Logo Passei Direto
Buscar

Fonologia

Outros
Levando em consideração a passagem anterior e os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa em relação ao ritmo do português brasileiro, analise as afirmativas que seguem.
Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
A Ainda não há um consenso quanto ao padrão rítmico do português brasileiro, pois não são unânimes as conclusões tiradas pelos estudiosos até hoje.
B Em relação ao ritmo, pode-se afirmar que o português brasileiro é uma língua de padrão acentual, ou seja, as sílabas tônicas ocorrem em um intervalo desigual de tempo.
C Em relação ao ritmo, pode-se afirmar que o português brasileiro é uma língua de padrão silábico, ou seja, as sílabas ocorrem em intervalos de tempos desiguais.
D No que se refere ao ritmo, as línguas espanhola, japonesa, inglesa e russa são semelhantes à língua portuguesa brasileira, pois todas possuem o padrão acentual.
E As línguas espanhola, japonesa, inglesa e russa são semelhantes à língua portuguesa brasileira, pois todas possuem o padrão silábico no que se refere ao ritmo.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao ritmo do português brasileiro: A) "Ainda não há um consenso quanto ao padrão rítmico do português brasileiro, pois não são unânimes as conclusões tiradas pelos estudiosos até hoje." - Esta afirmativa é verdadeira, pois realmente há debates sobre o padrão rítmico do português brasileiro. B) "Em relação ao ritmo, pode-se afirmar que o português brasileiro é uma língua de padrão acentual, ou seja, as sílabas tônicas ocorrem em um intervalo desigual de tempo." - Esta afirmativa é correta, pois o português brasileiro é considerado uma língua de ritmo acentual, onde as sílabas tônicas são mais proeminentes. C) "Em relação ao ritmo, pode-se afirmar que o português brasileiro é uma língua de padrão silábico, ou seja, as sílabas ocorrem em intervalos de tempos desiguais." - Esta afirmativa está incorreta, pois o português não é classificado como uma língua de ritmo silábico. D) "No que se refere ao ritmo, as línguas espanhola, japonesa, inglesa e russa são semelhantes à língua portuguesa brasileira, pois todas possuem o padrão acentual." - Esta afirmativa é parcialmente correta, pois o espanhol e o português têm um padrão acentual, mas o japonês e o inglês têm características diferentes. E) "As línguas espanhola, japonesa, inglesa e russa são semelhantes à língua portuguesa brasileira, pois todas possuem o padrão silábico no que se refere ao ritmo." - Esta afirmativa é incorreta, pois não é verdade que todas essas línguas possuem um padrão silábico. Diante da análise, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Tendo em vista os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre fonética e fonologia, relacione corretamente essas duas partes da linguística com suas respectivas características:
( ) É um sistema fonológico, sendo que cada língua tem o seu.
( ) Ocupa-se da descrição do fone a partir de sua articulação, das suas propriedades físicas e da percepção que temos dele.
( ) Seu papel é o de descrever a maneira pela qual os segmentos se organizam em cada língua.
( ) É a parte da linguística que descreve e explica como os sons da fala são produzidos e percebidos, tornando possível uma das atividades mais importantes que o ser humano desempenha: a comunicação.
A 2 – 1 – 2 – 1
B 2 – 2 – 1 – 1
C 1 – 1 – 2 – 2
D 1 – 2 – 2 – 1
E 1 – 2 – 1 – 2

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre a organização dos segmentos que compõem as sílabas dentro do padrão do português do Brasil, ordene cada um dos moldes silábicos listados a seguir (em que C equivale a consoante, V equivale a vogal e V’ equivale a semivogal) com o respectivo exemplo de sílaba (grifada) que os caracteriza:
( ) teSOUro
( ) MAR
( ) TRANSportadora
( ) saÚde
( ) PAnela
A 1 – 3 – 5 – 4 – 2
B 3 – 4 – 2 – 1 – 5
C 5 – 2 – 4 – 1 – 3
D 1 – 3 – 2 – 5 – 4
E 2 – 4 – 1 – 3 – 5

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Considerando os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre os fonemas consonantais do português brasileiro e os pares mínimos, relacione as colunas a seguir, de modo que as palavras relacionadas formem um par mínimo:
( ) cala
( ) chato
( ) taco
( ) dona
( ) chique
( ) tique
( ) zona
( ) jato
( ) saco
( ) gala

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre os ditongos, assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, palavras que apresentam ditongos decrescentes:
A Baú, perícia, cacau
B Pai, foi, touro
C Água, fui, meu
D Hotéis, nacional, viu
E Vácuo, jeito, pães

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Considerando a definição dada anteriormente, os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa a propósito das consoantes bilabiais, analise as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que apresenta, de forma correta, as palavras nas quais as consoantes destacadas são bilabiais:
A Pato, Bola
B Taco, Data
C Nata, Fronha
D Mato, Gato
E Dia, Tia

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre os ditongos crescentes e decrescentes, analise as assertivas que seguem:
I. ( ) São exemplos de ditongos crescentes pretônicos: “sérIE” e “histórIA”.
II. ( ) São exemplos de ditongos crescentes postônicos: “gênIO” e “ausêncIA”.
III. ( ) Em palavras como “pAIxão” e “fEIra”, há a possibilidade de redução do ditongo, mas esse fato não parece estar ligado à variação dialetal. A redução do ditongo acontece quando a vogal é produzida e o glide não.
IV. ( ) Em palavras como “bAIta” e “jEIto” também há redução do ditongo na maioria dos dialetos brasileiros.
V. ( ) São exemplos de ditongos decrescentes nasais: “pÃEs” e “leÕEs”.
A Somente I e II.
B Somente I e III.
C Somente II e III.
D Somente II, III e V.
E Somente I, II, III e V.

Levando em consideração o excerto dado e os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre o acento relacionado à tonicidade ou à atonicidade da sílaba no português brasileiro, analise as assertivas que seguem.
Na sequência, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Se a última sílaba da palavra for acentuada, temos uma palavra oxítona, como em café.
II. ( ) Se a última sílaba for acentuada, temos uma palavra paroxítona.
III. ( ) Se a penúltima sílaba for acentuada, temos uma palavra paroxítona, como em tórax.
IV. ( ) Se a antepenúltima sílaba for acentuada, temos uma palavra oxítona.
A V – F – V – F
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F
E F – V – F – F

Mais conteúdos dessa disciplina