Logo Passei Direto
Buscar
A preocupação com o meio ambiente e o reforço de algumas leis ampliaram o mercado de consultorias especializadas. Existe uma ampla área de atuação para as consultorias ambientais. Dentre eles se encontram « construção dos Relatórios de Impacto Ambiental.
Ao prestar este tipo de serviço as consultorias estão realizando:
A Uma síntese mais simplificada, com linguagem acessível e objetivos nas explicações contendo as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da empresa.
B Uma implantação do Sistema de Gestão Ambiental na empresa, com base na ISO 14001.
C Uma análise do Impacto Ambiental dos fornecedores de matéria prima da empresa.
D Uma medição dos impactos ambientais provenientes do uso do produto da empresa por seus clientes.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que envolve a construção dos Relatórios de Impacto Ambiental (RIA) e o que as consultorias ambientais fazem nesse contexto. Analisando as alternativas: A) Uma síntese mais simplificada, com linguagem acessível e objetivos nas explicações contendo as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da empresa. - Esta opção se refere à elaboração de um resumo ou síntese do EIA, que é uma parte do processo de avaliação de impactos ambientais. B) Uma implantação do Sistema de Gestão Ambiental na empresa, com base na ISO 14001. - Esta opção fala sobre a implementação de um sistema de gestão, que é um serviço diferente da construção de relatórios. C) Uma análise do Impacto Ambiental dos fornecedores de matéria-prima da empresa. - Esta opção se refere a uma análise específica, mas não é o foco principal da construção de um RIA. D) Uma medição dos impactos ambientais provenientes do uso do produto da empresa por seus clientes. - Esta opção também não se relaciona diretamente com a construção de relatórios de impacto ambiental. Dentre as opções, a que melhor se encaixa na descrição de "construção dos Relatórios de Impacto Ambiental" é a alternativa A, pois envolve a síntese e apresentação das conclusões do Estudo de Impacto Ambiental. Portanto, a resposta correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Spark Park é o nome do sistema criado pelos americanos, que permite usar as fezes dos cachorros para a produção de energia. Os parques da cidade de Cambridge, no estado americano de Massachusetts, já estão equipados com a tecnologia, que é capaz de manter suas luzes acesas. A máquina funciona de forma simples, mas para que alcance os efeitos desejados, precisa contar com o apoio dos donos. Para produzir energia, as pessoas que levam seus cães para um passeio no parque devem colocar os excrementos do animal em uma sacola biodegradável e depositá-la em um tubo na máquina. Feito isso, é necessário girar a manivela, para que o conteúdo seja comprimido e o cocô se transforme em gás metano. Esse gás é encaminhado a outro compartimento e quando entra em combustão, gera energia. No caso dos americanos, a capacidade de produção é suficiente para manter as lâmpadas dos postes do parque acesas e outros pequenos aparelhos em funcionamento. A medida é importante por atuar como fator de conscientização, pois estimula o consumo consciente. Apesar disso, um dos pontos negativos é que capacidade energética de produção é pequena, portanto só pode ser usada em pequenos aparelhos.
Assinale a opção mais adequada referente à relação entre o texto e o Meio Ambiente:
A O meio ambiente é sempre heterogêneo, o que dá origem a agrupamentos de seres vivos diferentes.
B O meio ambiente é tudo que nos cerca.
C O meio ambiente está sempre mudando e evoluindo. Estas mudanças são provocadas pelos seres vivos e pelas próprias atividades humanas, os quais são influenciados por essas modificações, gerando novas alterações. Esta é a essência da evolução.
D Dentro do meio ambiente, cada espécie considerada tem um ‘endereço’ (hábitat) e desenvolve uma ‘profissão’ (nicho ecológico)

Em 1991, oito pessoas e 3 800 espécies de plantas e animais foram trancados dentro de uma redoma de 12 600 metros quadrados, no Arizona, Estados Unidos. Objetivo: criar o modelo de uma colônia humana autossuficiente, capaz de sobreviver em outros planetas. Deu tudo errado... Em pleno deserto, perto de Tucson (EUA), a Biosfera 2 foi construída como uma réplica da Biosfera 1, ou seja, o planeta Terra, com cinco de seus ecossistemas em miniatura: deserto, oceano, floresta tropical, savana e pântano. Para habitá-la foi escolhida uma equipe que viveria isolada do mundo durante dois anos. Comeriam o que plantassem. Reciclariam a água, os dejetos e até o ar. Nada entraria e nada sairia. O isolamento era a base do ideal de auto sustentação que seria transplantado para Marte, se desse certo. O mundo inteiro foi informado da experiência com estardalhaço. A revista Discover comparou-a, simplesmente, à conquista da Lua. Era um grande acontecimento. Mas só na teoria. Por trás do marketing e da publicidade de um investimento de 150 milhões de dólares em experiência científica, tudo deu errado. E, para esconder os fracassos, vieram as fraudes. De saída, a concentração de gás carbônico na atmosfera fechada tornou-se tão alta que foi preciso removê-lo. Só que isso foi feito clandestinamente, sem contar para ninguém. Além disso, por baixo do pano, injetaram ar fresco na redoma. Depois, falharam as colheitas. Houve fome. Uma tripulante que saiu para tratamento médico voltou trazendo contrabando: a bolsa cheia de comida. No final dos dois anos, a tripulação deixou a redoma, magra, pálida, faminta e desacreditada. Depois do fracasso se percebeu que a Biosfera 2 não é de modo algum análoga à Terra. É um meio sintético de um monte de coisas: concreto, vidro, aço e plantas em grandes caixas.
Assinale a opção que melhor descreve o porquê do fracasso da Biosfera 2:
A A biosfera caracteriza-se por ser uma estrutura muito complexa. A sua composição é resultado de fenômenos físicos associados à própria atividade biológica que ocorre na biosfera há milhares de anos. Esta complexidade dificulta sua reprodução em modelos reduzidos.
B Na biosfera estão incluídos a superfície da Terra, rios, lagos, mares e oceanos, e parte da atmosfera e estes elementos não foram acrescentados na Biosfera 2.
C A biosfera pode ser dividida em três regiões físicas distintas, a Litosfera - camada superficial sólida da Terra; a Hidrosfera, representada pelo ambiente líquido: rios, lagos e oceanos; e a Atmosfera, camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra. A Biosfera 2 não continha a Hidrosfera.
D A qualidade da biosfera sofre alterações devido a atividades humanas. Não houve alterações por conta das atividades humanas na Biosfera 2.

Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina