Logo Passei Direto
Buscar
A presença de outros que veem o que vemos e ouvem o que ouvimos garantem-nos a realidade do mundo e de nós mesmos; e, embora a intimidade de uma vida privada plenamente desenvolvida, tal como jamais se conheceu antes do surgimento da era moderna e do concomitante declínio da esfera pública, sempre intensifica e enriquece grandemente toda a escala de emoções subjetivas e sentimentos privados, esta intensificação sempre ocorre às custas da garantia da realidade do mundo e dos homens.
A partir do texto, escolha a alternativa correta:
O reconhecimento da pluralidade de identidades existentes nas sociedades contemporâneas é fundamental para que os indivíduos possam exercer participação ativa e democrática no espaço público.
Para Arendt, as emoções subjetivas e os sentimentos privados não estão relacionados com a realidade do mundo e dos homens.
As sociedades contemporâneas têm presenciado aquilo que a filósofa chama de “declínio da esfera pública”, de modo que as identidades contemporâneas devem ser conformadas e projetadas apenas nos espaços privados.
Para Hannah Arendt, a realidade de nossa existência não está relacionada com o reconhecimento da nossa identidade por parte dos outros.
Nas democracias contemporâneas tornou-se preferível que as identidades particulares das minorias não sejam projetadas no espaço público, uma vez que são diferentes dos padrões tradicionais.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A alternativa correta é: "O reconhecimento da pluralidade de identidades existentes nas sociedades contemporâneas é fundamental para que os indivíduos possam exercer participação ativa e democrática no espaço público." Essa opção reflete a importância da diversidade e da inclusão no espaço público, que é um tema relevante nas discussões sobre a filosofia política de Hannah Arendt. As outras alternativas não estão alinhadas com os conceitos que ela aborda sobre a esfera pública e a identidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da leitura do texto, e com base em seus conhecimentos sobre o conceito de interseccionalidade, analise as afirmações a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I. A Abolição propiciou o ingresso das mulheres no mercado de trabalho livre, sendo que os postos de trabalho disponíveis para as mulheres negras foram os mesmos que os homens brancos ocupavam na época.
II. A noção de interseccionalidade procura evidenciar algumas minorias como alvos de processos cumulativos de subalternização. No caso descrito por Margareth Rago, nota-se que as mulheres negras possuíram menos destaque na imprensa pós-Abolição do que as mulheres brancas.
III. O feminismo, enquanto perspectiva que procura atribuir os mesmos poderes sociais a homens e mulheres, é incompatível com a questão da identidade negra.
IV. O texto evidencia a vulgarização e a exposição semelhantes que os jornais da época faziam sobre o corpo das mulheres, a despeito de serem negras ou brancas.
I e III.
I, II, III e IV.
I e IV.
II.
II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina