Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
O Direito, de forma bem simplificada, existe para regular as relações sociais. Essa regulamentação ocorre através das Normas Jurídicas, que buscam resolver os conflitos que se originam da interação social.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O interesse individual se sobrepõe ao interesse coletivo.
B A finalidade do Direito é desenvolver a competitividade entre os grupos.
C Sua finalidade é a de favorecer o amplo relacionamento entre as pessoas e os grupos.
D Visa regular a vida individual, buscando garantir a propriedade e os interesses individuais.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: A) O interesse individual se sobrepõe ao interesse coletivo. - Essa afirmação não é correta, pois o Direito busca equilibrar os interesses individuais e coletivos, não permitindo que um se sobreponha ao outro de forma absoluta. B) A finalidade do Direito é desenvolver a competitividade entre os grupos. - Essa alternativa também não é correta, já que o Direito não tem como objetivo promover a competitividade, mas sim regular as relações sociais e resolver conflitos. C) Sua finalidade é a de favorecer o amplo relacionamento entre as pessoas e os grupos. - Esta alternativa está correta, pois o Direito visa regular as relações sociais, promovendo a convivência harmônica entre indivíduos e grupos. D) Visa regular a vida individual, buscando garantir a propriedade e os interesses individuais. - Embora o Direito também busque proteger a propriedade e os interesses individuais, sua finalidade é mais ampla, englobando a regulação das relações sociais como um todo. Portanto, a alternativa correta é: C) Sua finalidade é a de favorecer o amplo relacionamento entre as pessoas e os grupos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

"O Direito subjetivo, no sentido específico e próprio deste termo, só existe quando a situação subjetiva implica a possibilidade de uma pretensão, unida à exigibilidade de uma prestação ou de um ato de outrem" (REALE, 2002, p. 259). E, para tanto, após a compreensão do Direito Subjetivo, é imprescindível entender as correntes teóricas que o fundamentam.
Sobre uma das principais teorias do direito subjetivo, assinale a alternativa CORRETA:
A Teoria binária.
B Teoria da vontade.
C Teoria de Kant.
D Teoria única.

Sabe-se que a eficácia possui alguns fatores preponderantes para a sua funcionalidade, por exemplo, os fatores de atribuição da eficácia em geral, fatores de atribuição da eficácia diretamente visada e fatores de atribuição de eficácia mais extensa.
Sobre os fatores preponderantes para funcionalidade da eficácia da norma jurídica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fatores de atribuição da eficácia em geral: que são aqueles sem os quais o ato praticamente nenhum efeito produz; é o que ocorre no primeiro exemplo citado (ato sob condição suspensiva), em que, durante a ineficácia, poderá haver a possibilidade de medidas cautelares, mas, quanto aos efeitos do negócio, nem se produzem os efeitos diretamente visados, nem outros, substitutivos deles.
( ) Fatores de atribuição da eficácia diretamente visada: que são aqueles indispensáveis para que um negócio, que já é de algum modo eficaz entre as partes, venha a produzir exatamente os efeitos por ele visados; quer dizer, antes do advento do fator de atribuição da eficácia diretamente visada, o negócio produz efeitos, mas não os efeitos normais; os efeitos, até a ocorrência do fator de eficácia, são antes efeitos substitutivos dos efeitos próprios do ato; é o que ocorre no segundo exemplo citado, em que o negócio, realizado entre o mandatário sem poderes e o terceiro produz, entre eles, seus efeitos, que, porém, não são os efeitos diretamente visados.
( ) Fatores de atribuição de eficácia mais extensa: que são aqueles indispensáveis para que um negócio, já com plena eficácia, inclusive produzindo exatamente os efeitos visados, dilate seu campo de atuação, tornando-se oponível a terceiros ou, até mesmo, erga omnes.
A V - V - F.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - V - V.

A norma jurídica enquanto parte do direito traz consigo grande relevância. Desta forma, ela possui planos de validade a fim de que seja aplicável de forma eficaz e eficiente, a fim de adaptar-se e alcançar a sociedade em geral.
Sobre a temática, analise as sentenças a seguir:
I- Uma norma jurídica, para que seja obrigatória, não deve estar apenas estruturada logicamente segundo um juízo categórico ou hipotético, pois é indispensável que apresente certos requisitos de validade.
II- No plano de eficácia estão os efeitos gerados pelo negócio com relação às partes e com relação a terceiros. São elementos relacionados com a suspensão e resolução de direitos e deveres.
III- É a partir do plano de existência que surgem os pressupostos de exigência, que são os elementos essenciais para o negócio jurídico.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.

A norma jurídica é um conjunto de normas do direito que faz parte do ordenamento jurídico, postulando as regras jurídicas, deixando-as de maneira formal e regularizadas. São caracterizadas por serem bilaterais, sendo que ela prevê o acontecimento e, caso ele ocorra, o efeito jurídico produzido.
Acerca da estrutura da norma jurídica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não se pode afirmar que a norma é produto do intelecto do intérprete e a norma só se constrói se for tomado o seu sentido dentro do contexto do sistema no qual está inserida.
( ) A norma jurídica é, antes do mais, um modelo, uma fórmula ou uma regra de comportamento humano que se manifesta por sinais exteriores, que se impõe com carácter obrigatório, uma vez que o seu respeito pode ser exigido pela força democrática e organizada do Estado nos termos da Constituição.
( ) O conteúdo da norma é um pensamento, uma proposição (proposição jurídica), mas uma proposição de natureza prática, isto é, uma orientação para a ação humana; a norma é, portanto, uma regra, conforme a qual nós devemos guiar.
A V - F - V.
B V - V - V.
C F - V - V.
D V - V - F.

Conforme Vasconcelos (2018, p. 577 apud CÓRDOVA, 2020, p. 177), "a função típica do Poder Judiciário é a jurisdicional, ou seja, a sua tarefa é dirimir os conflitos de interesses, aplicando a lei ao caso concreto, substituindo a vontade das partes".
Sobre o Poder Judiciário, analise as seguintes sentenças:
I- O Judiciário nos moldes do texto da Constituição de 1988 é um poder autônomo, de enorme significado no panorama Constitucional das liberdades públicas.
II- A Constituição de 1988 confiou ao Judiciário papel até então não outorgado por nenhuma outra Constituição.
III- O poder judiciário possui funções de extrema relevância no âmbito jurídico, desta forma, entende-se que em um primeiro momento a função típica, imediata, primária ou própria do Poder Judiciário é, simplesmente, encarcerar criminosos.
IV- A atividade jurisdicional, a partir da Reforma do Poder Judiciário, é informada por seis princípios constitucionais.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença IV está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina