Logo Passei Direto
Buscar
O tipo de material de um objeto influencia o seu estado de conservação. Para realizar um diagnóstico confiável e assim atingir um padrão de conservação preventiva aceitável a essa materialidade, é preciso que uma equipe qualificada reconheça os agentes deteriorantes que podem afetá-la.
Sobre os agentes deteriorantes, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Agentes humanos. II- Agentes biológicos. III- Agentes ambientais. ( ) Danos provocados por macro ou microrganismos. ( ) Danos provocados por negligência, omissões, vandalismo, guerras etc. ( ) Danos atuantes na resistência dos materiais, como temperatura, luz, umidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III.
B II - III - I.
C III - II - I.
D II - I - III.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada item e suas correspondências: I - Agentes humanos. II - Agentes biológicos. III - Agentes ambientais. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: 1. Danos provocados por macro ou microrganismos: Isso se refere a II - Agentes biológicos. 2. Danos provocados por negligência, omissões, vandalismo, guerras etc.: Isso se refere a I - Agentes humanos. 3. Danos atuantes na resistência dos materiais, como temperatura, luz, umidade: Isso se refere a III - Agentes ambientais. Portanto, a sequência correta é: II - I - III. Assim, a alternativa correta é: A I - II - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo os autores Souza e Froner (2008, p. 4), o processo de deterioração dos objetos do acervo museológico pode e deve ser evitado. Sobre o aspecto de evitar riscos, perigos e danos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São inevitáveis e irreversíveis, visto que não existe nenhum material, natural ou sintético, orgânico ou inorgânico, que não se degrade com o passar do tempo, e mesmo com os esforços interdisciplinares da equipe de conservação, o objeto estará fadado ao perecimento.
( ) Toda degeneração é irreversível, pois o objeto não voltará a sua condição original, porém com as técnicas de conservação preventiva e, em casos específicos, o processo de restauração, esses processos degenerativos podem ser estacionados e controlados.
( ) O processo de envelhecimento de um objeto depende exclusivamente do macro, médio e microambiente onde está sendo armazenado.
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) V - F - V.
d) F - F - V.

As três áreas científicas que são parte da Ciência da Informação possuem reciprocidade na responsabilidade de preservar os testemunhos humanos, sejam eles em suportes materiais, imateriais ou virtuais. Importa que consistam em lidar com a recuperação de informações.
Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As áreas da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia não possuem subordinação científica.
( ) Cada área da Ciência da Informação possui sua especificidade teórica e metodológica.
( ) A interdisciplinaridade que caracteriza as três áreas da Ciência da Informação está ligada à materialidade das suas coleções.
( ) Museus, arquivos e bibliotecas possuem em comum a responsabilidade sobre o compartilhamento da informação e do conhecimento com seus públicos.
A F - F - V - F.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.

A Reserva Técnica (RT) é o espaço de armazenamento, guarda e segurança dos objetos contidos no acervo de um museu. Financiamento e leis de incentivo à cultura são meios de financiamento para adequação das áreas de RT, necessários para o ambiente de trabalho dos profissionais qualificados a atuarem nessas áreas.
Sobre as recomendações para o espaço físico da Reserva Técnica, para assegurar a integridade museológica dos objetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Que seja em um lugar de médio ou difícil acesso, privado dos olhares e acessos dos visitantes, a fim de salvaguardar os objetos de furtos e contato com pessoas.
( ) Que possua acesso de portas amplas, a fim de garantir a entrada e saída de peças de grande formato.
( ) Que os equipamentos de higienização possam utilizar como produtos de limpeza, tendo encanamento próximo para facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis.
( ) Que possua controle de segurança contra riscos e acidentes, roubo e vandalismo, mantendo um distanciamento de geradores de energia, alta-tensão e fogo.
A) V - F - F - V.
B) V - V - V - F.
C) F - F - V - V.
D) F - V - F - V.

O registro dos métodos de intervenção que determinado objeto sofre ao longo da sua vida museológica, bem como o tratamento em si dado ao objeto em conservação e/ou restauração, deve ser documentado em fotografias, fichas e relatórios do livro diário do acervo. Sobre como chamamos essas ações, assinale a alternativa CORRETA:
a) Denominadas "gestão de acervo", atribuição do profissional responsável com formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.
b) Denominadas "gestão de acervo", papel dos restauradores da instituição museológica.
c) Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável com formação na área.
d) Denominadas "gestão museológica", papel do profissional responsável sem formação na área, bem como dos gestores da instituição museológica.

A escolha dos materiais a serem empregados no acondicionamento dos objetos museológicos é de extrema relevância para a manutenção de sua integridade. Embalagens, caixas e envelopes, por exemplo, devem proteger o acervo dos agentes da deterioração sem que haja influência dos mesmos no objeto.
Pensando nas regras para utilização das embalagens, analise as sentenças a seguir:
I- Sempre podemos utilizar materiais neutros para cuidado do acervo.
II- Dependendo do tipo de acervo, o uso do PVC é contraindicado.
III- As tintas de canetas, clips, adesivos de colagem, fita crepe e outros materiais aderentes não devem ser usados nas peças de museu.
IV- Os cabides para peças de indumentária devem ser plásticos e forrados com malha cirúrgica para evitar deformar o tecido.
a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

A legislação federal que rege os museus define que, entre outras atribuições, a conservação dos acervos museológicos é parte de sua função social. No interior da instituição, os cuidados com o acervo devem ser pensados por uma equipe interdisciplinar.
No que se refere aos cuidados pessoais com a equipe que trata do acervo, analise as sentenças a seguir:
I- O uso de guarda-pós, aventais, máscaras e luvas são equipamentos imprescindíveis.
II- A preservação refere-se à proteção, isto é, proteger o patrimônio museológico e seus agentes externos.
III- Evitar de ingerir alimentos em áreas que contenham peças é medida que evita a ação de microrganismos.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina