Logo Passei Direto
Buscar
Considere um transformador abaixador de 10 kVA, 380 – 220/127 V, que fornece 0,7 p.u. de corrente a uma carga com fator de potência unitário.
Determine, em ampères, qual é esta corrente, utilizando como valores de base os valores nominais do transformador.
A 10,63 A
B 18,36 A
C 24,21 A
D 32,84 A
E 45,46 A
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar a corrente em ampères fornecida pelo transformador abaixador de 10 kVA, precisamos usar a relação entre potência, tensão e corrente. A potência aparente (S) é dada por: \[ S = V \times I \] Onde: - S é a potência em VA (ou kVA, multiplicado por 1000 para converter para VA), - V é a tensão em volts, - I é a corrente em ampères. O transformador tem uma potência de 10 kVA, que é igual a 10.000 VA. A tensão secundária do transformador é 220 V (considerando a tensão que fornece a carga). Agora, podemos calcular a corrente nominal (I) usando a fórmula: \[ I = \frac{S}{V} \] Substituindo os valores: \[ I = \frac{10.000 \, VA}{220 \, V} \] \[ I = 45,45 \, A \] Como a questão pede a corrente em p.u. (por unidade), e foi fornecido que a corrente é 0,7 p.u., precisamos multiplicar a corrente nominal pela unidade: \[ I_{p.u.} = 0,7 \times 45,45 \, A \] \[ I_{p.u.} \approx 31,82 \, A \] No entanto, como a questão pede a corrente em ampères e não está entre as opções, vamos verificar as opções novamente. A corrente nominal do transformador é 45,46 A, e a corrente em p.u. é 0,7 vezes isso, que é aproximadamente 31,82 A. Portanto, a resposta correta, considerando a corrente em p.u. e as opções dadas, é: D) 32,84 A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A corrente de curto-circuito que ocorre longe dos terminais do gerador possui a seguinte forma de onda.
Com base na forma de onda mostrada na figura, é correto o que afirma em
I. A corrente é simétrica durante toda a ocorrência do curto-circuito.
II. A componente simétrica é um fator determinante para a potência de curto-circuito.
III. O valor do impulso da corrente de curto-circuito no instante da falta é o valor máximo da corrente de curto-circuito.
IV. O valor da componente contínua tende a zero a partir do instante em que ocorre a falta.
A I e III, apenas.
B I e IV, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III, apenas.
E II, III e IV, apenas.

Em relação às entradas de energia em indústrias, assinale a alternativa correta.
A No projeto de instalações elétricas industriais devem ser consideradas as informações fornecidas pelas concessionárias que atendem a região que a indústria está inserida.
B A concessionária não precisa avaliar os dados das cargas que existem na instalação, pois a estrutura de fornecimento já é montada visando atender qualquer tipo de indústria, independentemente de sua potência instalada.
C A concessionária deve informar os níveis de tensão disponíveis na região, porém, nem mesmo em casos extremos tem o dever de disponibilizar a estrutura necessária para o fornecimento de um nível adequado para atender a demanda da instalação.
D O sistema radial simples possui apenas uma barra, entretanto, caso ocorra alguma falha no fornecimento de energia, isso não refletirá no circuito de distribuição que alimenta a indústria.
E O sistema radial com recurso possui duas barras de distribuição, o que faz com que o sistema seja mais flexível, porém isto diminui a confiabilidade do sistema de fornecimento.

A intensidade da corrente de curto-circuito de uma instalação elétrica é determinada em função do ponto em que ocorre a falta, mas também em função dos equipamentos que contribuem para o aumento da corrente de curto-circuito. Devido as suas características estes equipamentos são considerados fontes de corrente de curto-circuito.
Dentre os equipamentos mencionados, os que contribuem para o aumento da corrente de curto circuito, são citados em
I. Geradores síncronos.
II. Motores de Indução.
III. Transformadores.
IV. Transformadores para instrumentos.
V. Condensadores síncronos.
A I e II, apenas.
B II, III e V, apenas.
C I, II e V, apenas.
D III, IV e V, apenas.
E I, II, III e V, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina