Logo Passei Direto
Buscar
Entre os anos de 1959 e 2001, Dorothea Orem desenvolveu a teoria de Enfermagem do Autocuidado ou o Modelo Orem de Enfermagem, considerada relevante para a área, pois cobre um amplo escopo com conceitos gerais aplicáveis a todas as instâncias de Enfermagem (GONZALO, 2021). Orem defendia que os pacientes necessitam ser encorajados a desenvolver o autocuidado, apesar de estarem doentes por um período, pois têm o direito a voltar a ter mais independência após serem cuidados por médicos e enfermeiros.
Analise a definição a seguir: “Relacionada ao fato de o paciente estar em situação de déficit de autocuidado, sendo essencial que a Enfermagem possa compensá-lo com cuidados de Enfermagem – ou seja, essa teoria explica as diversas formas em que as pessoas são ajudadas pela Enfermagem.” Sobre a teoria desenvolvida por Orem que corresponde à definição descrita, assinale a alternativa CORRETA:
A) Teoria do Autocuidado.
B) Teoria das Necessidades Humanas Básicas.
C) Teoria dos Sistemas de Enfermagem.
D) Teoria do Déficit do Autocuidado.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à definição apresentada sobre a teoria de Dorothea Orem: A definição fala sobre a situação em que o paciente está em déficit de autocuidado e a necessidade de a Enfermagem compensar isso com cuidados. Agora, vamos às opções: A) Teoria do Autocuidado - Esta teoria se concentra na capacidade do paciente de realizar autocuidados, mas não aborda diretamente a compensação pela Enfermagem em casos de déficit. B) Teoria das Necessidades Humanas Básicas - Esta teoria, desenvolvida por outros autores, não é específica de Orem e não se relaciona diretamente com o déficit de autocuidado. C) Teoria dos Sistemas de Enfermagem - Esta teoria aborda a interação entre o paciente e a Enfermagem, mas não é a que se refere especificamente ao déficit de autocuidado. D) Teoria do Déficit do Autocuidado - Esta teoria é exatamente sobre a situação em que o paciente não consegue realizar autocuidados e a Enfermagem deve intervir para compensar essa falta. Portanto, a alternativa correta que corresponde à definição descrita é: D) Teoria do Déficit do Autocuidado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1859, surgiu a teoria Ambientalista, criada por Florence Nightingale, que se refere ao meio em que se vive como: "todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo são capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte" (MEDEIROS; ENDERS; LIRA, 2015, p. 522).
Sobre os aspectos gerais da teoria Ambientalista, analise as afirmativas a seguir:
I- Um ambiente saudável é essencial para a cura.
II- As janelas devem ser abertas, possibilitando a entrada da luz para todos os ocupantes e um fluxo de ar fresco.
III- Com a vestimenta adequada, pode-se manter, ao mesmo tempo, o paciente aquecido no leito e em ambiente muito bem arejado.
IV- A administração apropriada da residência interfere na cura dos enfermos.
V- Os cuidados de Enfermagem envolvem a casa na qual o paciente vive e os que têm contato com ele, sobretudo os cuidadores.
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente a afirmativa IV está correta.

A enfermeira pesquisadora Callista Roy define a Enfermagem como “ciência e prática” e percebe a pessoa como um indivíduo que se adapta às respostas ambientais em situação que envolve saúde e doença. Sobre os três aspectos fundamentais da sua teoria da adaptação, analise as sentenças a seguir:
I- Pessoa/grupo: sistema adaptativo em que se manifestam os principais mecanismos de adaptação categorizados como reguladores, sensoriais ou preceptores e as formas de adaptação identificadas: fisiológicas, de autoconceito, desempenho de papel e interdependência.
II- Meio: refere-se ao conjunto de três estímulos internos e externos inerentes à pessoa ou ao grupo (focal, contextual e residual), ou seja, todas as condições, circunstâncias e influências situacionais que afetam o desenvolvimento da pessoa/grupo. São estímulos importantes, na adaptação humana, o estágio do desenvolvimento da pessoa, a família e a cultura.
III- Os fenômenos que ocorrem na prática assistencial da Enfermagem são multifatoriais e exigem do profissional enfermeiro a sua percepção e reflexão sobre os acontecimentos na sua rotina de cuidados; somente a partir dessa análise é possível relativizar com as teorias já existentes.
IV- Saúde: o objetivo da Enfermagem é o de promover a adaptação e contribuir para a saúde que é um estado e processo do ser humano como um todo integrado, que tem o seu estilo peculiar de vida.
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas

Várias teorias surgiram com o avanço da Enfermagem, sendo algumas mais conhecidas e difundidas que as outras. Uma delas é a teoria sobre uma observação cuidadosa e a sensibilidade para intuir as necessidades do paciente. O conteúdo da sua obra se refere à organização e à manipulação do ambiente das pessoas que necessitam de cuidados de Enfermagem.
Sobre a teoria citada, assinale a alternativa CORRETA:
A Wanda de Aguiar Horta.
B Ana Nery.
C Callista Roy.
D Florence Nightingale.

Mais conteúdos dessa disciplina