Buscar

Qual é a finalidade de se conhecer as estruturas de mercado?

💡 2 Respostas

User badge image

Michele Vaz

O sucesso da empresa ou da sua vida profissional esta em você fazer a análise do ambiente em que esta inserido, estudar a estrutura do mercado, ou seja, você pode estar no lugar certo, na hora certa e com a ideia certa de forma premeditada. Mas vivenciar esse contexto só é possível se o gestor estiver afinado com o mundo a sua volta, tem que estar conectado com a atualidade, acompanhar o dia a dia do mercado financeiro, a política de seus concorrentes, as necessidades de seus clientes (ou futuros clientes).

A visão ampla do mercado possibilita o Market Share da sua organização e a pesquisa de mercado é essencial, perguntas precisam ser respondidas para auxiliar você e sua organização na tomada de decisões e no crescimento dos negócios.

* O meu produto é pertinente ao consumidor?

* O que eu posso fazer para meu produto ficar melhor para o consumidor?

* Quais são os pontos fortes e Fracos do meu produto e do produto da concorrência?

* Quanto o consumidor pagaria pelo meu produto?

* Como o consumidor se relaciona com a concorrência?

* Onde posso inovar?

A análise de mercado precisa ser realizada periodicamente, conforme comentei anteriormente, você precisa ficar antenado no que acontece no unvierso corporativo. A oportunidade aparece para TODOS, mas são poucos os que estão preparados para aproveitá-las. Lembre-se, a análise do ambiente é imprescindivel para determinar que rumo seguir, e o sucesso, irá depender de quão perseverante você é.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um mercado é um conjunto de compradores e vendedores, comumente chamados de agentes, que, por meio de sua interação, real e potencial, determinam o preço de um bem ou de um conjunto de mercadorias. O conceito de estrutura de mercado é entendido como as características de um mercado que influenciam o comportamento e os resultados das empresas que atuam nesse mercado.

Os principais aspectos que determinam as estruturas de mercado são: o número de agentes no mercado, tanto vendedores quanto compradores; sua relativa força de negociação, em termos de capacidade de definir preços; o grau de concentração entre eles; o grau de diferenciação e singularidade dos produtos; e a facilidade, ou não, de entrar e sair do mercado .Nesse âmbito , vemos que é de extrema importancia conhecer as estruturas do mercado pois conhecendo as mesmas, é possivel se ter uma noção de como funcionam as empresas e como ocorre o funcionamento do mercado nas mais diversas situações.

Além disso, podemos conhecer alguns fenômenos que ocorrem no mercado, dentre eles o monopólio que  representa o oposto da concorrência perfeita. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais