Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o Guia PMBOK, a gestão do tempo em um projeto pode ser subdividida em seis passos ou processos, sendo eles: definição das atividades, sequência das atividades, projeção de recursos das atividades, projeção da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma, controle do cronograma. Existe um processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.
Qual é esse processo?
A Projeção de recursos das atividades.
B Desenvolvimento do cronograma.
C Projeção da duração das atividades.
D Controle do cronograma.
User badge image
PublicoGestor

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas com base no que é descrito no Guia PMBOK sobre a gestão do tempo em projetos. A descrição do processo que envolve a estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos necessários para realizar cada atividade se refere à identificação e alocação dos recursos necessários. Agora, vamos às opções: A) Projeção de recursos das atividades - Esta opção se refere exatamente ao processo de estimar os recursos necessários para as atividades do projeto. B) Desenvolvimento do cronograma - Este processo envolve a criação do cronograma com base nas atividades e suas durações, mas não se concentra na estimativa de recursos. C) Projeção da duração das atividades - Este processo trata de estimar quanto tempo cada atividade levará, não dos recursos necessários. D) Controle do cronograma - Este processo envolve monitorar o progresso do cronograma e não a estimativa de recursos. Portanto, a alternativa correta é: A) Projeção de recursos das atividades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Por economia de escala entende-se o fato de que uma elevação na produção permite reduzir, até um certo ponto, o custo de cada unidade produzida. Assim, na proporção em que se aumenta a produção, tanto o custo de cada um dos produtos (custo unitário) como o custo médio tendem a baixar. Partindo dessa ideia de economia de escala, o tamanho ideal será aquele que encaminhe para um custo unitário e preço de venda que leve ao maior potencial de lucro por unidade produzida. Ou seja, o ponto onde se pode maximizar o lucro, onde haverá uma maior margem operativa entre receitas e custos.
Diante dessa linha de pensamento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Para que uma empresa conseguir maximizar seus custos é necessário produzir no volume no qual o custo médio seja o menor possível.
II- A maximização do custo médio deve ser comparada em junção ao preço de venda que seja viável para esse volume de produção e, assim, conseguir maximizar a rentabilidade.
A As asserções I e II são verdadeiras, e a II está inter-relacionada com a primeira.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não está inter-relacionada com a primeira.
C As asserções I e II são falsas.
D A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.

Há vários tipos de planejamento, sendo assim, tudo depende do que se deseja atingir, portanto, há vários tipos de planejamento.
Quais são os mais aplicados nos projetos?
A Planejamento estratégico, planejamento de ação e planejamento funcional.
B Planejamento de ação tática, planejamento tático e planejamento operacional.
C Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
D Planejamento organizacional, tático e planejamento operacional.

No gerenciamento de projetos, sempre há fatores e determinantes que devem ser levados em consideração no decorrer das diferentes fases a serem aplicadas ao longo da execução. Essa inter-relação contínua de ações gera custos a serem analisados no momento da avaliação financeira do projeto.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O prazo total e os períodos de tempo são imprescindíveis para o sucesso do projeto e sua avaliação mais real possível.
II- Os recursos monetários poderão ser definidos através do orçamento, ponderando assim o valor total do projeto em função das diferentes áreas operativas, valores monetários que serão analisados na fase da avaliação financeira das entradas e saídas de caixa projetadas.
III- O tempo total e suas frequências podem ter prazos bem definidos. Contudo, na aplicação de alguns projetos, em especial os públicos, esses prazos podem ficar em aberto, pois algumas necessidades podem ter prazo indefinido de execução.
IV- O conjunto de metas e objetivos é definido pelo escopo, através das tarefas e das operações a serem feitas com vistas a executar o projeto. Isso é a base para ter uma avaliação bem fundamentada.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

As empresas geralmente devem escolher a melhor localização para um empreendimento, visando otimizar recursos, logística e facilidade de distribuição. Para uma escolha efetiva, e logística adequada, podemos dividir a análise da localização entre macrolocalização e microlocalização.
Levando em consideração a microlocalização, assinale a alternativa CORRETA:
a) A microlocalização consiste em observar a localização dos serviços básicos, como hospitais, escolas públicas para os filhos dos funcionários, serviços bancários etc.
b) Na análise da microlocalização, devem-se observar todos os detalhes do local a ser escolhido pela macrolocalização, detalhes como levantar um layout de distribuição dos equipamentos.
c) Na análise da microlocalização, haverá várias opções de processos produtivos a serem observados, e a escolha ficará em função do custo-benefício dos centros produtivos.
d) A microlocalização consiste em observar a região aonde se montará o projeto, visando escolher a melhor localização em função do custo-benefício da logística e dos custos de produção.

