Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
(UFC) Sobre a conquista da América, é verdade dizer que astecas, incas e maias foram subjugados pelos espanhóis, embora houvesse superioridade numérica de índios. Para isso, contribuíram o uso de armas de fogo, os conflitos internos entre os nativos e as doenças transmitidas pelos conquistadores. Sobre a conquista dos incas, assinale a alternativa correta.
a) Os incas foram derrotados porque acreditaram que os conquistadores eram deuses de volta aos Andes e sacrificaram-se em frente deles.
b) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados.
c) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o Panamá, chegou ao Pacífico e comandou a conquista dos incas, aproveitando-se das lutas internas que enfraqueciam o Império.
d) Atahualpa consultou os sacerdotes adivinhos para que explicassem a invasão dos conquistadores. Por não obter resposta, o rei os matou, e dessa forma o Império teocrático colapsou.
e) O conquistador espanhol, após ter tido contato direto com Atahualpa, armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro; pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, matou-o. Sem o rei, o Império desestabilizou-se e caiu.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta sobre a conquista dos incas: a) Os incas foram derrotados porque acreditaram que os conquistadores eram deuses de volta aos Andes e sacrificaram-se em frente deles. - Essa afirmação é uma simplificação e não reflete a realidade histórica. b) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados. - Embora tenha havido resistência, essa afirmação é exagerada e não é precisa. c) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o Panamá, chegou ao Pacífico e comandou a conquista dos incas, aproveitando-se das lutas internas que enfraqueciam o Império. - Esta afirmação é incorreta, pois Fernão Cortez foi o conquistador dos astecas, não dos incas. O responsável pela conquista dos incas foi Francisco Pizarro. d) Atahualpa consultou os sacerdotes adivinhos para que explicassem a invasão dos conquistadores. Por não obter resposta, o rei os matou, e dessa forma o Império teocrático colapsou. - Essa afirmação não é historicamente precisa e simplifica demais a complexidade da situação. e) O conquistador espanhol, após ter tido contato direto com Atahualpa, armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro; pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, matou-o. Sem o rei, o Império desestabilizou-se e caiu. - Esta afirmação é correta. Francisco Pizarro capturou Atahualpa, pediu um resgate em ouro e, mesmo após receber o resgate, acabou executando-o, o que realmente desestabilizou o Império Inca. Portanto, a alternativa correta é: e) O conquistador espanhol, após ter tido contato direto com Atahualpa, armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro; pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, matou-o. Sem o rei, o Império desestabilizou-se e caiu.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina