Logo Passei Direto
Buscar
A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque:
Legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.
Reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, representa um avanço significativo para a educação e a sociedade brasileira, pois: 1. Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país: A lei promove a valorização da diversidade cultural e étnica, reconhecendo a importância da contribuição dos afrodescendentes na formação da sociedade brasileira. 2. Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação: Ao incluir a História e Cultura Afro-Brasileira no currículo, a lei busca garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação que reflita a diversidade do país. 3. Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira: A lei contribui para a disseminação de informações e conhecimentos que são fundamentais para a valorização da cultura afro-brasileira. As outras opções, como legitimar o ensino das ciências humanas ou reforçar a concepção etnocêntrica sobre a África, não refletem o objetivo principal da lei. Portanto, a resposta correta é que a lei impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Olhando mais de perto a questão de uma sociedade inclusiva e que entende os princípios da diversidade cultural, que considera a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência, constatamos que, ao longo da história da escola, houve a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique:
Estão corretas as complementações contidas em:
I. A convivência dentro da diversidade humana.
II. A eliminação de qualquer forma de discriminação.
III. A valorização de cada pessoa com sua individualidade.
IV. A classificação das pessoas em ações da vida social.
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.

Considerando os conceitos de identidade de gênero e orientação sexual, assinale a alternativa incorreta: Heterossexual: Indivíduo que sente atração pelo sexo oposto. Pansexual: Indivíduo que sente atração por pessoas do mesmo sexo. Não Binário: Indivíduo que oscila entre masculino e feminino. Cisgênero: Indivíduo que se identifica com seu sexo biológico. Transgênero: Indivíduo que tem uma identidade diferente do seu sexo biológico.

Mais conteúdos dessa disciplina