia. O movimento saiu-se bem e foi uma das forças de combate aos militares durante todo o período militar.

  • b)

A guerrilha brasileira tinha características marcadamente urbanas, com o envolvimento de diversos líderes estudantis, terroristas e até mesmo líderes associações de moradores.

  • c)

Esta guerrilha foi organizada no interior do Brasil, muitas vezes em acampamentos clandestinos ou mesmo em florestas, e tinham como objetivo unificar os diversos movimentos da época contrários a Ditadura Militar. Contudo a guerrilha foi duramente reprimida pelo governo ditatorial.

  • d)

A guerrilha brasileira foi praticamente insignificante, reunindo meia dúzia de soldados que tentaram um levante sem sucesso durante alguns dias na região do Araguaia.

5)

Quais elementos justificam a classificação da Constituição de 1988 como uma Constituição Cidadã?

Alternativas:

  • a)

A característica de não permitir a pena de morte, mesmo que o crime seja hediondo e com múltiplas qualificações.

  • b)

Por conta da garantia da realização de plebiscitos, sempre que estes forem necessários.

  • c)

Na verdade, esta constituição não pode ser considerada como cidadão, pois é extremamente autoritária.

  • d)

Ela é considerada cidadão porque foi promulgada e aprovada pela ampla maioria da assembleia constituinte, além de garantir em seus textos vários direitos para a população, como o Habeas Corpus.

💡 1 Resposta

User badge image

Silvana Montovani

1=a  , 2=a ,3=b , 4=c , 5=d

Estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais