Logo Passei Direto
Buscar

Fonologia

Outros
Atente para o seguinte trecho de texto: "O procedimento habitual de identificação de fonemas é buscar duas palavras com significados diferentes cuja cadeia sonora seja idêntica. As duas palavras constituem um par mínimo. Assim, em português, definimos /f/ e /v/ como fonemas distintos (...) uma vez que o par mínimo “faca” e “vaca” demonstra a oposição fonêmica. Dizemos que o par mínimo “faca/vaca” caracteriza os fonemas /f, v/ por contraste em ambiente idêntico. Um par de palavras é suficiente para caracterizar dois fonemas."
Considerando os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre os fonemas consonantais do português brasileiro e os pares mínimos, relacione as colunas a seguir, de modo que as palavras relacionadas formem um par mínimo:
1. cala
2. chato
3. taco
4. dona
5. chique
( ) tique
( ) zona
( ) jato
( ) saco
( ) gala
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos relacionar as palavras para formar pares mínimos: 1. cala - ( ) gala 2. chato - ( ) jato 3. taco - ( ) saco 4. dona - ( ) zona 5. chique - ( ) tique Assim, a relação correta é: 1. cala - gala 2. chato - jato 3. taco - saco 4. dona - zona 5. chique - tique Espero que isso ajude nos seus estudos!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Levando em consideração os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre alofones, analise as afirmativas a seguir:
Estão corretas as afirmativas:
I. ( ) Alofones são variantes de um mesmo fonema e acontecem em ambientes exclusivos, ou seja, onde um acontece, o outro não e vice-versa.
II. ( ) Os alofones são realizações fonéticas de um fonema que não acarretam mudança de significado da palavra. O /R/ da palavra rato, por exemplo, pode ter diferentes realizações no português do Brasil sem mudança no seu significado.
III. ( ) O fonema /t/ é realizado uniformemente no português brasileiro, portanto não é um alofone.
IV. ( ) O fonema /t/, quanto está diante de /i/, não varia no português brasileiro, só pode ser realizado com fricção (chiado).
A Somente I, II e III.
B Somente III e IV.
C Somente II e III.
D Somente II e IV.
E Somente I e II.

Considerando os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre as vogais nasais, marque a alternativa em que as vogais destacadas nas palavras são nasais:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Fonética e fonologia do português brasileiro: 2º. Período. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. p. 37.
A cAsa, pAta
B cANto, fANtasma
C pAto, cEgo
D pEna, cOla
E mUla, pIso

Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados nas videoaulas e no livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa referente à anterioridade ou posterioridade da língua na produção das vogais, analise as seguintes afirmativas:
São corretas as alternativas:
I. As vogais centrais são frequentes no português brasileiro.
II. Os sons vocálicos da palavra “teste” são exemplos de sons anteriores.
III. Ao pronunciar vogais anteriores, a língua ocupa a porção central da boca.
IV. Os sons vocálicos da palavra “poço” são exemplos de sons anteriores.
V. Ao pronunciar vogais anteriores, a língua ocupa a porção frontal da boca, como em “lido”, “cedo”, “credo”, “lado”.
A I, II e III, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C II e V, apenas.
D IV e V, apenas.
E II, IV e V, apenas.

Atente para a seguinte afirmação: acionado à tonicidade ou à atonicidade da sílaba, ou seja, à proeminência de uma sílaba sobre outra no português brasileiro, analise as afirmativas que seguem.
Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
A No português brasileiro, o acento pode recair apenas na última sílaba como em “átomo”.
B No português brasileiro, o acento pode recair em qualquer sílaba da palavra, desde que ela seja átona.
C No português brasileiro, as sílabas mais proeminentes são as átonas e as menos proeminentes são as tônicas.
D No português brasileiro, o acento pode recair apenas sobre as três últimas sílabas, por isso temos palavras com a última, penúltima e antepenúltima sílabas tônicas.
E O acento no português brasileiro deve ser colocado em qualquer consoante tônica.

