Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
O oceano tem um papel fundamental no sistema climático terrestre por meio da absorção de carbono da atmosfera. O gás carbônico dissolvido nas camadas superficiais da água é absorvido pelo fitoplâncton (algas marinhas microscópicas), que realiza fotossíntese. Com essa atividade biológica, o oxigênio é liberado para a atmosfera e, quando as algas morrem, carregam o CO2 para o fundo do oceano. No entanto, a partir da Revolução Industrial, principalmente pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão mineral, betume e outros) houve um aumento de 40% na concentração dos níveis de CO2 na atmosfera, segundo o Grupo Brasileiro de Pesquisa em Acidificação do Oceano. O excesso de CO2 dissolvido, absorvido pelos oceanos, altera a química da água do mar pelo aumento na formação de ácido carbônico e, em consequência disso, ocorre a diminuição do pH da água.
Considerando o pH e a teoria de Brønsted-Lowry, analise as afirmacoes considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) O pH ideal do oceano é próximo de 5,0.
( ) Os ácidos são doadores de prótons. Sendo que o próton, nessa definição, refere-se ao íon H+.
( ) O ácido forte pode ser reconhecido pela sua capacidade de se dissociar completamente em solução.
( ) Os organismos possuem um sistema tampão para regulação do pH das células. Assim, podemos afirmar que as alterações do pH oceânico não afetarão a vida marinha.
A - V, V, F, F.
B - V, V, V, F.
C - F, V, V, F.
D - V, F, F, V.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre pH e a teoria de Brønsted-Lowry: ( ) O pH ideal do oceano é próximo de 5,0. É falsa (F). O pH do oceano normalmente varia entre 7,5 e 8,5, sendo considerado levemente alcalino. Um pH de 5,0 é muito ácido para as condições oceânicas. ( ) Os ácidos são doadores de prótons. Sendo que o próton, nessa definição, refere-se ao íon H+. É verdadeira (V). De acordo com a teoria de Brønsted-Lowry, ácidos são definidos como substâncias que doam prótons (H+). ( ) O ácido forte pode ser reconhecido pela sua capacidade de se dissociar completamente em solução. É verdadeira (V). Ácidos fortes se dissociam completamente em íons em solução aquosa, liberando todos os seus prótons. ( ) Os organismos possuem um sistema tampão para regulação do pH das células. Assim, podemos afirmar que as alterações do pH oceânico não afetarão a vida marinha. É falsa (F). Embora os organismos tenham sistemas tampão, as alterações significativas no pH oceânico podem afetar a vida marinha, especialmente organismos que dependem de condições específicas de pH para suas funções biológicas. Agora, organizando as respostas: F, V, V, F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: C - F, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Você deve ter ouvido que a maior parte do nosso corpo é água. Pode parecer improvável, dado que nossos corpos são sólidos, mas a maior parte deles é feita, de fato, de células cheias de água. [...] Sabendo que a água é composta de hidrogênio e oxigênio (H2O), parece claro apontar que os elementos mais presentes no corpo são hidrogênio e oxigênio. Mas também existe muito do mais versátil dos átomos, o carbono. Toda a vida que conhecemos incorpora água e é baseada em estruturas de carbono. Como os átomos de carbono pesa 12 vezes mais que os átomos de hidrogênio, o carbono ocupa o segundo lugar em peso, atrás do oxigênio. A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.
Considerando os elementos químicos que constituem a matéria viva e as biomoléculas, analise as afirmativas a seguir:
I. O hidrogênio é o elemento mais simples e leve da tabela periódica.
II. As biomoléculas são majoritariamente formadas por ligações simples e duplas. Ligações triplas são raramente encontradas.
III. O nitrogênio desempenha um papel crucial na formação de proteínas, que são biomoléculas fundamentais para a estrutura e função celular.
IV. O carbono é um elemento que pode participar de várias formas de ligação covalente com elementos como hidrogênio (H), oxigênio (O), enxofre (S) e nitrogênio (N), mas não faz ligações com ele mesmo.
A - I e II, apenas.
B - I, II e III, apenas.
C - III e IV, apenas.
D - I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina