Logo Passei Direto
Buscar
A Lei Nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regula o exercício profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Ergonomia. O documento dispões sobre as atividades profissionais (caracterização, uso do título profissional, exercício legal da profissão e atribuições profissionais), responsabilidade e autoria. Inclui, também, detalhes sobre a fiscalização do exercício da profissão.
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre as áreas de atuação e ocupações típicas do engenheiro, é correto afirmar que – segundo a Lei Nº 5.194 – o engenheiro realiza ações de interesse social e humano associadas, por exemplo:
à intervenção injustificada no trabalho de outros profissionais.
ao trabalho em qualquer tarefa, mesmo fora da área de qualificação.
ao uso de privilégio profissional para obter vantagem pessoal.
ao desenvolvimento industrial e aproveitamento de recursos.
à imposição de ritmos de trabalho para atingir resultados propostos.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Segundo a Lei Nº 5.194, o engenheiro deve atuar de forma ética e responsável, focando no desenvolvimento industrial e no aproveitamento de recursos de maneira que beneficie a sociedade. Portanto, a afirmação correta é: "ao desenvolvimento industrial e aproveitamento de recursos." As outras opções mencionadas não estão alinhadas com os princípios éticos e legais que regem a profissão de engenharia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “A engenharia pode modificar o ambiente, os hábitos e a qualidade de vida das pessoas, a sua forma de morar, de se locomover, enfim, de alterar inclusive substancialmente o próprio comportamento da sociedade. Sob o peso desta responsabilidade, e constantemente preocupado em adotar soluções apropriadas, é que o engenheiro deve ter uma postura profissional coerente e racional, pautada sempre em preceitos éticos bem consistentes.” Fonte: BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: UFSC, 2006, p. 97.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre a conduta do engenheiro no exercício de sua profissão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É conduta vedada ao engenheiro, segundo o código de ética profissional, aceitar um contrato de trabalho para executar tarefas para as quais não seja qualificado.
II. O engenheiro não deve realizar atos profissionais que possam resultar em danos para as pessoas ou para bens patrimoniais.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina