Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
O crescimento horizontal, conceito demográfico importante para a compreensão do processo de formação da população brasileira, caracteriza-se
a) pela manutenção no território de povos dele originários, especificamente comunidades indígenas estabelecidas antes do século XVI.
b) pelo saldo positivo na participação de imigrantes na população, sobretudo de portugueses entre os séculos XVI e XX.
c) pelo espraiamento na base da pirâmide etária nacional, fato que possibilitou a ocupação e a posse territorial entre os séculos XVI e XVIII.
d) pela ampliação da longevidade, que aumentou em números absolutos a densidade demográfica nacional no século XX.
e) pela disparidade entre as taxas de natalidade e de mortalidade, condição que contribuiu para o bônus demográfico no século XX.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada alternativa: a) pela manutenção no território de povos dele originários, especificamente comunidades indígenas estabelecidas antes do século XVI. - Falso, o crescimento horizontal não se refere apenas à manutenção de comunidades indígenas. b) pelo saldo positivo na participação de imigrantes na população, sobretudo de portugueses entre os séculos XVI e XX. - Verdadeiro, o crescimento horizontal está relacionado ao aumento da população devido à imigração, especialmente de portugueses. c) pelo espraiamento na base da pirâmide etária nacional, fato que possibilitou a ocupação e a posse territorial entre os séculos XVI e XVIII. - Falso, essa descrição não se encaixa no conceito de crescimento horizontal. d) pela ampliação da longevidade, que aumentou em números absolutos a densidade demográfica nacional no século XX. - Falso, a ampliação da longevidade está mais relacionada ao crescimento vertical da população. e) pela disparidade entre as taxas de natalidade e de mortalidade, condição que contribuiu para o bônus demográfico no século XX. - Falso, essa afirmação se refere mais ao crescimento demográfico em termos de transição demográfica, não especificamente ao crescimento horizontal. Com base na análise, a alternativa correta é: b) pelo saldo positivo na participação de imigrantes na população, sobretudo de portugueses entre os séculos XVI e XX.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como a maior parte dos franceses, Hamza Esmili, professor de sociologia em uma Universidade parisiense, tem doravante muito tempo para olhar por sua janela. Habitando em Seine-Saint-Denis, periferia de Paris, ele observa a atividade da rua abaixo: o movimento de pessoas é grande e não se respeitam as medidas de confinamento geral impostas pelo governo para combater a pandemia da Covid19. “Haģ menos gente que habitualmente, mas a rua permanece muito movimentada”, constata Esmili. “O confinamento eģ um conceito burguźs, explica o sociólogo. Ele implica possuir uma casa burguesa na qual se retirar. Isso não corresponde de forma alguma à realidade daqui.
Sobre a “casa burguesa” referida no texto, podemos concluir que
a) se trata de um conceito e de uma situação aplicados apenas à França.
b) o conceito de burguesia aplica-se apenas às classes sociais e não às habitações.
c) as habitações burguesas normalmente localizam-se nas periferias e não são sinal de prestígio.
d) a habitação é uma das expressões de poder entre as classes sociais.

Segundo o artigo 231 da Constituição Federal de 1988, são consideradas terras tradicionalmente ocupadas aquelas habitadas em caráter permanente, utilizadas para suas atividades produtivas, imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
O excerto refere-se
a) ao reordenamento das terras de arrendatários.
b) à regularização da terra de agricultores familiares.
c) à criação de assentamentos rurais.
d) ao plano de delimitação de reservas extrativistas.
e) ao processo de demarcação de terras indígenas.

Observe a figura abaixo sobre a COVID-19 no Brasil.
No período analisado, a distribuição da pandemia é caracterizada por
a) concentração de óbitos na região Sudeste
b) diminuição de casos suspeitos na faixa litorânea
c) estabilização de casos confirmados no Sul e no Sudeste
d) retração de mortes no Distrito Federal
e) aumento de casos confirmados no Norte e no Nordeste

Analise o mapa.
De acordo com as informações do mapa, a dispersão da covid-19 no estado de São Paulo acompanhou
a) o padrão pedológico regional.
b) os grandes eixos rodoviários.
c) as isolinhas de fatores climáticos.
d) as zonas econômicas especiais.
e) os centros urbanos metropolitanos.

A respeito das etnias e das características étnicas da população brasileira, assinale o que for correto.
01) Etnia e raça são termos equivalentes.
02) O termo etnia é designativo de grupos humanos que possuem traços culturais e origem geográfica e comunitária semelhantes.
04) No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz um levantamento decenal dos grupos étnicos presentes na população total.
08) Como a miscigenação é pequena, raramente são encontrados genes de ancestralidade indígena ou africana nas amostras de ácido desoxirribonucleico (DNA) das populações autodeclaradas brancas no Brasil.
16) As populações nativas do Brasil se intitulavam índios, ou indígenas, desde a chegada dos primeiros europeus ao atual território brasileiro.

A população brasileira está desigualmente distribuída pelo território: ainda existe uma nítida oposição, que reflete os efeitos do processo de colonização e de povoamento do território, entre as regiões litorâneas e interioranas, as primeiras densamente povoadas, e as segundas de ocupação rarefeita.
A respeito da temática levantada pela citação acima, assinale a alternativa correta.
a) De acordo com a citação acima é possível afirmar o Brasil é um país muito povoado, mas pouco populoso.
b) De acordo com a citação acima é possível afirmar que o Brasil é um país muito populoso e muito povoado.
c) Apenas a partir dos anos 1990, quando a população urbana Brasileira passa a ser maior que a rural, a concentração populacional nas áreas litorâneas torna-se mais nítida.
d) A citação acima se relaciona ao fato de a alta concentração populacional, no litoral, ter contribuído com a diminuição da área originalmente coberta por Mata Atlântica.

Sobre a estrutura demográfica da população brasileira, assinale o que for correto.
01) A atração de mão de obra feminina para empresas está entre as causas da queda do crescimento vegetativo no país.
02) No século XX, o Brasil experimentou um crescimento demográfico elevado, tornando o país populoso devido a maiores investimentos, por parte do Estado, em saneamento básico e saúde que no século XIX, mantendo uma taxa de natalidade elevada.
04) A expectativa de vida média dos brasileiros passou de 70 anos, atualmente, mas jį foi menor que 50 anos na primeira metade do século XX.
08) Apesar de apresentar uma população que está envelhecendo, o Brasil possui problemas como a precariedade do sistema público de aposentadorias para parte dos idosos.

A expectativa média de vida pode variar muito entre as diferentes regiões de um país, em função de fatores econômicos, sociais e ambientais.
Identifique as duas macrorregiões brasileiras com as maiores expectativas de vida e aponte dois fatores que contribuem para a elevação desse índice.

Observe a tabela abaixo. Evolução da população brasileira total, urbana e rural (indígena e não indígena) entre 1991 e 2010.
Considere as seguintes afirmacoes a respeito da situação demográfica da população indígena no Brasil, apresentada na tabela.
I. A população indígena aumentou em ritmo mais rápido do que a população não indígena brasileira, entre 1991 e 2010.
II. A população indígena, no espaço urbano, diminuiu entre 2000 e 2010.
III. A população indígena, nos espaços rurais, aumentou entre 1991 e 2010.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina