Logo Passei Direto
Buscar

Caso um estado elabore dois orçamentos em um mesmo ano, esse ente terá ferido o princípio da: a. Unidade b. Universalidade c. Anualidade d. Equilíbrio

User badge image
Estudo Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar os princípios orçamentários mencionados: a) Unidade - Este princípio estabelece que deve haver um único orçamento para cada ente federativo, ou seja, não pode haver mais de um orçamento em um mesmo exercício. b) Universalidade - Refere-se à inclusão de todas as receitas e despesas no orçamento, sem omissões. c) Anualidade - Este princípio determina que o orçamento deve ser elaborado para um período de um ano. d) Equilíbrio - Refere-se à necessidade de que as receitas e despesas estejam em equilíbrio, evitando déficits. Dado que a elaboração de dois orçamentos em um mesmo ano fere a ideia de um único orçamento, a alternativa correta é: a) Unidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Julgue as afirmacoes a seguir:
a. O orçamento é um instrumento de controle político sobre o Poder Executivo por parte do Poder Legislativo.
b. No Brasil o orçamento é impositivo. Assim, deve ser executado na íntegra.
c. A maior parte das despesas constantes no orçamento brasileiro são discricionárias.
d. O orçamento público é um plano de trabalho: mais do que um documento de receitas e despesas, o orçamento é um programa de trabalho, com metas e objetivos a serem alcançados.
e. O orçamento público brasileiro é dito autorizativo, mas possui a maior parte de suas despesas obrigatórias, ou seja, não dependem da vontade do governante.

Julgue as afirmações a seguir:
a. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
b. O princípio da clareza indica que de nada adianta dar divulgação ao conteúdo do orçamento se a linguagem for incompreensível para a população.

Julgue a frase a seguir: É por meio do orçamento público que os governantes estimam o que vão arrecadar e como devem gastar os recursos obtidos com os impostos pagos pela sociedade.
Verdadeiro
Falso

Julgue a afirmação a seguir: O objeto das Finanças Públicas é, portanto, o estudo da atividade fiscal, orientada em duas direções: política tributária, para captação de recursos, e política orçamentária, para a aplicação dos recursos.
Verdadeiro
Falso

No Brasil o orçamento é __________. Embora possua despesas de caráter _________, como o pagamento de aposentadorias e pensões.
a. Impositivo, vinculado;
b. Autorizativo, obrigatório;
c. Impositivo, discricionário;
d. Autorizativo, discricionário.

Julgue as afirmações a seguir:
a. Segundo o princípio da clareza, a lei orçamentária precisa ser amplamente divulgada, para permitir que qualquer pessoa tome conhecimento do seu conteúdo e saiba como são empregados os recursos arrecadados da sociedade e de outras fontes de receita. Como o próprio nome diz, o orçamento público é público.
b. Segundo o princípio da publicidade, cabe à equipe responsável pelo documento expor números e palavras de forma clara e exata, de tal forma que não deixe margem à dúvida.
c. O princípio do equilíbrio determina que o orçamento deverá estar sempre equilibrado, ou seja, o valor total da despesa fixada deve ser exatamente igual ao valor da receita estimada para o ano a que se refere.
d. Existem 3 orçamentos anuais: o fiscal, o de investimento e o de seguridade social.

Mais conteúdos dessa disciplina