Projetos que focam sua análise no desenvolvimento de novos produtos, ou ampliação dos atuais no mercado, requerem estudo dos mercados onde se pensa atuar. Isso deve ser feito para fundamentar as projeções de investimentos, vendas e custos a serem avaliados no retorno financeiro do projeto.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A identificação do produto deve levar em consideração só o consumidor final.
II- A coleta de informações deve analisar o potencial nível de consumo/compra do consumidor final, visando obter o volume de vendas, base das projeções de análise econômica.
III- A análise de informações deve desenhar os critérios e limites das projeções dos dados coletados, base para se identificar o potencial produtivo e financeiro do projeto.
IV- As projeções das informações são um referente para se ter volumes (quantidade) de produção a se ofertar no mercado, base para se identificar preços viáveis de mark-up, tanto no contexto comercial como de margem de retorno.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A fase de elaboração da análise financeira para projetos demanda muita atenção, tanto de avaliação financeira como da veracidade desses dados. Sendo assim, a análise de viabilidade econômico-financeira e de seus diferentes cenários - o positivo, o esperado e o pessimista - leva em consideração alguns critérios.
Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
I- Que o projeto possa gerar Valor Presente Líquido (VPL) positivo não quer dizer que sua rentabilidade seja maior que a TMA desejada.
II- O período de recuperação payback simples considera uma taxa de desconto igual ou menor que a taxa de retorno positiva.
III- Um projeto poderia apresentar ser economicamente viável se apresentasse uma TIR igual ou maior à TMA definida pelos investidores.
IV- Se levar à Taxa Mínima de Atratividade (TMA), haverá também uma elevação do valor presente líquido (VPL), desde que todas as demais variáveis sejam mantidas iguais.
V- Um projeto poderia apresentar ter um custo de oportunidade positivo se o valor presente líquido (VPL) fosse maior que zero, levando em consideração a Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças III e V estão corretas.
D As sentenças III, IV e V estão corretas.

Uma das maneiras para projetar o preço de venda dos produtos a serem desenvolvidos em um empreendimento é por meio do Mark-up, palavra que em português quer dizer literalmente marcar para cima. Neste caso, marcar para cima dos custos.
Sobre esse procedimento para marcar os preços de venda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Mark-up está baseado nas perspectivas de vendas. Assim, poder-se-á determinar um referente de preços de venda em um projeto.
( ) Por meio do Mark-up, aplica-se uma taxa de marcação de gastos e lucros referenciais sobre o custo do produto e/ou serviço.
( ) Na marcação para cima dos custos, deve-se considerar: custos de produção, impostos sobre a venda, despesas financeiras, margem de lucro desejado, entre outros.
( ) Na marcação para cima dos custos, deve-se considerar: impostos sobre a venda, comissões e despesas de vendas, despesas administrativas e financeiras, margem de lucro desejado, entre outros.
A F - F - V - V.
B F - F - F - V.
C V - F - V - F.
D F - V - F - V.

As principais restrições de um projeto são o prazo, o custo e a qualidade, alcançados pelo cumprimento de um escopo definido, projetado, especificado e que é o anseio do cliente.
Com base no exposto, analise a situação a seguir: Uma indústria de implementos agrícolas precisa que seus projetos sejam avaliados, e seus resultados monitorados, para que sejam concluídos no prazo.
I- Acompanhamento por meio do Gráfico de Gantt.
II- Elaboração de diagrama do caminho crítico para as atividades do projeto.
III- Inspeções periódicas, principalmente inspeções de marcos, para verificar o cumprimento das metas.
A I, II e III.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina