Logo Passei Direto
Buscar
Estudos demonstram a importância da prevenção dos agentes infecciosos com inúmeras recomendações aos profissionais da saúde para que eles adotem medidas de biossegurança, especificamente aqueles que trabalham em áreas insalubres.
Para conscientizar os profissionais da saúde, que ações e condutas devemos apresentar em informativos e treinamentos direcionados à categoria?
I – Ressaltar a importância da lavagem das mãos em qualquer situação, tendo em vista que os agentes biológicos estão presentes em qualquer lugar. Trata-se de uma prática de higiene que previne muitas doenças e a transmissão de patógenos entre os pacientes.
II – No ambiente hospitalar, se fazem necessárias as boas práticas no uso de protocolos de biossegurança para o laboratório e para o depósito de materiais contaminados.
III – Quanto ao uso do jaleco, ele deve ser usado apenas quando o profissional estiver dentro do local de trabalho, para que os agentes patogênicos não sejam espalhados para fora do hospital, o que pode resultar em uma epidemia de doenças.
IV – As vias envolvidas no processo de contaminação biológica são apenas as vias cutânea e oral.
a. Apenas I e II.
b. Apenas III e IV.
c. Apenas I, II, III.
d. Apenas II e IV.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – Ressaltar a importância da lavagem das mãos em qualquer situação, tendo em vista que os agentes biológicos estão presentes em qualquer lugar. Trata-se de uma prática de higiene que previne muitas doenças e a transmissão de patógenos entre os pacientes. Verdadeiro, a lavagem das mãos é uma prática fundamental na prevenção de infecções. II – No ambiente hospitalar, se fazem necessárias as boas práticas no uso de protocolos de biossegurança para o laboratório e para o depósito de materiais contaminados. Verdadeiro, a adoção de protocolos de biossegurança é essencial para a segurança no ambiente hospitalar. III – Quanto ao uso do jaleco, ele deve ser usado apenas quando o profissional estiver dentro do local de trabalho, para que os agentes patogênicos não sejam espalhados para fora do hospital, o que pode resultar em uma epidemia de doenças. Falso, o jaleco deve ser usado durante o trabalho e não deve ser levado para fora do ambiente hospitalar, mas a afirmação de que deve ser usado apenas dentro do local de trabalho é uma simplificação que pode levar a mal-entendidos. IV – As vias envolvidas no processo de contaminação biológica são apenas as vias cutânea e oral. Falso, existem outras vias de contaminação, como a via respiratória, que também são relevantes. Com base nas análises, os itens verdadeiros são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) Apenas I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre os fatores de risco (ou agentes) físicos, químicos e biológicos é correto afirmar:
a. Os fatores de risco químicos de interesse para área ocupacional são aqueles nas formas de gás, vapor e aerodispersóides, pois podem ingressar pela via respiratória do trabalhador, reconhecidamente a única via de exposição a agentes químicos.
b. Os agentes físicos são as diferentes formas de energia a que o trabalhador está exposto em seu ambiente de trabalho. Entre os agentes físicos classificados como radiações ionizantes, estão a radiação ultravioleta produzida nos processos de solda elétrica, os raios-x utilizado na medicina e a radiação gama utilizada em atividades de gamagrafia industrial.
c. A exposição aos agentes químicos, físicos e biológicos pode resultar em doenças ocupacionais, se não forem tomadas medidas de controle para evitar a exposição a níveis substanciais. Na exposição a poeiras de chumbo ou aos raios-x (um agente químico e um agente físico, respectivamente), o trabalhador corre o risco de desenvolver um câncer ocupacional. Já no trabalho em galerias de esgoto, o contato com hepatites virais, um fator de risco biológico, pode levar ao desenvolvimento de algum tipo de hepatite.
d. A exposição a agentes biológicos se dá principalmente nas atividades relacionadas à saúde humana, como naquelas desenvolvidas em hospitais e postos de saúde. Entretanto, a exposição aos agentes biológicos pode ocorrer também na exploração florestal durante o corte de árvores com motosserras. O corte de árvore expõe o trabalhador à poeira vegetal (poeira da madeira), um reconhecido agente biológico.