Considerando os exemplos dados acima e os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre a relação fonema/grafema, ou seja, som/letra no português do Brasil, leia as alternativas que seguem.
Na sequência, assinale aquela que contém a assertiva correta:
A A palavra chá é composta por duas letras e três segmentos sonoros.
B A palavra chá é composta por três letras e dois segmentos sonoros.
C A palavra táxi é composta por cinco letras e seis segmentos sonoros.
D A palavra carro é composta por cinco letras e seis segmentos sonoros.
E A palavra placa é composta por seis letras e cinco segmentos sonoros.

Levando em consideração os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre os ditongos crescentes e decrescentes, analise as assertivas que seguem:
Estão corretas as assertivas:
I. ( ) São exemplos de ditongos crescentes pretônicos: “sérIE” e “histórIA”.
II. ( ) São exemplos de ditongos crescentes postônicos: “gênIO” e “ausêncIA”.
III. ( ) Em palavras como “pAIxão” e “fEIra”, há a possibilidade de redução do ditongo, mas esse fato não parece estar ligado à variação dialetal. A redução do ditongo acontece quando a vogal é produzida e o glide não.
IV. ( ) Em palavras como “bAIta” e “jEIto” também há redução do ditongo na maioria dos dialetos brasileiros.
V. ( ) São exemplos de ditongos decrescentes nasais: “pÃEs” e “leÕEs”.
A Somente I e II.
B Somente I e III.
C Somente II e III.
D Somente II, III e V.
E Somente I, II, III e V.

Leia a seguinte passagem: "Ritmo: a aplicação do sentido geral do termo na Fonologia se refere a uma regularidade percebida nas unidades proeminentes da fala. Estas regularidades podem ser expressas em termos dos seguintes padrões: sílabas acentuadas x sílabas não-acentuadas, extensão da sílaba (longa x breve) ou Pitch (alto x baixo) – ou uma combinação destas variáveis".
Levando em consideração a passagem anterior e os conteúdos do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa em relação ao ritmo do português brasileiro, analise as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
A Ainda não há um consenso quanto ao padrão rítmico do português brasileiro, pois não são unânimes as conclusões tiradas pelos estudiosos até hoje.
B Em relação ao ritmo, pode-se afirmar que o português brasileiro é uma língua de padrão acentual, ou seja, as sílabas tônicas ocorrem em um intervalo desigual de tempo.
C Em relação ao ritmo, pode-se afirmar que o português brasileiro é uma língua de padrão silábico, ou seja, as sílabas ocorrem em intervalos de tempos desiguais.
D No que se refere ao ritmo, as línguas espanhola, japonesa, inglesa e russa são semelhantes à língua portuguesa brasileira, pois todas possuem o padrão acentual.
E As línguas espanhola, japonesa, inglesa e russa são semelhantes à língua portuguesa brasileira, pois todas possuem o padrão silábico no que se refere ao ritmo.

Leia o trecho de texto a seguir: “As consoantes são os segmentos que se realizam por obstrução total ou parcial da passagem do ar nas cavidades faríngea ou bucal [...]. Na língua portuguesa, caracterizam-se por serem assilábicas, sempre se apresentando em posições periféricas da sílaba, assim como as semivogais, pois o centro da sílaba é sempre ocupado por uma vogal.”
Levando em consideração os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa a respeito do modo de articulação das consoantes, relacione cada um dos modos de articulação listados a seguir com seus respectivos exemplos, observando as consoantes destacadas:
(1) Oclusiva nasal: bloqueio total da passagem do ar na cavidade nasal.
(2) Retroflexa: bloqueio parcial da passagem do ar.
(3) Lateral: bloqueio parcial com passagem do ar pela lateral da boca.
(4) Fricativa: bloqueio parcial da passagem do ar, causando fricção.
(5) Oclusiva oral: bloqueio total da passagem do ar na cavidade oral.
A 3 – 2 – 1 – 4 – 5.
B 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
C 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
D 4 – 5 – 3 – 2 – 4.
E 5 – 4 – 1 – 3 – 2.

Mais conteúdos dessa disciplina