Logo Passei Direto
Buscar
Um frentista trabalha em um posto de combustível de uma cidade do interior paulista e sua atividade principal é o abastecimento dos veículos. Ele realiza a abordagem inicial ao cliente, abastece o veículo, verifica água e óleo do motor, pressão dos pneus e lava o para‐brisa.
Conhecendo esse processo de trabalho, assinale a alternativa correta:
a. O trabalhador está exposto a um fator de risco químico e, no abastecimento, precisa utilizar equipamentos de proteção individual para assegurar a saúde e a qualidade de vida.
b. O trabalhador está exposto a um fator de risco químico e sua atividade não requer o uso de nenhum meio de proteção, já que os produtos químicos envolvidos não representam nenhum risco à saúde.
c. O trabalhador está exposto a fatores de risco químicos e biológicos e precisa utilizar calçados de segurança e luvas apropriadas para a proteção contra o contato direto com os combustíveis.
d. O trabalhador está exposto somente a fatores de riscos físicos e precisa utilizar calçados de segurança e luvas apropriadas para a proteção contra o contato direto com os combustíveis.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando as atividades de um frentista e os riscos envolvidos: a) O trabalhador está exposto a um fator de risco químico e, no abastecimento, precisa utilizar equipamentos de proteção individual para assegurar a saúde e a qualidade de vida. - Esta alternativa é correta, pois o frentista está exposto a vapores de combustíveis, que são riscos químicos, e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é necessário. b) O trabalhador está exposto a um fator de risco químico e sua atividade não requer o uso de nenhum meio de proteção, já que os produtos químicos envolvidos não representam nenhum risco à saúde. - Esta alternativa é incorreta, pois os produtos químicos, como combustíveis, representam riscos à saúde e requerem proteção. c) O trabalhador está exposto a fatores de risco químicos e biológicos e precisa utilizar calçados de segurança e luvas apropriadas para a proteção contra o contato direto com os combustíveis. - Embora mencione riscos químicos, a parte sobre riscos biológicos não é aplicável ao trabalho de um frentista, tornando essa alternativa parcialmente correta, mas não a melhor. d) O trabalhador está exposto somente a fatores de riscos físicos e precisa utilizar calçados de segurança e luvas apropriadas para a proteção contra o contato direto com os combustíveis. - Esta alternativa é incorreta, pois ignora os riscos químicos. Portanto, a alternativa correta é: a) O trabalhador está exposto a um fator de risco químico e, no abastecimento, precisa utilizar equipamentos de proteção individual para assegurar a saúde e a qualidade de vida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Como prevencionista e em busca de um posicionamento do mercado de trabalho, saber identificar os fatores de risco do processo de trabalho deve fazer parte dos seus conhecimentos. Os fatores de risco dependem do tipo de atividade que está sendo executada, bem como do processo de trabalho de cada um dos setores de uma empresa. Por exemplo: Frigorífico: trabalho em ambientes refrigerados como as câmaras frias. Metalurgia: calor, ruído, fumos e névoas fazem parte do processo de soldagem. Limpeza: bactérias, produtos para limpeza da louça.
Assinale a alternativa correta sobre os fatores de risco.
a. Fator de risco químico: produtos de limpeza e frio; fator de risco físico: calor, ruído; fator de risco biológico: bactérias.
b. Fator de risco físico: calor, ruído; fator de risco biológico: bactérias, frio; fator de risco químico: produtos de limpeza.
c. Fator de risco biológico: bactérias; fator de risco físico: ruído, calor, frio; fator de risco químico: produtos de limpeza, fumos e névoas.
d. Fator de risco físico: ruído; fator de risco químico: produtos de limpeza, calor e névoas; fator de risco biológico: bactérias.

Estudos demonstram a importância da prevenção dos agentes infeciosos com inúmeras recomendações aos profissionais da saúde para que eles adotem medidas de biossegurança, especificamente aqueles que trabalham em áreas insalubres. Para conscientizar os profissionais da saúde, que ações e condutas devemos apresentar em informativos e treinamentos direcionados à categoria?
Assinale a alternativa correta:
I – Ressaltar a importância da lavagem das mãos em qualquer situação, tendo em vista que os agentes biológicos estão presentes em qualquer lugar. Trata-se de uma prática de higiene que previne muitas doenças e a transmissão de patógenos entre os pacientes.
II – No ambiente hospitalar, se fazem necessárias as boas práticas no uso de protocolos de biossegurança para o laboratório e para o depósito de materiais contaminados.
III – Quanto ao uso do jaleco, ele deve ser usado apenas quando o profissional estiver dentro do local de trabalho, para que os agentes patogênicos não sejam espalhados para fora do hospital, o que pode resultar em uma epidemia de doenças.
IV – As vias envolvidas no processo de contaminação biológica são apenas as vias cutânea e oral.
a. Apenas I e II.
b. Apenas III e IV.
c. Apenas I, II, III.
d. Apenas II e IV.