Ao estudar os conhecimentos de higiene ocupacional, nota-se que a exposição aos fatores de risco traz inúmeras consequências à saúde dos trabalhadores quando não identificados no processo de trabalho. Por isso, percebe-se a necessidade de reconhecer os fatores de risco para prevenir os agravos que eles podem ocasionar na vida do trabalhador.
Ao nos referirmos aos agentes ou fatores de risco físicos, podemos afirmar que:
a. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis, com decibelímetro, e as leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador e de forma que estejam isentas de interferências.
b. Na avaliação da exposição ao calor, o cálculo do IBUTG (índice de bulbo úmido-termômetro de globo) para ambientes em carga solar deve considerar a temperatura em decibéis.
c. A exposição ocupacional ao tolueno gera inúmeros efeitos na saúde dos trabalhadores, como eritemas, fotoconjuntivite e fotoqueratite.
d. A preocupação com relação à exposição ocupacional a radiações infravermelhas reside nas faixas eritemáticas e germicidas, que são aquelas que apresentam maiores riscos potenciais e são geradas em operações com solda elétrica, com metais em fusão e com maçaricos, estando também presente na irradiação solar.

Um frentista trabalha em um posto de combustível de uma cidade do interior paulista e sua atividade principal é o abastecimento dos veículos. Ele realiza a abordagem inicial ao cliente, abastece o veículo, verifica água e óleo do motor, pressão dos pneus e lava o para‐brisa. Sabe-se que todas as atividades têm fatores de risco: no momento do abastecimento, com gasolina, podem ser inalados vapores de combustível que está sendo manuseado ou até mesmo pode haver contato direto com o produto, pois em algumas situações o trabalhador utiliza um pano para realizar o abastecimento a fim de evitar que o combustível escorra pelo carro (prática essa proibida pela legislação), caso em que o colaborador entra em contato direto com o combustível. Conhecendo esse processo de trabalho, assinale a alternativa correta:
a. O trabalhador está exposto a um fator de risco químico e, no abastecimento, precisa utilizar equipamentos de proteção individual para assegurar a saúde e a qualidade de vida.
b. O trabalhador está exposto a um fator de risco químico e sua atividade não requer o uso de nenhum meio de proteção, já que os produtos químicos envolvidos não representam nenhum risco à saúde.
c. O trabalhador está exposto a fatores de risco químicos e biológicos e precisa utilizar calçados de segurança e luvas apropriadas para a proteção contra o contato direto com os combustíveis.
d. O trabalhador está exposto somente a fatores de riscos físicos e precisa utilizar calçados de segurança e luvas apropriadas para a proteção contra o contato direto com os combustíveis.

A preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, por meio de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de fatores de risco permite que as empresas implementem programas e práticas adequadas às necessidades dos ambientes de trabalho. Um ambiente ocupacional em que há atividades de assistência à saúde, pesquisa, ensino em saúde humana, participação de seres humanos e animais ou o uso de suas amostras biológicas é reconhecido como ambiente de trabalho com exposição a agentes biológicos e para que possamos reconhecer esses riscos temos que identificar esses agentes. Com isso, classifique a alternativa adequada:
a. Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, pressões anormais, vírus, entre outros.
b. Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
c. Radiações ionizantes, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
d. Bactérias, fungos, temperaturas extremas, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Fazer a gestão dos riscos consiste em verificar, avaliar e monitorar os fatores de risco que possam impactar no processo de trabalho de uma empresa e na saúde dos trabalhadores. A formação técnica prepara você para o mercado de trabalho e os diferentes ambientes de trabalho. Por isso, transitamos por alguns ambientes de trabalho a fim de reconhecer o processo de trabalho e os fatores de riscos oriundos da atividade. Em sua prática diária, um profissional soldador está exposto a inúmeros fatores de risco, como gases e fumos de soldagem (manganês, chumbo, cromo, ferro, alumínio...), que contêm compostos de óxidos de metal complexos potencialmente prejudiciais. No processo de soldagem, também são gerados raios ultravioleta e infravermelhos de alta intensidade, alta temperatura, ruído e vibração. Após o reconhecimento dos fatores de risco, temos consciência da importância e da necessidade da prevenção das doenças ocupacionais nos ambientes laborais.
Classifique os fatores de risco do processo de soldagem de acordo com os seguintes fatores de risco raios ultravioletas, vibração e óxidos do metal:
a. Físico –– ergonômico – biológico
b. Físico – físico – químico
c. Químico – físico – químico
d. Físico – ergonômico – químico

Mais conteúdos dessa disciplina