Logo Passei Direto
Buscar
A fim de calcular o valor mensal a ser apropriado para o pagamento do terço constitucional de férias, uma empresa deve multiplicar o salário mensal de seus empregados por:
º Um trinta e seis avos.
Um vinte e quatro avos.
Um doze avos.
Um sexto.
Um terco.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para calcular o valor mensal a ser apropriado para o pagamento do terço constitucional de férias, uma empresa deve multiplicar o salário mensal de seus empregados por um doze avos. Isso porque o terço de férias corresponde a 1/3 do salário, e como as férias são proporcionais a 12 meses, o cálculo é feito dessa forma.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, criado por meio da Resolução CFC n. 1.055, de 7 de outubro de 2005, possui como atribuições, entre outras, a de estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos, podendo ainda emitir Interpretações, Orientações, Comunicados e Boletins.
São entidades-membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, exceto:
Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).
Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).
Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA S.A).
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

A contabilidade possui princípios fundamentais. O princípio fundamental da contabilidade que reconhece o patrimônio sobre a como objeto da contabilidade afirma a autonomia patrimonial e a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes.
Assinale a alternativa que corresponde ao princípio fundamental da contabilidade.
Entidade
Prudencia
Registro pelo valor original
Atualização monetária
Continuidade

As características qualitativas da informação contábil-financeira útil, segundo o CPC que divulga a estrutura conceitual da informação contábil, devem ser aplicadas à informação contábil-financeira fornecida pelas demonstrações contábeis, assim como à informação contábil-financeira fornecida por outros meios.
Nesse contexto, pode-se mencionar que as características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade, bem como podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno, são:
Tempestividade, proatividade, uniformidade e entendimento
Comparabilidade, flexibilidade, tempestividade e uniformidade
Proatividade, materialidade, uniformidade e conformidade
Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade
Intempestividade, materialidade, compreensibilidade e entendimento

A respeito do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, NÃO é correto afirmar que:
o CPC é formado sob a égide de seis entidades não governamentais.
o CPC determina que as normas emitidas por ele devem ser aplicadas nas sociedades abertas, bancos e seguradoras.
o CPC fornece tratamento diferenciado a pequenas e médias empresas.
as modificações introduzidas pelas normas emitidas pelo CPC devem ser fiscalmente neutras.
as normas emitidas pelo CPC devem ser aplicadas nos balanços individuais e consolidados das empresas, diferente do que acontece na União Europeia.

De acordo com a teoria da contabilidade, o patrimônio líquido pode ser visualizado sob a ótica de abordagens teóricas distintas.
Assinale a alternativa que corresponde à Teoria do Fundo:
Surge do distanciamento entre o proprietário e a entidade. Desse distanciamento, decorre a necessidade de prestação de contas e comunicação entre ambos.
Concebida em ambiente dominado pelo mercado de capitais e pela relevância atribuída ao acionista minoritário, essa abordagem centra o interesse das informações contábeis neste grupo de acionistas e nos credores comuns, equiparados a acionistas minoritários na redefinição de patrimônio líquido na forma de direitos residuais.
Proposição teórica que deriva da teoria da entidade. Ela propõe uma terceira via em relação às teorias da propriedade e da entidade.
Amplia consideravelmente o alcance da entidade ao investigar seu papel e suas interações com a sociedade em que se encontra inserida. Propõe uma nova forma de calcular o retorno produzido pela empresa, dessa vez voltado para os interesses mais amplos da sociedade: o valor agregado ou adicionado.
De acordo com essa abordagem, o sistema de partidas dobradas tinha como foco o proprietário, e o objetivo voltava-se ao reconhecimento da propriedade, a seus ganhos e a suas perdas.

De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
A informação contábil financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
As características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil.
A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar.
Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
A informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity), que sejam úteis aos chamados usuários primários, a saber: investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação jurídica existente entre a entidade controlada e a pessoa citada: Proprietários são credores dos agentes consignatários. Agentes consignatários são credores dos proprietários. Correspondentes do passivo são devedores do proprietário. Proprietários são credores dos correspondentes do passivo. Agentes consignatários são devedores dos correspondentes do ativo.

Por isso, a sociedade é um centro de imputação de direitos e obrigações, sendo efetiva e realmente proprietária de seus ativos e submetida as suas obrigações. Além disso, o surgimento da responsabilidade limitada torna absurdo presumir que os proprietários se responsabilizam integralmente pelas dívidas da sociedade.
Observando o trecho acima, somos levados a refletir e verificar que estamos tratando de uma Teoria do Patrimônio Líquido. Qual seria essa teoria?
Teoria do Fundo
Teoria da Complexidade
Teoria da Entidade
Teoria da Firma
Teoria da Propriedade

É crucial considerar o equilíbrio entre a flexibilidade para fornecer informações relevantes e fidedignas e a exigência de informações comparáveis ao desenvolver requisitos de apresentação e divulgação nos pronunciamentos contábeis.
Assinale a alternativa que indica o motivo dessa importância.
Para garantir que as informações fornecidas sejam úteis para os usuários das demonstrações contábeis.
Para maximizar os custos de apresentação e divulgação de informações nas demonstrações contábeis.
Para permitir que as entidades escolham quais informações fornecer nas demonstrações contábeis sem restrições.
Para tornar as informações comparáveis entre diferentes entidades sem levar em consideração as diferenças em suas atividades e estruturas.
Para garantir que as informações fornecidas sejam relevantes e fidedignas sem levar em consideração a comparabilidade entre diferentes entidades.

Em se tratando do estudo da Teoria das Contas, indique aquela que subdivide as contas em "Contas do Proprietário", "Contas dos Agentes Consignatários" e "Contas dos Agentes Correspondentes":
Teoria dos Agentes Contábeis.
Teoria Personalista.
Teoria Materialista.
Teoria Patrimonialista.
Teoria Bilateral.

Mais conteúdos dessa disciplina