Logo Passei Direto
Buscar
Aquela sensação de que o cabelo está sujo não se deve só à poluição do dia a dia. Na verdade, o uso de xampus, condicionadores e especialmente de finalizadores e cremes sem enxágue também vai deixando resíduos impregnados nos fios. Com o tempo, essa "sujeira" acumulada pode formar um tipo de barreira que impede que outros produtos penetrem e ajam nos fios dos cabelos como deveriam.
Sobre os tensoativos usados na formulação de xampus podemos dizer que:
II. Os tensoativos não iônicos servem para incrementar e estabilizar a espuma além de melhorar o sensorial;
I. Os alquil éter sulfato são tensoativos aniônicos possuem boa propriedade de limpeza, porém não respondem bem a eletrólitos;
IV. Os alquilpoliglicosídeoos podem ser usados como tensoativo primário quanto secundário, porém reduzem a viscosidade quando usados como primários.
III. Os tensoativos anfóteros podem atuar como primários ou secundários num xampú e tem ação condicionante;
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre os tensoativos usados na formulação de xampus: I. Os alquil éter sulfato são tensoativos aniônicos que possuem boa propriedade de limpeza, porém não respondem bem a eletrólitos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os alquil éter sulfatos são conhecidos por sua capacidade de limpeza, mas podem ter sua eficácia reduzida na presença de eletrólitos. II. Os tensoativos não iônicos servem para incrementar e estabilizar a espuma além de melhorar o sensorial. Verdadeiro, os tensoativos não iônicos realmente ajudam na formação e estabilização da espuma e proporcionam uma sensação mais suave ao toque. III. Os tensoativos anfóteros podem atuar como primários ou secundários num xampú e têm ação condicionante. Verdadeiro, os tensoativos anfóteros podem atuar em ambas as funções e têm propriedades condicionantes. IV. Os alquilpoliglicosídeos podem ser usados como tensoativo primário quanto secundário, porém reduzem a viscosidade quando usados como primários. Verdadeiro, os alquilpoliglicosídeos são versáteis e podem ser usados em ambas as funções, mas realmente podem reduzir a viscosidade quando utilizados como tensoativos primários. Analisando as afirmativas, todas estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica(insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). A maior parte dos sabões e detergentes são feitos de compostos que contém esse tipo de molécula. O caráter polar e apolar permite ligações aparentemente impossíveis entre moléculas. Em sua maioria, são moléculas orgânicas que apresentam de um lado um haleto orgânico (polar) e de outro uma extensa cadeia de hidrocarbonetos (apolar). Sua forma mais estável em água ou outro ambiente polar é na forma de micela.
Qual o nome dado a essas moléculas?
Polímeros catiônicos
Polímeros aniônicos
Substâncias graxas
Substâncias iônicas
Moléculas anfipáticas ou anfifílicas

Assinale a alternativa que apresente os ensaios para a determinação dos tipos de emulsões:
ph, condutividade elétrica e diluição
diluição, ph e condutividade elétrica
pH, viscosidade e diluição
diluição, condutividade elétrica e corantes
corantes, ph e diluição

São substâncias tipicamente higroscópicas incluídas nas formulações com a função precípua de reter a água no corpo cremoso, evitando a quebra da emulsão e balanceando a troca gasosa entre o produto e o ar, tanto no pote como quando aplicado sobre a pele.
Qual é o nome dessas substâncias?
Espessantes
Emolientes
Tensoativos
Acidulantes
Umectantes

A resolução - RDC Nº 211, de 14 de julho de 2005 estabelece a definição e a classificação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, conforme esta resolução é correto afirmar:
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
I - Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.
II- A definição de produtos grau 1: são produtos de higiene pessoal cosméticos e perfumes que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto.
III- Os critérios para a classificação (grau I e grau II) foram definidos em função da probabilidade de ocorrência de efeitos não desejados devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidados a serem observados quando de sua utilização.
IV- Fazem parte da lista de produtos grau II: Água de colônia, Água Perfumada, Perfume e Extrato Aromático, Amolecedor de cutícula (não cáustico) , Aromatizante bucal e Base facial.
Somente uma afirmação está correta.
I, II e III;
I e II;
I e III;
I, II e IV;

Com relação as máscaras faciais, correlacione as colunas:
(a) Lauril sulfato de sódio ( I ) Utilizado em máscaras sedativas e refrescantes
(b) Cloridróxido de alumínio ( II ) Utilizado em máscaras hidratantes
(c) Álcool polivinílico ( III ) Utilizado em máscaras com propriedades detergentes
(d) Camomila e tília ( IV ) Utilizado em máscara adstringentes
(e) Lactato de amônio ( V ) Utilizado em máscaras do tipo película adesiva
A-III; B-IV; C-V; D-I; E-II
A-II; B-V; C-III, D-I; E-IV
A-V; B-III; C-I; D-IV; E-II
A-V; B-II, C-III; D-IV; E-I
A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V

Devolver a maleabilidade, diminuir o trauma entre uma escovação e outra e dar brilho aos fios também é uma função que faz parte da atuação dos condicionadores. Fatores externos como poluição, vento, sol, piscina, alisamentos, uso contínuo desecadores, pranchas e qualquer outra fonte de calor excessiva, pode danificar e fragilizar os fios, prejudicando muito a saúde dos cabelos. O uso de condicionador auxilia na proteção capilar contra esses vilões.
Sobre a composição básica de um condicionador podemos dizer que: Assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) alternativa(s) falsa(s).
III. Os glicóis e polióis são usados como emolientes nos condiciondores;
IV. As proteínas, aminoácidos, poliquaternium 4 são exemplos de tensoativos secundários dos condicionadores.
I. O tensoativo comumente usado na formulação é um catiônico;
II. Os parabenos, kathon, germal são exemplos de conservantes usados nos condicionadores;

A miscibilidade das substâncias tem enorme importância para o desenvolvimento de formas tanto farmacêuticas quanto cosméticas. Qual das alternativas abaixo apresenta somente substâncias miscíveis com água, ou seja, que se misturam com a água?
Glicerina, Propilenoglicol, Óleo de cártamo, Propilparabeno e Peróxido de benzoila.
Glicerina, Alcatrão da hulha, Óleo de algodão, Vaselina líquida, Miristato de isopropila.
Suarda, Deyquart A, Propilenoglicol, Monoestearato de glicerila, Álcool cetoestearílico etoxilado.
Álcool cetoestearílico etoxilado (Emulgin B2), Óleo de Gauthéria, Miristato de isopropila, Petrolato branco, Alcatrão da Hulha.
Glicerina, Cloreto de cetil trimetil amônio, Propilenoglicol, Sorbitol e Deyquart A (cloreto cetil trimetil amônio).

A pele apresenta diferentes características ao longo da vida e os cuidados destinados a ela devem estar de acordo com essas características ou mesmo com os diferentes tipos de pele. A limpeza diária sempre fez parte essencial desses cuidados. Sobre esse tema é correto afirmar:
A pele normal suporta bem o sabonete, sem ressecamento, nem sensação de ardor.
Por ser frágil, a pele do bebê deve ser higienizada com sabões e/ou sabonetes.
As loções de limpeza suavizam a epiderme, porém não impedem a seborréia reacional.
A pele seca não apresenta irritações, sensações de ardor e ressecamento da pele, após a lavagem do rosto.
As loções de limpeza para pele oleosa devem apresentar alto teor de matérias graxas para evitar o seu ressecamento.

Mais conteúdos dessa disciplina