O conhecimento dos agentes ou fatores de risco é um assunto de extrema relevância para o profissional técnico em segurança do trabalho, pois esses agentes podem causar diversos danos à saúde dos trabalhadores se não for realizado o devido controle. Com isso, podemos agir preventivamente sobre eles e evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Relacione as colunas e assinale a alternativa que representa a sequência correta, de cima para baixo.
1. Fator de risco químico ( ) Verde
2. Fator de risco físico ( ) Vermelho
3. Fator de risco biológico ( ) Marrom
a. 1 – 3 – 2
b. 2 – 1 – 3
c. 1 – 2 – 3
d. 3 – 1 – 2

Ao estudar os conhecimentos de higiene ocupacional, nota-se que a exposição aos fatores de risco traz inúmeras consequências à saúde dos trabalhadores quando não identificados no processo de trabalho. Por isso, percebe-se a necessidade de reconhecer os fatores de risco para prevenir os agravos que eles podem ocasionar na vida do trabalhador.
Ao nos referirmos aos agentes ou fatores de risco físicos, podemos afirmar que:
a. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis, com decibelímetro, e as leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador e de forma que estejam isentas de interferências.
b. Na avaliação da exposição ao calor, o cálculo do IBUTG (índice de bulbo úmido-termômetro de globo) para ambientes em carga solar deve considerar a temperatura em decibéis.
c. A exposição ocupacional ao tolueno gera inúmeros efeitos na saúde dos trabalhadores, como eritemas, fotoconjuntivite e fotoqueratite.
d. A preocupação com relação à exposição ocupacional a radiações infravermelhas reside nas faixas eritemáticas e germicidas, que são aquelas que apresentam maiores riscos potenciais e são geradas em operações com solda elétrica, com metais em fusão e com maçaricos, estando também presente na irradiação solar.

Sobre os fatores de risco (ou agentes) físicos, químicos e biológicos é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta:
a. A exposição a agentes químicos, físicos e biológicos pode resultar em doenças ocupacionais, se não forem tomadas medidas de controle para evitar a exposição a níveis substanciais.
b. Na exposição a poeiras de chumbo ou aos raios-x (um agente químico e um agente físico, respectivamente), o trabalhador corre o risco de desenvolver um câncer ocupacional.
c. Já no trabalho em galerias de esgoto, o contato com hepatites virais, um fator de risco biológico, pode levar ao desenvolvimento de algum tipo de hepatite.
d. A exposição a agentes biológicos se dá principalmente nas atividades relacionadas à saúde humana, como naquelas desenvolvidas em hospitais e postos de saúde. Entretanto, a exposição aos agentes biológicos pode ocorrer também na exploração florestal durante o corte de árvores com motosserras.

Todas as atividades geram algum tipo de risco na vida dos trabalhadores. Sendo assim, deve-se estar atento ao processo de formação, para reconhecer as atividades de riscos e intervir em ações de promoção da saúde.
Analisando os dois casos apresentados, classifique os fatores de risco dessas atividades, marcando a alternativa correta:
a. Fator de risco químico e fator de risco químico
b. Fator de risco físico e fator de risco ergonômico
c. Fator de risco biológico e fator de risco ergonômico
d. Fator de risco químico e fator de risco físico

Em um hospital do interior do estado do Rio Grande do Sul, um operador de caldeira foi contratado e você foi incumbido de receber e treinar esse profissional, apresentando o hospital, informando os fatores de risco da atividade e os meios de prevenção.
Marque a alternativa correta com relação ao fator de risco a que o funcionário da caldeira está exposto, para esse caso em análise.
a. O operador de caldeira está exposto a fatores de risco físicos, pois há ruído no local e monóxido de carbono.
b. O operador de caldeira está exposto a um fator de risco físico, pois a caldeira, devido ao seu princípio de funcionamento, aquece o ambiente, resultando em uma exposição ao calor.
c. O operador de caldeira está exposto a um fator de risco químico, pois a caldeira funciona a temperaturas elevadas.
d. O operador de caldeira está exposto ao fator de risco químico, pois na caldeira há exposição a ruído, além da exposição ao monóxido de carbono.

Fazer a gestão dos riscos consiste em verificar, avaliar e monitorar os fatores de risco que possam impactar no processo de trabalho de uma empresa e na saúde dos trabalhadores. A formação técnica prepara você para o mercado de trabalho e os diferentes ambientes de trabalho. Por isso, transitamos por alguns ambientes de trabalho a fim de reconhecer o processo de trabalho e os fatores de riscos oriundos da atividade. Em sua prática diária, um profissional soldador está exposto a inúmeros fatores de risco, como gases e fumos de soldagem (manganês, chumbo, cromo, ferro, alumínio...), que contêm compostos de óxidos de metal complexos potencialmente prejudiciais. No processo de soldagem, também são gerados raios ultravioleta e infravermelhos de alta intensidade, alta temperatura, ruído e vibração. Após o reconhecimento dos fatores de risco, temos consciência da importância e da necessidade da prevenção das doenças ocupacionais nos ambientes laborais.
Classifique os fatores de risco do processo de soldagem de acordo com os seguintes fatores de risco raios ultravioletas, vibração e óxidos do metal:
a. Físico –– ergonômico – biológico
b. Físico – físico – químico
c. Químico – físico – químico

Mais conteúdos dessa disciplina