Logo Passei Direto
Buscar
O direito jurídico brasileiro conta com dois tipos principais de sucessões: a legítima, decorrente da própria lei, e a testamentária que decorre diretamente da vontade individual do falecido. Os herdeiros legítimos são os ascendentes, os descendentes, o cônjuge e os colaterais.
Sobre o tema, é possível afirmar que o cônjuge sobrevivente sucede:
A) Em concorrência com os descendentes, independentemente do regime em que era casado.
B) Em concorrência com os descendentes, no regime da comunhão parcial, sejam os bens comuns ou particulares.
C) Em concorrência com os ascendentes em primeiro grau, ainda que haja descendentes.
D) Ainda que separado de fato do falecido, há mais de dois anos, desde que haja prova de que a convivência se tornou impossível sem culpa do sobrevivente.
User badge image
Questões Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que diz a legislação brasileira sobre a sucessão do cônjuge sobrevivente. A) Em concorrência com os descendentes, independentemente do regime em que era casado. - Esta afirmação não é correta, pois a concorrência do cônjuge com os descendentes depende do regime de bens. B) Em concorrência com os descendentes, no regime da comunhão parcial, sejam os bens comuns ou particulares. - Esta alternativa está correta. No regime de comunhão parcial, o cônjuge sobrevivente concorre com os descendentes, mas apenas em relação aos bens que não são considerados comuns. C) Em concorrência com os ascendentes em primeiro grau, ainda que haja descendentes. - Esta afirmação não é correta, pois o cônjuge não concorre com os ascendentes se houver descendentes. D) Ainda que separado de fato do falecido, há mais de dois anos, desde que haja prova de que a convivência se tornou impossível sem culpa do sobrevivente. - Esta alternativa não é correta, pois a separação de fato pode impactar o direito à herança. Portanto, a alternativa correta é: B) Em concorrência com os descendentes, no regime da comunhão parcial, sejam os bens comuns ou particulares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina