Logo Passei Direto
Buscar
No decorrer desta unidade de estudos, foram apresentadas modalidades de participação política, as quais podem ser mobilizadas pelos brasileiros por meio do reconhecimento de demandas, interesses e canais de vocalização.
Diante dessa gama de possibilidades de engajamento político, assinale a alternativa que aponta aquela definida pela Constituição brasileira de 1988.
a. Contato com vereadores
b. Participar de organizações religiosas
c. Manifestações de rua
d. Assinar petições ou abaixo-assinados
e. Votar em plebiscito
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar o que a Constituição Brasileira de 1988 estabelece sobre a participação política dos cidadãos. A Constituição garante várias formas de participação, e uma delas é a possibilidade de votar em plebiscitos, que são consultas populares sobre questões específicas. Vamos analisar as alternativas: a) Contato com vereadores - Embora seja uma forma de participação, não é uma modalidade definida pela Constituição. b) Participar de organizações religiosas - Isso não é uma forma de participação política formalmente reconhecida pela Constituição. c) Manifestações de rua - Embora sejam uma forma de expressão, não estão formalmente definidas na Constituição como uma modalidade de participação política. d) Assinar petições ou abaixo-assinados - Isso é uma forma de mobilização, mas não é especificamente mencionado na Constituição como uma modalidade de participação. e) Votar em plebiscito - Esta é uma forma de participação política diretamente prevista na Constituição de 1988. Portanto, a alternativa correta é: e) Votar em plebiscito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A metodologia de análise de políticas públicas tem o intuito de desenvolver atividades que geram e sistematizam informações importantes para o processo decisório de políticas públicas.
Com relação a tal contexto, avalie as afirmacoes a seguir como V para verdadeiras e F para falsas: I. A avaliação de políticas públicas é imprescindível à retroalimentação do sistema “demandas e interesses da sociedade > Estado > políticas públicas”, pois contribui para o desenvolvimento e a adaptação dos instrumentos de ação pública. II. São múltiplas as maneiras de avaliar as políticas públicas, de modo que há vários elementos envolvidos no processo, sendo principais as análises sobre a formulação, a implementação e o controle dos impactos das políticas públicas. III. As avaliações de políticas públicas são de interesse de diversos usuários, dentre os quais estão agentes do Estado, membros de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e não governamentais, associações, atores vinculados ao mercado, ao Poder Judiciário e pesquisadores. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
I. A avaliação de políticas públicas é imprescindível à retroalimentação do sistema “demandas e interesses da sociedade > Estado > políticas públicas”, pois contribui para o desenvolvimento e a adaptação dos instrumentos de ação pública.
II. São múltiplas as maneiras de avaliar as políticas públicas, de modo que há vários elementos envolvidos no processo, sendo principais as análises sobre a formulação, a implementação e o controle dos impactos das políticas públicas.
III. As avaliações de políticas públicas são de interesse de diversos usuários, dentre os quais estão agentes do Estado, membros de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e não governamentais, associações, atores vinculados ao mercado, ao Poder Judiciário e pesquisadores.
a. F, V, F
b. V, V, V
c. V, F, F
d. V, F, V
e. F, F, V

Em se tratando das fases mais relevantes no processo de análise de políticas públicas, sobre as utilidades ou fins a que se destinam tais análises e sobre aspectos metodológicos pertinentes a essa avaliação, analise atentamente as afirmações a seguir: I – A avaliação de políticas públicas é imprescindível à gestão pública, uma vez que contribui para o desenvolvimento e a adaptação dos instrumentos de ação pública. II – São múltiplas as maneiras de avaliar as políticas públicas, sendo principais as análises sobre a formulação, a implementação e o controle dos impactos das políticas públicas. III – As avaliações de políticas públicas são de interesse de diversos usuários, dentre os quais estão o Estado, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e pesquisadores. Diante de tais afirmações, indique a ordenação correta entre afirmações verdadeiras (V) e falsas (F):
I – A avaliação de políticas públicas é imprescindível à gestão pública, uma vez que contribui para o desenvolvimento e a adaptação dos instrumentos de ação pública.
II – São múltiplas as maneiras de avaliar as políticas públicas, sendo principais as análises sobre a formulação, a implementação e o controle dos impactos das políticas públicas.
III – As avaliações de políticas públicas são de interesse de diversos usuários, dentre os quais estão o Estado, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e pesquisadores.
a. V-V-V
b. V-F-F
c. V-F-V
d. F-F-V
e. F-V-V

As discussões acerca das relações entre Estado e governo e como tais entes estruturam o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil é central ao processo de gestão pública.
Considerando o contexto acima e os conceitos abordados ao longo da disciplina, analise as afirmações a seguir: I. As políticas de Estado se caracterizam pelo envolvimento com a estrutura burocrática de funcionamento da máquina pública, como agências de Estado, instâncias de discussão e de deliberação, bem como estudos técnicos e até mesmo realização de consultorias antes da entrada em pauta legislativa. II. A elaboração de políticas de Estado é permeada pela atuação dos políticos, seja por meio de partidos e suas bancadas (de situação ou de oposição ao governo, conforme as coalizões) ou por meio de sua influência nos postos legislativos e cadeiras de secretarias, ministérios ou cargos de alto escalão. III. A elaboração de políticas de governo é mais simples e ágil do que aquela das políticas de Estado, especialmente pelo fato de que são formuladas de maneira unilateral e têm alcance, na maioria das vezes, mais restrito do que aquele de políticas de Estado. IV. A elaboração de políticas de governo é influenciada pela sociedade civil, cujos membros se mobilizam com a finalidade de exercer pressão para que um projeto ou ação seja contemplado em pautas de deliberação de políticas, de conferir visibilidade a um tema ou de coibir decisões políticas que desrespeitem a vontade de uma coletividade, seja ela ampla ou restrita. É correto somente o que se afirma em:
I. As políticas de Estado se caracterizam pelo envolvimento com a estrutura burocrática de funcionamento da máquina pública, como agências de Estado, instâncias de discussão e de deliberação, bem como estudos técnicos e até mesmo realização de consultorias antes da entrada em pauta legislativa.
II. A elaboração de políticas de Estado é permeada pela atuação dos políticos, seja por meio de partidos e suas bancadas (de situação ou de oposição ao governo, conforme as coalizões) ou por meio de sua influência nos postos legislativos e cadeiras de secretarias, ministérios ou cargos de alto escalão.
III. A elaboração de políticas de governo é mais simples e ágil do que aquela das políticas de Estado, especialmente pelo fato de que são formuladas de maneira unilateral e têm alcance, na maioria das vezes, mais restrito do que aquele de políticas de Estado.
IV. A elaboração de políticas de governo é influenciada pela sociedade civil, cujos membros se mobilizam com a finalidade de exercer pressão para que um projeto ou ação seja contemplado em pautas de deliberação de políticas, de conferir visibilidade a um tema ou de coibir decisões políticas que desrespeitem a vontade de uma coletividade, seja ela ampla ou restrita.
a. I, II e IV
b. II e IV
c. I, II e III
d. II, III e IV
e. I e II

Mais conteúdos dessa disciplina