Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
A interdisciplinaridade intrínseca à Geografia, nem sempre foi um consenso entre a comunidade científica.
Sobre essa afirmação, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Durante a Modernidade a Geografia foi impossibilitada de alocar o hall de especificidades disciplinares exigidas pelo pensamento positivista da época, passando a ser desconsiderada do seu carácter científico e fragilizada diante das dificuldades de construção de métodos próprios.
( ) No contexto histórico da Modernidade, onde as dimensões separatistas entre os saberes eram o padrão aceito e reproduzido entre a comunidade científica, as relações entre natureza-sociedade/sociedade-natureza foram deslegitimadas.
( ) A individualização entre as ciências, premissa imposta pela Época Moderna, acabou por ressaltar a preocupação em afirmar a Geografia como uma ciência autônoma com métodos únicos e exatos, fato que acabou por empobrecê-la ao passar a desconsiderar o âmbito social.
( ) A Modernidade, assim como outros períodos históricos, não influenciou a Geografia, pois as revisões científicas, conceituais, políticas e temáticas dessa disciplina nada têm a ver com o tempo histórico e sim com as condições do meio ambiente.
a. F-V-V-F
b. V-V-F-F
c. V-V-V-F
d. F-F-F-V
e. V-F-V-F
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a interdisciplinaridade na Geografia: ( ) Durante a Modernidade a Geografia foi impossibilitada de alocar o hall de especificidades disciplinares exigidas pelo pensamento positivista da época, passando a ser desconsiderada do seu caráter científico e fragilizada diante das dificuldades de construção de métodos próprios. É verdadeira (V). O pensamento positivista buscava uma ciência mais rigorosa e exata, o que dificultou a aceitação da Geografia como uma disciplina científica autônoma. ( ) No contexto histórico da Modernidade, onde as dimensões separatistas entre os saberes eram o padrão aceito e reproduzido entre a comunidade científica, as relações entre natureza-sociedade/sociedade-natureza foram deslegitimadas. É verdadeira (V). Durante a Modernidade, a separação entre as disciplinas levou a uma deslegitimação das relações interdisciplinares, como as entre natureza e sociedade. ( ) A individualização entre as ciências, premissa imposta pela Época Moderna, acabou por ressaltar a preocupação em afirmar a Geografia como uma ciência autônoma com métodos únicos e exatos, fato que acabou por empobrecê-la ao passar a desconsiderar o âmbito social. É verdadeira (V). A busca por métodos únicos e exatos fez com que a Geografia se distanciasse de suas interações sociais, o que a empobreceu. ( ) A Modernidade, assim como outros períodos históricos, não influenciou a Geografia, pois as revisões científicas, conceituais, políticas e temáticas dessa disciplina nada têm a ver com o tempo histórico e sim com as condições do meio ambiente. É falsa (F). A Modernidade, de fato, influenciou a Geografia, pois as condições históricas e sociais impactaram as revisões e o desenvolvimento da disciplina. Portanto, a sequência correta é: c) V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conceito de espaço se apresenta como uma das mais importantes categorias analíticas para o estudo da Geografia. Tal estrutura conceitual é o início de inúmeras produções científicas de autores que dedicaram seus estudos à conceituação de espaço geográfico como uma categoria abrangente e democrática para as pesquisas referentes à ciência geográfica. O geógrafo Brasileiro Milton Santos foi um dos mais importantes teóricos a discutir o espaço geográfico e sua vasta obra contribui até os dias atuais para a compreensão do conceito e sua aplicação nas análises geográficas.
A partir do conceito de espaço geográfico proposto pelo professor Milton Santos, observe e encontre as afirmacoes corretas: I – O espaço geográfico é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá II – A natureza é o início, ela provê a matéria-prima as quais são transformadas em objetos pela ação humana através da técnica, isto é, “a principal forma de relação entre o homem e a natureza. III – A técnica é um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço. IV – O espaço pode ser conceitua...
I – O espaço geográfico é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá
II – A natureza é o início, ela provê a matéria-prima as quais são transformadas em objetos pela ação humana através da técnica, isto é, “a principal forma de relação entre o homem e a natureza.
III – A técnica é um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço.
IV – O espaço pode ser conceituado como a parte da superfície da Terra onde ocorrem as interações entre o ser humano e o ambiente natural, ou seja, o espaço geográfico é interpretado e dinamizado a partir de ações e práticas humanas, que por sua vez, são impulsionadas pela natureza, se dando em uma relação recíproca de influências.
a. Apenas III e IV estão corretas
b. Todas as alternativas estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas
d. Apenas I e II estão corretas
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Sobre as técnicas sustentáveis, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para as alternativas: ( ) Desde a década de 70 a problemática ambiental vem sendo pauta de diversas conferências mundiais, que buscando diálogo com a comunidade internacional, alertaram sobre os irreparáveis impactos que nossas atividades exploratórias causam ao meio ambiente e trouxeram à luz o termo desenvolvimento sustentável ( ) O conceito de desenvolvimento sustentável enfatiza que a humanidade deve pensar em suprir suas necessidades sem afetar ainda mais o futuro do meio ambiente e das próximas gerações. ( ) Uma das conferências mundiais mais conhecidas é a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ocorrida na cidade de Estocolmo, na Suíça, em junho de 1972, cujo um dos objetivos abordam '[...] a necessidade de um critério e de princípios comuns que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano' (ONU, 1972, p. 1). ( ) No evento não foram levantadas indagações sobre a emissão de poluentes causadas pelas atividades industriais dos países desenvolvidos e nem houve discussões sobre maneiras de diminuir os impactos negativos dessas atividades. ( ) A ECO 92, realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, buscou consolidar o conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, pensando ações a longo prazo capazes de garantir a manutenção e preservação do meio ambiente e a proteção dos recursos naturais.
a. Todas as afirmações são verdadeiras
b. V, V, F, V, F
c. V, V, V, F, F
d. V, F, V, F, F
e. V, V, V, F, V

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia, documento oficial elaborado para orientar os profissionais da Educação por meio da normatização de alguns conceitos e aspectos referentes à disciplina de Geografia no Ensino Básico, aborda que a conceituação de território está ligada à formação econômica e social de uma nação. “Nesse sentido, é o trabalho social que qualifica o espaço, gerando o território. Território não é apenas a configuração política de um Estado-Nação, mas sim o espaço construído pela formação social” (2000, p. 111).
A partir dessa premissa, marque a única alternativa correta que apresenta o motivo do conceito de território nos possibilitar a compreensão das relações sociais ao longo da história especificamente:
a. O território engloba uma complexidade para o entendimento de sua definição atrelada a utilização diversificada da mesma, por isso torna-se fundamental para a compreensão das relações sociais ao longo da história.
b. O território ressalta a importância do Estado-Nação como instituição que normatiza formas de controle social, por isso torna-se fundamental para a compreensão das relações sociais ao longo da história.
c. O território se configura como um dos alicerces geopolíticos que sustenta a continuidade das relações sociais ao auxiliar na ocupação e distribuição humana dos mais diversos espaços, por isso torna-se fundamental para a compreensão das relações sociais ao longo da história.
d. O território ganha diferentes tipos de abordagens no decorrer da história do pensamento geográfico, por isso torna-se fundamental para a compreensão das relações sociais ao longo da história.
e. O território possibilita a criação de recursos como estradas de ferro e de rodagem, condutos de toda ordem, barragens, açudes e cidades, por isso torna-se fundamental para a compreensão das relações sociais ao longo da história.

Mais conteúdos dessa disciplina