Logo Passei Direto
Buscar
O trabalho noturno é considerado um período de execução de tarefas incompatível com a sobrevivência humana normal, por isso é regulamentado de forma diferente que o período diurno. Nesse sentido entende-se que o trabalho noturno acarreta em esforço diferenciado daquele que o exerce, portanto, deve ser analisado de forma diferente.
Assim, para trabalhadores urbanos, considera-se trabalho noturno o trabalho realizado em que período?
a. Entre às 21:00 de um dia e 4:00 do outro
b. Entre às 22:00 de um dia e 5:00 do outro
c. Entre às 20:00 de um dia e 4:00 do outro
d. Entre às 22:00 de um dia e 6:00 do outro
e. Entre às 20:00 de um dia e 5:00 do outro
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para determinar o período considerado como trabalho noturno para trabalhadores urbanos, precisamos nos basear na legislação trabalhista brasileira. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalho noturno urbano é aquele realizado entre 22:00 e 5:00 do dia seguinte. Analisando as alternativas: a) Entre às 21:00 de um dia e 4:00 do outro - Incorreto, pois começa antes das 22:00. b) Entre às 22:00 de um dia e 5:00 do outro - Correto, pois está dentro do período definido pela CLT. c) Entre às 20:00 de um dia e 4:00 do outro - Incorreto, pois começa antes das 22:00. d) Entre às 22:00 de um dia e 6:00 do outro - Incorreto, pois o período noturno termina às 5:00. e) Entre às 20:00 de um dia e 5:00 do outro - Incorreto, pois começa antes das 22:00. Portanto, a alternativa correta é: b) Entre às 22:00 de um dia e 5:00 do outro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O absenteísmo é derivado de uma palavra de origem latim (absens) que significa “estar fora, afastado ou ausente”, de modo geral a compreensão do absenteísmo está ligada ao fato de se abster de algo (seja com ou sem vontade própria), portanto, qualquer ausência do empregado de seu posto de trabalho é considerada como absenteísmo.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo:
I. Não será considerada falta ao serviço, para os efeitos do artigo anterior, a ausência do empregado durante a suspensão preventiva para responder a inquérito administrativo ou de prisão preventiva, quando for impronunciado ou absolvido.
II. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário até 15 (quinze) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge.
III. O absenteísmo gera impactos negativos para a organização (diminui produtividade, gera ambiente de desconfiança, etc).
IV. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
a. Apenas I, III e IV estão corretas
b. Apenas III e IV estão corretas
c. Apenas I, II e IV estão corretas
d. Apenas II é correta
e. Todas as alternativas estão corretas

O trabalho noturno é considerado um período de execução de tarefas incompatível com a sobrevivência humana normal, por isso é regulamentado de forma diferente que o período diurno. Nesse sentido analise as afirmativas abaixo quanto ao trabalho noturno:
Assinale a alternativa correta:
I. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 30% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.
II. O período noturno é considerado quando o trabalho ocorre entre às 21:00 de um dia e 5:00 do outro, para trabalhadores urbanos.
III. A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.
IV. A duração legal da hora do serviço noturno (cinquenta e dois minutos e trinta segundos) constitui vantagem suplementar, que dispensa o salário adicional.
a. Todas as alternativas estão corretas
b. Apenas II é correta
c. Apenas III e IV estão corretas
d. Apenas I, II e IV estão corretas
e. Apenas III é correta

No Brasil, apenas na constituição de 1934 é que iniciou-se um tratamento específico ao Direito do trabalho, a composição destas normas na constituição estavam limitadas à garantir a liberdade sindical, a isonomia salarial, o salário mínimo garantido ao trabalhador, a proteção com a instituição de uma jornada de trabalho não maior que 8 horas diárias, a proteção do trabalho para mulheres e menores, e ainda o repouso semanal e as férias remuneradas.
Deste modo, com o Golpe do Estado Novo, que foi um período de grande autoritarismo de nossa história, que durou de 1937 até 1945, coincidentemente foi nesta época a criação de uma legislação específica sobre o Direito do trabalho e que perdura até o presente momento. Que legislação é essa?
a. Consolidação das Leis do Trabalho
b. Consolidação das Leis Laboriais
c. Consolidação das Normas Trabalhistas.
d. Consolidação das Leis Trabalhistas.
e. Constituição das Leis Trabalhistas.

Princípios são proposições básicas que informam determinada área do conhecimento. Os princípios não precisam necessariamente ser escritos, transformados em lei, mas são, inclusive, mais importantes que as próprias normas. A palavra princípio traduz a ideia de “começo, início” e, nessa linha, “o primeiro momento da existência de algo ou de uma ação ou processo” (CANDIDO, 2013).
Nesse sentido, quanto aos princípios do Direito do Trabalho, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. Princípio da Condição mais benéfica
2. Princípio da irrenunciabilidade de direitos
3. Princípio da Norma mais Favorável
4. Princípio da continuidade da relação de emprego
5. Princípio de proteção
6. Princípio da primazia da realidade
7. Princípio do in dúbio pro operário
a. 7, 5, 3, 1, 6, 2, 4
b. 7, 5, 6, 4, 2, 1, 3
c. 1, 3, 5, 2, 6, 7, 4.
d. 5, 4, 3, 2, 1, 7, 6
e. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Mais conteúdos dessa disciplina